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A prática da cidadania plena

 

24/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: ·         

  • Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário; ·        
  •  Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
  •  Elaborar um blog para compartilhar histórias de solidariedade
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com os alunos osbre histórias de superação de obstáculos que eles conhecem.

Estratégias e recursos da aula

Elisa Lucinda no filme proposto para debater a temática dessa aula, diz: “Esses tópicos são uma metáfora para a vida”. Ela se refere ao artigo 227 da Constituição Brasileira que prevê:O artigo 227 da Constituição Federal do Brasil diz na sua íntegra : “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

Como se pratica a cidadania plena, isso é de fato algo utópico, um sonho distante? Talvez para os pessimistas, no entanto o educador tem que ser otimista! Não um otimismo inocente que fica ensimesmado, mas um otimismo que se faz na ação, na prática de atitudes transformadoras. E isso é preciso também ser despertado nos alunos. É preciso que eles visualizem horizontes.

A proposta da aula é um olhar diferenciado para sua comunidade. Buscar as histórias que não podem ficar guardadas, isoladas nas casas e instituições. Solidariedade é para ser dividida e multiplicada.

Essa aula tem o tom do final de um ano, em que olhamos para nossas vidas e nos perguntamos o que realmente importa?

Importa o amor que foi compartilhado, a generosidade que adentrou as casas alheias, a bondade que explodiu nos olhos do semelhante, o abraço que não foi pedido, mas que foi dado, a lágrima de alegria que não teve vergonha de cair e a certeza que a vida apesar de tudo como diria Gonzaquinha...é bonita, é bonita e é bonita!

A pergunta central desta aula é quais ações de cidadania estão presentes em sua comunidade? O que ela precisa para evoluir ainda mais? Os alunos nesta aula serão transformados em verdadeiros Repórteres da Alegria, irão buscar em suas comunidades o que elas têm de melhor. Sabe aquela história da daquela vizinha que é contada com emoção e admiração, então, é isso que eles irão buscar! E usarão os recursos tecnológicos para levar essas histórias além de suas comunidades.

ATIVIDADE 1- NUTRINDO O DEBATE

Para estimular a discussão um belo filme disponibilizado no Portal do Professor, no qual Elisa Lucinda cita e reflete sobre o artigo 227 da Constituição Federal do Brasil.

 

FONTE: http://www.deputadofreitas.com.br/site/homenageado-elisa_lucinda

 

ATIVIDADE 2- UM POEMA, UMA IDEIA

No filme ela cita um poema de sua autoria. Use- o para ampliar o debate com os alunos.

Meninos São José

Elisa Lucinda   

Toda criança me arrebata.

Toda criança, por me olhar,

me arregaça as mangas do amor

e dele, desse amor, morro de emoção.

Há nisso mais do que o fato

de criança ser igual a flor,

mais do que criança ser da vida

a metáfora das coisas e seu verdadeiro valor.

Vejo José pousando sobre a casa,

as asas dele mudam o episódio lar.

Abraço o José em todo riso

e mesmo quando não o tenho no

colo o tempo todo...

evento de criança soprando a casa!   

Eu fico com as pernas bambas

quando quem me aponta é uma criança. José é Júlia, também Carolina, também Pedro, também

Clara, também Olívia, também Antônio, também Valentina,

também Lina, também João, também Luísa,também

Nicolau, também Juliano, Guilherme, Diogo, Jonas, Mayara,

Vinícios, Leon, Irene, Natássia...

José é todas as galáxias de meninos,

porque são só verdades,

belas verdades,

límpidas eternidades,

futuros mundos.

Belas!   

Tenho vontade de defendê-las

das injustiças dos ditos maiores,

dos esticados que,

aprisionados,

querem aprisionar.

Por todo o sempre e agora,

toda criança quando chora,

 respondo: que foi?

Quem não te tratou direito?

(Toda criança quando chora

acho que me diz respeito.)   

Quero as palavras delas,

a nitidez sublime das conversas

delirantes e sábias,

quero os descobrimentos que trazem

em sua transparência natural!

José voa na casa e eu pulso

no ventre como uma grávida perene,

meu Deus, todo filho do mundo

é um pouco filho meu!   

Como me amolece o coração

barulho-som de grito de infância

no colégio de manhã!

Como é para o meu frio, lã,

uma mãozinha pequenina

dizendo pra mim dos caminhos...,

elazinha dentro da minha,

como o dia carregando a noite e seu luar,

e aquela vozinha sem gastar,

me pedindo com carinho e desamparo:

me leva lá?   

