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Levantamento de peso para criança?

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Levantamento de peso, bem como dos países onde esse esporte é praticado popularmente.

- Aprender alguns movimentos básicos do Levantamento de peso através de atividades lúdicas.

- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do Levantamento de peso com materiais alternativos e adaptados para as crianças.

Duração das atividades
As atividades terão durações de 10 a 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 - (acessado em 06/12/2010) 

Atividade 1 – Quantos quilos tem aí?

Duração: 20 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática               

Para dar início a aula sobre Levantamento de peso, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem as modalidades desse esporte, suas técnicas básicas, bem como algumas de suas competições da atualidade.

Sugestões de vídeos:

Atividade 2 – Construindo a barra

Duração: 20 minutos

Material: garrafinha pet de 300 ml, cabo de vassoura e fita isolante

Local: quadra ou pátio                         

Antes de iniciar as atividades de levantamento de peso o(a) professor(a) precisará construir com as crianças a barra que será utilizada nos exercícios.

  1. O primeiro passo consiste no enchimento de uma garrafinha pet (300ml) com areia (A).
  2. Depois será cortado um cabo de vassoura com aproximadamente 1 metro de comprimento (B).
  3. Por fim, as garrafinhas serão afixadas ao cabo de vassoura com fita isolante (C).                 

O peso final da barra não deve ultrapassar 2 kilos, pois os exercícios não visarão ganho de força por parte das crianças e sim a aprendizagem dos movimentos do levantamento de peso esportivo. Para controlar o peso da barra o(a) professor(a) poderá encher mais ou menos as garrafinhas com areia.

Atividade 3 – Alongamentos

Duração: 10 minutos

Local: quadra ou pátio                         

Para evitar lesões e preparar as crianças para as atividades de levantamento de peso o(a) professor(a) poderá fazer a seqüência dos exercícios de alongamentos descritos na Figura 3.         

Atividade 4 – Levantamentos (arremeso e arranco)

Duração: 20 minutos

Material: barra de cabo de vassoura e pet

Local: quadra ou pátio                         

Nesta atividade o(a) professor(a) poderá ensinar para as crianças duas técnicas do levantamento de peso: o arremesso (figura 4) e o arranco (figura 5).

Figura 4 - (acessado em 06/12/2010)  

Arremesso – a técnica do arremesso é dividida em dois momentos. O primero consiste em tirar a barra do solo posicionando-a na altura dos ombros na posição agachada, seguido da extensão completa do tronco. No segundo momento, empurra-se a barra para o alto e retoma a posição ereta com os cotovelos extendidos e a barra poisicionada sobre a cabeça.      

Figura 5 - (acessado em 06/12/2010)  

Arranco – na técnica do arranco o peso é levantado de uma só vez. A sequência de movimentos consiste em retirar a barra do solo posicionando-a sobre a cabeça com os ombros extendidos, seguido da extensão completa do tronco com corpo mantido na posição ereta. 

Para ensinar ambas as técnicas é importante que o(a) professor(a) demonstre previamente os movimentos várias vezes. Em seguida, as crianças deverão tentar executar os movimentos, uma de cada vez, com a ajuda do(a) professor(a). O objetivo desse exercício é trabalhar as técnicas do arremesso de peso sem qualquer intensão de ganho de força.    

Atividade 5 – Circuito militar

Duração: 20 minutos

Material: bambolês, pneu, cadeiras, corda e brinquedos do parquinho

Local: parquinho da escola                         

No circuito militar (Figura 6) as crianças poderão experimentar de maneira lúdica uma sequência de exercícios que poderia fazer parte de um treinamento de força. Neste circuito as crianças passarão pelas seguintes estações:

A.    Na estação dos bambolês as crianças deverão atravessar um trecho pisando apenas dentro dos arcos;

B.     em seguida, deverão levantar e empurar um pneu várias vezes até completar um percuros de 5 metros (não será permitido rolar o pneu);

C.     na sequência deverão atravessar um percurso agachadas;

D.    no escorregador irão fazer uma escalada com corda até o topo do brinquedo;

E.     logo após farão 3 cambalhotas para frente;

F.      finalizando com a travessia da escada horizontal.             

Cada criança poderá realizar esse percurso 3 vezes intervalando com os demais colegas. Cada travessia deverá ser cronometrada pelo(a) professor(a) para que as crianças consigam superar seus próprios tempos e verificar o acúmulo do cansaço ao longo das tentativas.    

Fonte das fotos da Figura 6:

Foto A - (acessado em 06/12/2010)      

Foto F - (acessado em 06/12/20     

Atividade 6 – Relaxamento

Duração: 10 minutos

Material: colchonetes, aparelho de som e cd de música

Local: quadra, pátio ou gramado                    

Após o circuito o(a) professor(a) poderá iniciar uma atividade de relaxamento em grupo que deverá ser realizada em lugar arejado e sem a interferência de barulhos. Utilizando um aparelho de som o(a) professor(a) poderá colocar uma música bem relaxante em um volume baixo. Em seguida, pedirá às crianças para fecharem os olhos e permanecerem deitadas por alguns minutos.   

Figura 7 - (acessado em 06/12/2010)   

Recursos Complementares

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a origem e história do levantamento. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de vídeos:

Avaliação

Ao final da aula o(a) professor(a) fará um debate com as crianças sobre os temas abordados em aula:

  • como surgiu o Levantamento de peso?
  • quais são as modalidades desse esporte?
  • qual das modalidades vocês acharam mais difíceis?
  • qual a importância da alimentação na vida de um atleta de Levantamento de peso?             

As questões levantadas e os comentários das crianças devem ser registrados pelo(a) professor(a) para que estes registros possam compor um portfólio de atividades realizadas pela turma.          

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • david, não sei , Ceará - disse:
    david-darquat1998@hotmail.com

    16/01/2012

    Cinco estrelas

    eu gostei muito e acho que tambem deveria ter na minha cidade eu gosto muito de se esfoçar e pegar peso muito peso acho que ainda vou arrumar um jeito de entrar nesse esporte thau


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