Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Calculadora: A arte de calcular

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá utilizar diferentes formas de resolução de cálculos numéricos envolvendo adição e subtração, confrontar as respostas obtidas nos cálculos com e sem o uso da calculadora, conhecer a calculadora e suas funções, bem como perceber a importância da calculadora no dia a dia das pessoas.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o uso dos numerais de 0 a 99.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com os alunos o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos as variadas formas de se chegar a um resultado de uma operação de adição e de subtração. A turma poderá falar que utiliza para efetuar os cálculos de adição e subtração: os dedos, cálculo mental, palitos, objetos e até mesmo a calculadora.  Pergunte aos alunos quais os tipos de calculadora que conhecem e se sabem o motivo e por quem ela foi inventada.

Após o diálogo, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo para descobrir a história da calculadora:

Fonte: http://www.canalkids.com.br/tecnologia/vocesabia/junho02.htm 

Agora, construa um texto coletivo com a turma, contando a história da calculadora, quem a inventou e o motivo pelo qual ela foi pensada. É importante que a turma perceba que a calculadora foi inventada para facilitar os cálculos do dia a dia. Depois, o texto poderá ser socializado com as outras turmas da escola, para isso, escreva-o em uma cartolina e afixe-a no mural da escola.  

Atividade 2

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie diferentes tipos de objetos que possuem a função calculadora tais como: relógio, notebook, celular, calculadora padrão dentre outros.

Possibilite um momento para que todos possam conhecer os objetos, através da observação e da utilização dos mesmos. Proponha um diálogo sobre o que descobriram. Assim, é importante que os alunos percebam que por meio da calculadora podemos efetuar as quatro operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Como registro desse momento, solicitamos que cada aluno faça um desenho representando uma calculadora. Os alunos poderão recorrer à observação da calculadora apresentada na rodinha para fazerem a representação. Depois, afixe os desenhos dos alunos no mural da sala de aula, para que todos possam observá-los.

Professor, forneça cópias da calculadora abaixo para cada aluno. Converse com a turma e proponha que os alunos descubram os itens que estão faltando nas teclas da calculadora:

Muito bem! Você está fazendo descobertas sobre a calculadora. Agora, que tal colocar os itens que estão faltando para completar a calculadora?

Fonte: Acervo da Autora.

Agora, providencie dois dados de seis faces para realizar um desafio com a turma. Para esse momento, é importante que cada aluno ou cada dupla, tenha uma calculadora. Explique para os alunos que você lançará dois dados e que terão como desafio descobrir o resultado da soma das duas faces utilizando para isso a calculadora. Aproveite o momento para perceber as dificuldades e as facilidades dos alunos no uso da calculadora, bem como para confrontar os resultados obtidos por cada um para verificar se está de acordo com a quantidade da soma das duas faces dos dados.

 

Fonte: Acervo da Autora.

Em seguida, organize os alunos em duplas e distribua dois dados e uma calculadora para cada uma. Explique para a turma que o desafio é lançar os dois dados e obter a soma das suas faces sem utilizar a calculadora e num segundo momento chegar ao resultado a partir da calculadora. Assim, no caderno de Matemática, proponha o seguinte registro:

Fonte: Acervo da Autora.

Professor, depois proporcione um momento para que os alunos possam conversar sobre as facilidades ou não do uso da calculadora para encontrar o resultado da soma. Agora, a turma terá como desafio, resolver cálculos que envolvam a subtração. Para isso, entregue para a turma uma cópia da atividade sugerida abaixo, sendo que a mesma deverá ser realizada por cada dupla anteriormente formada:

Fonte: Acervo da Autora.

Agora, socialize com a turma os resultados de cada dupla.

Atividade 3

Construa com a turma uma lista coletiva de lanches que são vendidos na escola. Caso não tenha essa opção na sua escola, você poderá levar a turma em um supermercado próximo da escola para que realize a atividade proposta. O objetivo é que as crianças possam verificar a importância da calculadora no seu dia a dia. Assim, a turma poderá verificar o valor de cada lanche e fazer variados cálculos, tais como:

  • Quanto gastarei por dia com cada lanche escolhido?
  • Quanto gastarei por semana com o lanche na escola?
  • Quanto gastarei por mês?

As crianças também poderão escolher alguns produtos, fazer uma lista e pesquisar no supermercado o valor total dos produtos, a partir da utilização da calculadora.

Foto 1: Atividade de utilização da calculadora no supermercado pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental no ano de 2008, na escola de Educação Básica da UFU, realizada pela professora Luciana Soares Muniz.

Fonte: Acervo da autota.

Professor, após a visita os alunos deverão registrar o que descobriram no caderno de Matemática. Veja a sugestão:

Fonte: Acervo da Autora.

Depois, proponha um momento em que todos socializem as suas respostas com a turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso,  devemos recorrer à observação, a qual nos fornecerá elementos para percebermos o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise dos registros dos alunos, no sentido de avaliarmos a aprendizagem matemática dos mesmos.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.