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Hábitos alimentares saudáveis são possíveis?

 

21/03/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: ·         

  • Estabelecer relações entre a prática de alimentação e a melhora da saúde individual e coletiva; ·         
  • Pesquisar sobre alguns alimentos e suas consequências para a saúde do ser humano; ·        
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Debate sobre os atos alimentares dos brasileiros.

Estratégias e recursos da aula

A obesidade infantil, a má nutrição de crianças e adolescentes tem sido tema de muitas reportagens, pois os números são cada vez mais alarmantes. A ideia desta aula é levar os alunos da classe a refletirem sobre seus próprios hábitos e quiçá estabelecer novos padrões de comportamento. Os eixos básicos serão a pesquisa de campo e na internet, o tratamento dos dados e a proposta de uma propaganda criativa que alerte os colegas sobre seus alimentos alimentares. Neste caso os alunos passam de consumidores de informação a produtores dela. Convide o professor de Matemática a compor o projeto e explorar o tratamento dos dados através dos gráficos. A professora de Biologia para analisar o impacto dos alimentos mais consumidos em nosso organismo. Construindo uma proposta transdisciplinar. Para introduzir a discussão utilize o vídeos disponível no Portal do Professor que trata sobre os hábitos alimentares dos brasileiros da região sudeste.

O que comemos - Região Sudeste - Gorduras

Após o filme conduza um debate sobre a impressão dos alunos sobre o tema e convide-os a ampliarem o debate para as outras salas de aula. Proponha uma pesquisa sobre os alimentos preferidos e os mais consumidos pelos alunos para desmistificar as impressões iniciais. Faça uma lista coletiva sobre os alimentos que os alunos esperam encontrar nas respostas dos colegas, explique que esse é o conceito chave da Ciência, hipotetizar, pesquisar e comprovar ou não os dados iniciais; Elabore com os alunos um questionário simples e fácil de tabular sobre os hábitos alimentares dos colegas;

Exemplo de questões:

 Qual seu alimento preferido?

Você prefere uma refeição completa ou um lanche?

O que você come no café da manhã?

Que alimentos estão presentes em seu almoço?

Que alimentos estão presentes em seu jantar?

Que tipo de alimentos você consome entre as refeições?

Quantos litros de refrigerante você consome por semana?

Converse com os outros professores sobre o projeto desenvolvido e peça colaboração de todos para que recebam seus alunos.

Some o número de alunos e divida a classe em duplas, distribua um número equivalente de alunos para cada dupla, esse será o público alvo dividido dentre todos, assim os números serão completos.

Combine com os alunos sobre como eles irão apresentar a proposta para cada classe e todas as demais orientações.

 Determine um prazo para a pesquisa de campo, quando todos tiverem concluído a pesquisa peça o auxilio do professor de matemática para transformar as informações em dados.

Com os gráficos prontos peça para os alunos analisarem os dados e com a ajuda do professor de Biologia para a elaboração de cartazes com visuais didáticos sobre os impactos dos alimentos mais consumidos pelos alunos.

A etapa final é preparar uma propaganda direcionada aos alunos da escola alertando sobre os cuidados necessários, há muitas propagandas sobre o tema, mas elas são direcionadas para o público em geral, os alunos os farão suas propagandas baseados em dados coletados no comportamento do próprio público alvo. Um grande diferencial. Divida os alunos em grupo para a realização desta tarefa. Acompanhe passo a passo para poder orientar tanto em relação ao conteúdo quanto a produção em si. Para a propaganda é necessário refletir sobre os seguintes pontos: O que deseja comunicar, porque comunicar e como? Estabelecer que tipo de estratégia utilizará e verifique os tipos no quadro abaixo.

Fonte: http://www.fatecinformatica.com/wp-content/uploads/2010/09/campanhas-promocionais.pdf

Para tal podem utilizar o Movie Maker que associa imagem, som e narração de uma forma bem simples.

Dica de tutorial para utilização do Movie Maker:  http://www.slideshare.net/georgiastella/tutorial-movie-maker-presentation-821962

Quando as propagandas estiverem finalizadas, marque seminários para os outros alunos e a comunidade no qual a classe irá apresentar o projeto e os produtos finais. Lancem uma campanha por uma alimentação mais saudável.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O que comemos - Região Sudeste - Gorduras Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Compare os dados finais com as hipóteses iniciais.

Analise atravé da auto-avaliação, avaliação da equipe, e a do professor quanto:

Objetivo alcançado

Qualidade das produções

Trabalho de equipe

Apresentação dos dados

Estratégias dos seminários.

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