24/02/2011
Mary Grace martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Objetivos: ·
Conversar com os alunos osbre histórias de superação de obstáculos que eles conhecem.
Elisa Lucinda no filme proposto para debater a temática dessa aula, diz: “Esses tópicos são uma metáfora para a vida”. Ela se refere ao artigo 227 da Constituição Brasileira que prevê:O artigo 227 da Constituição Federal do Brasil diz na sua íntegra : “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”
Como se pratica a cidadania plena, isso é de fato algo utópico, um sonho distante? Talvez para os pessimistas, no entanto o educador tem que ser otimista! Não um otimismo inocente que fica ensimesmado, mas um otimismo que se faz na ação, na prática de atitudes transformadoras. E isso é preciso também ser despertado nos alunos. É preciso que eles visualizem horizontes.
A proposta da aula é um olhar diferenciado para sua comunidade. Buscar as histórias que não podem ficar guardadas, isoladas nas casas e instituições. Solidariedade é para ser dividida e multiplicada.
Essa aula tem o tom do final de um ano, em que olhamos para nossas vidas e nos perguntamos o que realmente importa?
Importa o amor que foi compartilhado, a generosidade que adentrou as casas alheias, a bondade que explodiu nos olhos do semelhante, o abraço que não foi pedido, mas que foi dado, a lágrima de alegria que não teve vergonha de cair e a certeza que a vida apesar de tudo como diria Gonzaquinha...é bonita, é bonita e é bonita!
A pergunta central desta aula é quais ações de cidadania estão presentes em sua comunidade? O que ela precisa para evoluir ainda mais? Os alunos nesta aula serão transformados em verdadeiros Repórteres da Alegria, irão buscar em suas comunidades o que elas têm de melhor. Sabe aquela história da daquela vizinha que é contada com emoção e admiração, então, é isso que eles irão buscar! E usarão os recursos tecnológicos para levar essas histórias além de suas comunidades.
ATIVIDADE 1- NUTRINDO O DEBATE
Para estimular a discussão um belo filme disponibilizado no Portal do Professor, no qual Elisa Lucinda cita e reflete sobre o artigo 227 da Constituição Federal do Brasil.
FONTE: http://www.deputadofreitas.com.br/site/homenageado-elisa_lucinda
ATIVIDADE 2- UM POEMA, UMA IDEIA
No filme ela cita um poema de sua autoria. Use- o para ampliar o debate com os alunos.
Meninos São José
Elisa Lucinda
Toda criança me arrebata.
Toda criança, por me olhar,
me arregaça as mangas do amor
e dele, desse amor, morro de emoção.
Há nisso mais do que o fato
de criança ser igual a flor,
mais do que criança ser da vida
a metáfora das coisas e seu verdadeiro valor.
Vejo José pousando sobre a casa,
as asas dele mudam o episódio lar.
Abraço o José em todo riso
e mesmo quando não o tenho no
colo o tempo todo...
evento de criança soprando a casa!
Eu fico com as pernas bambas
quando quem me aponta é uma criança. José é Júlia, também Carolina, também Pedro, também
Clara, também Olívia, também Antônio, também Valentina,
também Lina, também João, também Luísa,também
Nicolau, também Juliano, Guilherme, Diogo, Jonas, Mayara,
Vinícios, Leon, Irene, Natássia...
José é todas as galáxias de meninos,
porque são só verdades,
belas verdades,
límpidas eternidades,
futuros mundos.
Belas!
Tenho vontade de defendê-las
das injustiças dos ditos maiores,
dos esticados que,
aprisionados,
querem aprisionar.
Por todo o sempre e agora,
toda criança quando chora,
respondo: que foi?
Quem não te tratou direito?
(Toda criança quando chora
acho que me diz respeito.)
Quero as palavras delas,
a nitidez sublime das conversas
delirantes e sábias,
quero os descobrimentos que trazem
em sua transparência natural!
José voa na casa e eu pulso
no ventre como uma grávida perene,
meu Deus, todo filho do mundo
é um pouco filho meu!
Como me amolece o coração
barulho-som de grito de infância
no colégio de manhã!
Como é para o meu frio, lã,
uma mãozinha pequenina
dizendo pra mim dos caminhos...,
elazinha dentro da minha,
como o dia carregando a noite e seu luar,
e aquela vozinha sem gastar,
me pedindo com carinho e desamparo:
me leva lá?
Não mimem crianças em vez de amá-las,
para não adoecê-las,
para não encouraçá-las!
