Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sorria: o fotógrafo chegou - Construindo textos a partir de fotos

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá fotografar os colegas em situações cotidianas na escola, explorar as fotos com a turma, trabalhar a linguagem oral, construir textos coletivos e individuais a partir das fotos observadas, bem como confeccionar um livro com as produções da turma.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que o aluno já tenha entrado em contato com diferentes tipos de texto tais como: parlendas, músicas, texto retirado de jornal etc.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com os alunos o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para promover um diálogo com a turma sobre a fotografia em nosso dia a dia. Instigue os alunos a pensarem na utilização da fotografia para registrar momentos importantes, legais, interessantes e outros que vivenciamos. Depois, leve para a sala de aula uma máquina fotográfica digital e explique para a turma que terá como desafio fotografar o que achar mais interessante no dia a dia da escola. Você poderá definir com a turma uma quantidade de fotos por aluno durante uma semana. Ao final, você deverá organizar as fotos no computador utilizando o programa Power Point ou outro de sua preferência de modo que os alunos possam visualizá-las.

Nesse momento solicite que os alunos relatem os motivos que os levaram a escolher determinadas fotos. Aproveite o momento para instigar a participação de todos de forma a expressarem-se oralmente.

Depois, solicite que cada aluno escolha uma de suas fotos.  Imprima as fotos selecionadas pela turma e explique que terão como desafio escrever os motivos que os levaram a tirar a foto. Veja o exemplo abaixo:

O fotógrafo chegou! Você está tirando belas fotos na escola. Veja abaixo a foto que você escolheu para fazer essa atividade. A partir dessa foto, escreva contando para a turma os motivos que te levaram a tirá-la.

Foto 1: Foto tirada por um aluno do 1º ano do ensino fundamental no ano de 2010, na Escola de Educação Básica da UFU, atividade proposta pela professora Luciana Soares Muniz. Fonte: Acervo da autora

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Após os alunos terminarem a atividade, cada um poderá socializar a sua produção com a turma.

Atividade 2

Professor, organize a turma em duplas e leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio sugerido abaixo e assista com a turma ao vídeo:

Turma da Mônica- Álbun de Fotografias

  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yhKu3Opq93Y 

Após assistirem, dialogue com a turma sobre a atitude do personagem Cebolinha frente ao álbum encontrado por ele. É importante que a turma perceba que cada pessoa tem uma reação diferenciada ao observar uma foto. Faça uma sondagem na turma para descobrir quais alunos possuem álbum de fotografias e solicite que levem para a sala de aula para que os colegas possam ver. Ressalte a necessidade do respeito às vivências de cada um.

Professor, proponha para a turma a construção de um álbum de fotografias  contendo os momentos vivenciados pela turma durante o ano letivo. Para isso, escolha com a turma os momentos a serem fotografados, imprima ou revele as fotos e organize um álbum no qual a cada foto os alunos possam escrever uma frase, relatando algo sobre a mesma. A turma poderá escolher um nome para o álbum por meio de uma votação.

Atividade 3

Professor, para esse momento sugerimos que os alunos escolham uma foto sua do álbum de fotografias da turma  para escrever um texto coletivo. É importante que todos os alunos possam participar e expressar a suas ideias. Depois de concluído o trabalho, providencie cópias do texto para que a turma possa socializá-lo com as outras turmas da escola. Num segundo momento, solicite que cada aluno escolha outra foto.

Agora a produção de texto será individual, por isso, imprima em uma folha a foto escolhida por cada um, como a atividade abaixo:

Observe a foto abaixo e escreva um texto individual sobre a mesma!

Foto 2: Foto tirada por um aluno do 1º ano do ensino fundamental no ano de 2010, na escola de Educação Básica da UFU, atividade proposta pela professora Luciana Soares Muniz. Fonte: Acervo da autora.

________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Depois, cada aluno poderá fazer a leitura do próprio texto para a turma. É importante que os alunos percebam que de uma mesma imagem, cada aluno poderá criar uma história diferente, pois os sentimentos e as lembranças que a foto representa para cada um são singulares. Esse trabalho com a produção de texto coletiva e individual a partir de fotos do cotidiano da turma poderá ser realizado em variados momentos durante o ano letivo. Ao final de todo o processo os trabalhos poderão ser encadernados e com um título sugerido pela turma, poderá compor um livro de produções de textos da turma a partir de fotos. Professor, você poderá organizar, juntamente com a turma, uma tarde de autógrafos com os familiares dos alunos, para que conheçam e apreciem o trabalho.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a importância da produção de texto na escola, acesse o sítio: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=9&id_subtema=3 

Avaliação

Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervir de acordo com as suas necessidades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • José de Arimatéa Soares dos Santos, NTM - CAMPINA GRANDE , Paraíba - disse:
    arimatea_cte@yahoo.com.br

    17/03/2012

    Quatro estrelas

    Sou especialista em Tecnologia na Educação e Fotografo, estão de parabens pela a criação da aula os professores, Luciana Soares Muniz e Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.