Não mimem crianças em vez de amá-las,

para não adoecê-las,

para não encouraçá-las!

Não oprimam crianças na minha frente,

vou interferir, vocês vão se danar,

vou escancarar!

Não usem criança na minha presença,

tomarei o partido delas,

não terão minha parcimônia,

não vou compactuar!

Não cunhem nelas a tirania,

eu vou denunciar!

Sou maternal de universo,

 mil crianças caminham comigo!

 Sou árvore cuja semente

se chama umbigo.

Ai... toda criança quando grita mamãe,

respondo: que foi?

(Acho que é comigo!)  

ATIVIDADE 3- REPÓRTERES DO BEM

Faça com que o aluno repense sua comunidade, e proponha o trabalho jornalístico de resgatar as histórias de solidariedade ou que testemunhem a efetivação do artigo 227 da Constituição Brasileira. Faça uma reunião com os pais e responsáveis para compartilhar o projeto e inclusive ter algumas indicações de histórias de solidariedade, de superação de obstáculos.    Papel do repórter   Um bom programa para discutir o papel do repórter é o Profissão Repórter de Caco Barcellos. Para que os alunos entendam o objetivo do projeto e realizem da melhor forma possível.   

 

ATIVIDADE4- ENTENDENDO A FUNÇÃO DE UM JORNALISTA

Neste site http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/jornalista há um artigo que identifica a profissão de jornalista. Segue um trecho do artigo:   O que é ser jornalista? Jornalistas são profissionais que buscam notícias e informações nas mais variadas áreas e as transmitem ao público através de meios de comunicação como jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Mantêm o público informado sobre todos os acontecimentos de interesse coletivo, como os rumos da economia e da política do país e do mundo, as novidades na ciência, nos esportes, na televisão e nas artes, o comportamento de grupos sociais, o dia-a-dia nas cidades. São várias as funções exercidas pelos jornalistas: pauteiro, repórter, chefe de reportagem, editor, redator, assessor de imprensa ou de comunicação social (de órgãos públicos, sindicatos e empresas), divulgador e apresentador de telejornais.   Quais as características necessárias para ser um jornalista? Deve ter capacidade de transmitir os fatos com correção, de forma clara e concisa, gostar de ler, saber bem o Português, conhecer outra língua estrangeira, ser sociável, ter capacidade de concentração e boa memória, além de conhecimentos em informática.   

Características desejáveis:

capacidade de comunicação

capacidade de improviso

capacidade de pensar e agir sob pressão

capacidade de síntese

criatividade

curiosidade

desembaraço

espírito de investigação

facilidade de expressão

gosto pela pesquisa e pelos estudos

habilidade para escrever

habilidade para trabalhar em equipe

iniciativa interesse em adquirir conhecimento em diversas áreas

interesse por formas variadas de comunicação

objetividade

raciocínio rápido

sociabilidade

 

ATIVIDADE 5- ENTREVISTA POR SKYPE

Trabalhe esses conceitos com os alunos e se possível faça uma entrevista por e-mail Skype com algum jornalista, isso pode ajudar a esclarecer dúvidas e estimular ainda os alunos.

 

ATIVIDADE 6- EM BUSCA DA BOA NOTICIA

  Divida os alunos em grupo de repórteres e estabeleça que cada equipe deverá encontrar uma história na comunidade que ilustre de forma positiva o artigo 227 da Constituição Federal do Brasil. Eles devem gravar ou escrever na integra a história; Em sala de aula, os alunos irão construir o texto que irá para o blog. Faça uma eleição entre os alunos para nomear o blog.   Abra uma conta na internet para constitui o blog. Qualquer uma das plataformas abaixo, são fáceis de lidar.    

Crédito da imagem: http://friends2.wordpress.com/2008/09/30/wordpress-vs-blogger-blogspot-qual-sera-o-melhor-site-de-criacao-de-blogs/

ATIVIDADE 7- HÁ SMEPR

Depois que o blog estiver construído faça uma festa na escola, convide os participantes da comunidade que estrelarão as histórias do blog para o lançamento. Faça do blog um projeto anual que conte as boas histórias que identifique os pontos positivos e as necessidades de avanço da comunidade. Esse blog pode ser um meio de expressão para os alunos e estímulo aos valores que deixam a vida mais fácil de ser vivida.  

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Elisa Lucinda: artigo 227 [Constituindo] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Identifique o envolvimento dos alunos. Faça um auto-avaliação sobre o que eles aprenderam no projeto;

Avalie a concisão, a criatividade dos textos construídos;        

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