Não oprimam crianças na minha frente,
vou interferir, vocês vão se danar,
vou escancarar!
Não usem criança na minha presença,
tomarei o partido delas,
não terão minha parcimônia,
não vou compactuar!
Não cunhem nelas a tirania,
eu vou denunciar!
Sou maternal de universo,
mil crianças caminham comigo!
Sou árvore cuja semente
se chama umbigo.
Ai... toda criança quando grita mamãe,
respondo: que foi?
(Acho que é comigo!)
ATIVIDADE 3- REPÓRTERES DO BEM
Faça com que o aluno repense sua comunidade, e proponha o trabalho jornalístico de resgatar as histórias de solidariedade ou que testemunhem a efetivação do artigo 227 da Constituição Brasileira. Faça uma reunião com os pais e responsáveis para compartilhar o projeto e inclusive ter algumas indicações de histórias de solidariedade, de superação de obstáculos. Papel do repórter Um bom programa para discutir o papel do repórter é o Profissão Repórter de Caco Barcellos. Para que os alunos entendam o objetivo do projeto e realizem da melhor forma possível.
ATIVIDADE4- ENTENDENDO A FUNÇÃO DE UM JORNALISTA
Neste site http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/jornalista há um artigo que identifica a profissão de jornalista. Segue um trecho do artigo: O que é ser jornalista? Jornalistas são profissionais que buscam notícias e informações nas mais variadas áreas e as transmitem ao público através de meios de comunicação como jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Mantêm o público informado sobre todos os acontecimentos de interesse coletivo, como os rumos da economia e da política do país e do mundo, as novidades na ciência, nos esportes, na televisão e nas artes, o comportamento de grupos sociais, o dia-a-dia nas cidades. São várias as funções exercidas pelos jornalistas: pauteiro, repórter, chefe de reportagem, editor, redator, assessor de imprensa ou de comunicação social (de órgãos públicos, sindicatos e empresas), divulgador e apresentador de telejornais. Quais as características necessárias para ser um jornalista? Deve ter capacidade de transmitir os fatos com correção, de forma clara e concisa, gostar de ler, saber bem o Português, conhecer outra língua estrangeira, ser sociável, ter capacidade de concentração e boa memória, além de conhecimentos em informática.
Características desejáveis:
capacidade de comunicação
capacidade de improviso
capacidade de pensar e agir sob pressão
capacidade de síntese
criatividade
curiosidade
desembaraço
espírito de investigação
facilidade de expressão
gosto pela pesquisa e pelos estudos
habilidade para escrever
habilidade para trabalhar em equipe
iniciativa interesse em adquirir conhecimento em diversas áreas
interesse por formas variadas de comunicação
objetividade
raciocínio rápido
sociabilidade
ATIVIDADE 5- ENTREVISTA POR SKYPE
Trabalhe esses conceitos com os alunos e se possível faça uma entrevista por e-mail Skype com algum jornalista, isso pode ajudar a esclarecer dúvidas e estimular ainda os alunos.
ATIVIDADE 6- EM BUSCA DA BOA NOTICIA
Divida os alunos em grupo de repórteres e estabeleça que cada equipe deverá encontrar uma história na comunidade que ilustre de forma positiva o artigo 227 da Constituição Federal do Brasil. Eles devem gravar ou escrever na integra a história; Em sala de aula, os alunos irão construir o texto que irá para o blog. Faça uma eleição entre os alunos para nomear o blog. Abra uma conta na internet para constitui o blog. Qualquer uma das plataformas abaixo, são fáceis de lidar.
Crédito da imagem: http://friends2.wordpress.com/2008/09/30/wordpress-vs-blogger-blogspot-qual-sera-o-melhor-site-de-criacao-de-blogs/
ATIVIDADE 7- HÁ SMEPR
Depois que o blog estiver construído faça uma festa na escola, convide os participantes da comunidade que estrelarão as histórias do blog para o lançamento. Faça do blog um projeto anual que conte as boas histórias que identifique os pontos positivos e as necessidades de avanço da comunidade. Esse blog pode ser um meio de expressão para os alunos e estímulo aos valores que deixam a vida mais fácil de ser vivida.
Nome | Tipo |
---|---|
Elisa Lucinda: artigo 227 [Constituindo] | Vídeo |
Identifique o envolvimento dos alunos. Faça um auto-avaliação sobre o que eles aprenderam no projeto;
Avalie a concisão, a criatividade dos textos construídos;
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