22/02/2011
Rita Meirelles
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Conhecer o funcionamento de um microfone espião;
Construir um microfone espião;
Compreender os conceitos físicos e matemáticos pertinentes ao tema.
Função quadrática, noções de ondas.
Disponível em (http://www.zonalivrecompras.com.br/Microfone-Direcional-Parabolico--a11816)
Quem não ouviu falar de um microfone espião capaz de captar e amplificar sons à distância? O que proponho nesta aula é um estudo sobre a matemática e a física por traz deste curioso equipamento. Proponho também a construção de um microfone espião de baixo custo.
Nesta primeira atividade o professor deve explicar e debater o funcionamento de um microfone espião.
Vamos entender como o microfone espião funciona. Veja:
Ilustração do autor
Uma fonte de som (uma pessoa falando, por exemplo) emite ondas sonoras em várias direções. Quando essas ondas sonoras encontram a superfície parabólica do microfone espião (que está a certa distância da fonte), as mesmas refletem e se direcionam para uma região próxima do foco (região amarela da imagem). Nesta região se encontra um pequeno microfone que amplia eletronicamente o som e o repassa para os fones de ouvido. Logo o som é amplificado duas vezes. A primeira amplificação se faz pela superfície parabólica que direciona as ondas sonoras para a região focal e a segunda se faz eletronicamente.
Faça agora um primeiro questionamento:
Já que o foco de um parabolóide é pontual, por que as ondas sonoras são direcionadas para uma região “próxima” do foco, e não necessariamente para “o foco”?
Os alunos perceberão que as ondas sonoras neste caso não vêm, necessariamente, paralelas ao eixo do parabolóide. Logo as ondas não refletem todas para o foco pontual. No caso de um outro equipamento, igualmente curioso, o Parabofone, as ondas percorrem o espaço paralelamente. Veja mais detalhes sobre o Parabofone no link (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23269).
Observe a comparação:
Ilustração do autor
Faça uma ampla discussão sobre a ilustração acima.
Agora outro questionamento para ser lançado. Se as ondas vêm em direções diversas, que opção apresenta melhores resultados para o espião? O microfone muito próximo da fonte sonora (A), ou a certa distância (B)?
Veja a figura abaixo:
Ilustração do autor
Os alunos perceberão que quanto mais distante o microfone ficar da fonte, mais próximas do paralelismo as ondas sonoras incidirão no microfone. Em contra partida, quanto maior for essa distância menor será a intensidade do som. Logo a melhor distância entre microfone e fonte sonora pode ser analisada e determinada de forma experimental na próxima atividade.
Nesta atividade, proponho a construção de um microfone espião pelos alunos. Esta atividade deve ser feita em grupos.
Cada grupo deverá criar a sua superfície parabólica. Veja mais detalhes na aula (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23269) ou no Recursos Complementares dessa aula.
Cada aluno poderá observar o efeito direcionando o parabolóide para diferentes fontes sonoras, bastando colocar a orelha próxima ao foco para ouvir o som levemente amplificado. O experimento pode ser melhorado colocando um microfone de computador no foco do parabolóide, para ser ouvido e analisado num computador. O aluno ainda poderá usar um software de edição de som, como o gratuito Audacity (http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm), para observar a amplitude das ondas sonoras captadas. Veja abaixo os trabalhos desenvolvidos por alunos numa feira de ciências:
Fotografado pelo autor
Fotografado pelo autor
Observe que no momento (1) o microfone estava voltado diretamente para a fonte sonora, e no momento (2) o microfone estava no foco do parabolóide. O aumento da amplitude da onda é bastante visível na gravação feita pelo Audacity.
Estas atividade trabalham com um tema curioso e bastante interdisciplinar. Reuna professores de matemática e física e elabore um grande projeto. Os alunos certamente demonstrarão grande interesse pelo tema.
Veja no link abaixo, como construir um bom espelho acústico:
(http://wikiteca.iesb.br/wikiteca/frmartigo/artigo.php?idartigo=212&rand=10255)
A avaliação deve ser feita nos momentos de discussão dos conceitos trabalhados e durante o experimento.
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