Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Paraquedismo (Esportes Radicais)

 

11/02/2011

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Paraquedismo, bem como os locais do mundo mais apropriados para essa prática.

- Aprender a prática do Paraquedismo através de brincadeiras e de atividades lúdicas.

- Aprender a construir uma pára-quedas de brinquedo com materiais alternativos.  

Duração das atividades
Atividades terão duração de 20 a 40 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.  

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 - www.quedalivre.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/10/8787paraquedas.jpg (acessado em 06/12/2010)

Atividade 1 – Não olhe pra baixo!!!

Duração: 20 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática               

Para dar início a aula sobre Paraquedismo, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem as modalidades desse esporte, suas técnicas básicas, bem como algumas de suas competições da atualidade.   

Sugestões de vídeos:

 

Atividade 2 – Pára-quedas

Duração: 40 minutos

Material: saco plástico, tesoura, linha e fita crepe

Local: quadra ou pátio               

Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá construir com as crianças os pára-quedas de brinquedo feitos com materiais alternativos:

  1. O primeiro passo consiste em pegar uma sacola plástica (ex.: saco de lixo) e cortá-la nas laterais (A);
  2. Em seguida, deve-se cortar a sacola na emenda do meio, dividindo-a em 2 pedaços iguais (B). Cada pedaço dará origem a um pára-quedas;
  3. O plástico quadrangular (C) deve ser dobrado ao meio para tomar um formato triangular (D);
  4. Em seguida, o plástico deve ser dobrado ao meio mais duas vezes (E) e (F) e suas pontas serão aparadas com a tesoura;
  5. Quando for aberto, o plástico terá o formato de um dodecágono (12 lados) (G);
  6. Seis de suas arestas devem ser furadas (H) para que a linhas de aproximadamente 30 cm sejam amarradas em cada uma delas (I);
  7. As linhas devem ser unidas com um nó (J) e afixadas a um pequeno peso (ex.: folha de jornal dobrada) envolvido por uma fita crepe (K).            

Depois de finalizados os pára-quedas, o(a) professor(a) poderá percorrer com as crianças toda a extensão da escola em busca de locais apropriados para lançar seus brinquedos (ex.: escadas, rampas de acesso, escorregador do parquinho, etc.). Ao lançar o pára-quedas para o alto é interessante que as crianças embolem previamente o plástico para evitar que as cordas se rompam devido a resistência oferecida pelo ar durante o arremesso.    

 

Atividade 3 – Parapente

Duração: 40 minutos

Material: saco plástico, tesoura e barbante

Local: quadra ou pátio                          

Na sequência das atividades o(a) professor(a) poderá construir um outro tipo de pára-quedas (parapente) que dará origem a uma brincadeira muita divertida.

  1. Inicialmente será necessário pegar uma sacola plástica (A) (ex.: saco de lixo) e cortá-la nas laterais (B);
  2. Em seguida, deve-se fazer um furo em cada aresta do retângulo de plástico (C);
  3. Dois pedaços de barbante devem ser amarrados nas laterais do retângulo de plástico para formar as alças do parapente (D);
  4. Por fim, as crianças poderão colocar os parapentes em seus ombros para realizar seus saltos e corridas (E).   

Depois de concluídos os parapentes o(a) professor(a) poderá percorrer com as crianças toda a extensão da escola em busca de locais apropriados para correr e saltar com seus parapentes (ex.: escadas, bancos, quadras, etc.). O(a) professor(a) poderá propor um circuito de corridas e saltos para que as crianças possam experimentar a sensação de resistência aumentada do ar causada por seus parapentes.    

Recursos Complementares

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a origem do paraquedismo bem com sua utilização em diferentes contextos ao longo da história. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:

Avaliação

Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para que façam um desenho esquemático sobre o Paraquedismo abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Radicalizando nas alturas: paraquedismo”, que ficará exposto em um mural da escola.        

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Kátia Aparecida Silva, Escola Navegantes , Minas Gerais - disse:
    pedagoga.katia@yahoo.com

    19/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito legal! Aula divertida, interativa... Sem dúvida, as crianças vão amar! Acrescento que poderão trazer um bonequinho de casa para colocar no primeiro pára-quedas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.