24/01/2011
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Nenhum.
Dedicar um tempo aos estudos sobre capoeira significa reconhecer o valor da cultura negra no Brasil. A capoeira é a junção acertada da dança, luta e música.
A dança, junto com a música, disfarçava os golpes e o tempo destinado aos treinamentos físicos para possíveis combates. A música era uma forma de manter suas raízes e crenças da terra natal (África). A luta era o treinamento físico pesado e exaustivo desenvolvendo o alto controle e o equilíbrio corporal.
Para as vivências propostas nas atividades dessa aula o professor deve pesquisar e adquirir CDs de músicas de capoeira referentes aos estilos “Angola”, “Regional” e “Contemporânea”.
Atividade 1
Propor um circuito de movimentos para que os alunos tenham um primeiro contato com alguns dos movimentos ou golpes mais comuns da capoeira. O circuito pode ter caráter competitivo ou não, ficando a critério do professor. O professor deve demonstrar cada movimento proposto no circuito:
Imagem ilustrativa do circuito.
Caso o professor opine por realizar esse percurso em caráter competitivo, a seguir sugerem-se algumas regras:
Obs.: Durante essa atividade seria enriquecedor o professor colar músicas de capoeira para tocar aleatoriamente, como introdução ou preparação para a próxima atividade.
Atividade 2
Nesta atividade os alunos devem se apropriar dos movimentos realizados na atividade anterior e montar uma sequência de golpes contra um oponente imaginário (como é feito no “Kata” nas artes marciais). O professor deve destinar um bom tempo para que os grupos memorizem essa sequência de golpes.
Obs.: Uma ajuda para os alunos desenvolverem melhor essa atividade e memorizar melhor a sequência de golpes o professor pode sugerir que registrem seus trabalhos em folha de papel.
Atividade 3
Nessa atividade o professor deverá escolhe um CD de músicas de capoeira “Angola” (característica por ter um gingado mais lento) e propor que os grupos adaptem sua sequência de golpes para a seguinte situação:
Comentário a ser feito pelo professor: ao terminar as apresentações: a capoeira “Angola” é a mais antiga e provavelmente era treinada ou ensaiada dentro das senzalas, local apertado e com os tetos rebaixados, daí suas características culturais.
Atividade 4
Bem diferente da anterior o professor deverá escolher um CD de músicas de capoeira “Regional” (caracterizada por movimentos rápidos e secos) e também deixar tocar aleatoriamente. Utilizando do mesmo estudo ou raciocínio da atividade anterior, os alunos juntamente com o professor retirarão das paredes e teto o lençol pendurando. Dessa vez os alunos terão que adaptar suas sequências de golpes acelerando suas execuções, tendo mais liberdade de espaço e seguindo o ritmo da música.
Pedir para que os grupos reapresentem suas sequências de golpes. O professor deve esclarecer que o terceiro estilo de capoeira - “A Contemporânea” - se difere da “Regional” com a introdução dos golpes aéreos ou acrobáticos.
Atividade 5
Reunir a turma em roda e iniciar uma reflexão sobre a capoeira hoje. Quais os locais de prática da capoeira hoje? Como ela é regulamentada? Existe um conselho? Existem campeonatos? Quais são os motivos que levam as pessoas a praticarem a capoeira? Podemos identificar interferências oriundas da pratica da capoeira em outras atividades corporais como danças e ginásticas? Como se vestem e por que se vestem dessa forma os praticantes de capoeira? O que são as cordas ou cordéis? O que é roda de capoeira e porque é uma roda? Como é a capoeira nas cidades do estado do Espírito Santo?
A idéia neste momento é conceituar e contextualizar a capoeira usando como substrato teórico informações oriundas dos próprios alunos. Confirmando a força cultural da capoeira no Brasil e identificando sua interferência nos jovens mais próximos. Os nossos alunos.
Ps: O professor deve se prepara caso as questões anteriores gerem muitas dúvidas. Para isso recomendo os textos citados em recursos complementares.
Sites de textos para ajudar o professor (todos visitados em 12/12/10):
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!