11/02/2011
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Saber sequenciar os números.
Converse sobre o uso dos números no sistema telefônico na cidade em que vivem os alunos. Pergunte a eles: quem tem telefone fixo? Quem tem aparelho celular? Quem usa o telefone público (orelhão)? Você tecla em quais símbolos para ligar para alguém? Analise se os alunos sabem os números de memória. Apresente alguns números de telefones da sua cidade ou bairro que são de utilidade pública, por exemplo, os números dos bombeiros, da polícia, da SAMU, do SOS criança etc. Escreva os números bem legíveis em cartaz e fixe na sala de aula. Assim, os alunos podem mostrar os números que conhecem (indicados no cartaz). Professor traga uma conta telefônica e leia para a turma para que percebam os custos de uma ligação, que é preciso de dinheiro para usar o serviço.
Traga um desenho de um telefone fixo ou celular para que os alunos indiquem os números e registrem em papel. Professor questione qual número que foi escrito e registre a fala das crianças na própria atividade.
Fonte
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Na roda de conversa, discuta sobre o uso dos números para identificar o tamanho das roupas e sapatos. Pergunte a cada aluno: qual o tamanho da sua camisa? Qual o tamanho dos seus sapatos (tênis ou sandália). Ouça as falas e compare as respostas junto aos alunos. Depois, solicite que cada aluno tire um calçado e verifique a numeração do mesmo. Em seguida, reuna-se em grupo e produza um cartaz com a escrita da numeração dos sapatos de cada criança membro do grupo.
http://www.sortimentos.com/calcados/moda-calcados-infantis-colecao-verao-2010-ortope.jpg
Ensine a cada criança a identificar a numeração do seu sapato, em seguida, cada uma desenha os sapatos e faz a numeração dentro do desenho. Ao final, cada alunos mostra seu trabalho aos demais.
Faça uma discussão sobre o endereço da escola: rua, bairro, número, cidade, CEP. Caso a maioria não saiba o endereço, uma sugestão é ir à secretaria da escola com toda a turma e perguntar a um funcionário. O professor anota as respostas e separa alguma correspondência endereçada à escola para mostrar a turma. De voltar à sala de aula, escreva o endereço da escola bem visível em cartaz e fixe na parede.
As crianças escrevem em um envelope o endereço da escola e preparam uma carta para alguém de sua escolha e envia pelos correios. Nesse dia faça um passeio com a turma, que deve ir aos correios e fazer a postagem das cartas. Na carta as crianças podem desenhar a sua escola, atentando para os espaços e as pessoas que circulam nela ou pode escrever e desenhar algo endereçado a uma pessoas querida.
Sugestão de leituras para enriquecer seu planejamento e formação:
BRASIL. RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) . MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Brasília, 1998.
CARRAHER, Terezinha (org). Aprender pensando. 7ª ed. Petrópolis: Vozes. 1992.
PANIZZA, Mabel. Ensinar Matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Armetd. 2006.
Ao final do processo, observar se os alunos:
Cinco estrelas 2 calificaciones
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15/04/2015
Cinco estrelasgostei muito do site pois nos direciona nas e nos auxilia nas duvidas que temos de como aplicar determinada aula. amei parabéns!
09/11/2011
Cinco estrelasRealmente fui muito feliz ao me indicarem este portal.Para o professor uma ótima ferramenta para o enriquecimento do seu trabalho.Parabéns!