11/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- Aprender sobre a origem e a história do Paraquedismo, bem como os locais do mundo mais apropriados para essa prática.
- Aprender a prática do Paraquedismo através de brincadeiras e de atividades lúdicas.
- Aprender a construir uma pára-quedas de brinquedo com materiais alternativos.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Figura 1 - www.quedalivre.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/10/8787paraquedas.jpg (acessado em 06/12/2010)
Atividade 1 – Não olhe pra baixo!!!
Duração: 20 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início a aula sobre Paraquedismo, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem as modalidades desse esporte, suas técnicas básicas, bem como algumas de suas competições da atualidade.
Sugestões de vídeos:
Atividade 2 – Pára-quedas
Duração: 40 minutos
Material: saco plástico, tesoura, linha e fita crepe
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá construir com as crianças os pára-quedas de brinquedo feitos com materiais alternativos:
Depois de finalizados os pára-quedas, o(a) professor(a) poderá percorrer com as crianças toda a extensão da escola em busca de locais apropriados para lançar seus brinquedos (ex.: escadas, rampas de acesso, escorregador do parquinho, etc.). Ao lançar o pára-quedas para o alto é interessante que as crianças embolem previamente o plástico para evitar que as cordas se rompam devido a resistência oferecida pelo ar durante o arremesso.
Atividade 3 – Parapente
Duração: 40 minutos
Material: saco plástico, tesoura e barbante
Local: quadra ou pátio
Na sequência das atividades o(a) professor(a) poderá construir um outro tipo de pára-quedas (parapente) que dará origem a uma brincadeira muita divertida.
Depois de concluídos os parapentes o(a) professor(a) poderá percorrer com as crianças toda a extensão da escola em busca de locais apropriados para correr e saltar com seus parapentes (ex.: escadas, bancos, quadras, etc.). O(a) professor(a) poderá propor um circuito de corridas e saltos para que as crianças possam experimentar a sensação de resistência aumentada do ar causada por seus parapentes.
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a origem do paraquedismo bem com sua utilização em diferentes contextos ao longo da história. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para que façam um desenho esquemático sobre o Paraquedismo abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Radicalizando nas alturas: paraquedismo”, que ficará exposto em um mural da escola.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/07/2013
Cinco estrelasMuito legal! Aula divertida, interativa... Sem dúvida, as crianças vão amar! Acrescento que poderão trazer um bonequinho de casa para colocar no primeiro pára-quedas.