23/12/2010
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Leituras e Discussões de Texto;
- Trabalho em Grupo;
- Vídeos.
O professor deverá iniciar a aula apresentando o vídeo “Adolescente engole apito - Jornal Hoje” (Fig. 1), com duração de 1 minuto e 42 segundos, conforme o link abaixo.
Link do vídeo “Adolescente engole apito - Jornal Hoje”: http://www.youtube.com/watch?v=h7dnbd5L-YU Acessado em: 07 de Dezembro de 2010.
Figura 1 - Imagem do vídeo "Adolescente engole apito - Jornal Hoje".
Sugestão:
Caso o professor prefira, ele poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo na sala de vídeo da escola.
Tendo apresentado o vídeo, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar que nessas aulas falarão sobre a “ doença e a hospitalização na adolescência”.
Para realização da próxima atividade, os alunos deverão ser organizados em grupos de quatro integrantes.
Dando continuidade à aula, o professor deverá entregar a cada grupo algumas questões – como as sugeridas abaixo - para que eles discutam entre si. Sugerimos que o professor entregue papel metro ou cartolina a cada grupo, de forma que eles possam anotar as conclusões que chegaram a cada questão proposta.
Após os grupos terem discutido as questões, e anotadas as respostas que chegaram a cada uma delas, eles deverão entregar ao professor a cartolina (ou papel metro) com as respostas, para que no final da aula estas sejam avaliadas por todos.
Nesse momento, o professor deverá nomear os grupos com as letras A, B, C e D. Em seguida, deverá entregar para cada grupo um texto que deverá ser lido e discutido por eles. Sugerimos que para os grupos nomeados por A, o professor entregue o texto A; para os grupos nomeados por B, o professor entregue o texto B; para os grupos nomeados por C, o professor entregue o texto C e para os grupos nomeados por D, o professor entregue o texto D.
Texto A: "Adolescente com câncer: quem se preocupa com ele?" (Fig. 2)
Link do texto: http://www.oncopediatria.org.br/noticias/arquivo/adolescente-com-cancer-quem-se-preocupa-com-ele Acessado em: 09 de Dezembro de 2010.
Figura 2 - Imagem do texto "Adolescente com câncer: quem se preocupa com ele?".
Texto B "Crianças e adolescentes têm dificuldade de aceitar condições crônicas de doenças" (Fig. 3)
Link do texto: http://www.usp.br/agen/repgs/2006/pags/164.htm Acessado em: 09 de Dezembro de 2010.
Figura 3 - Imagem do texto "Crianças e adolescentes têm dificuldade de aceitar condições crônicas de doenças".
Texto C "Aprender a conviver com a doença crônica é o primeiro passo para o bem-estar" (Fig. 4)
Link do texto: http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL373087-9077,00-APRENDER+A+CONVIVER+COM+A+DOENCA+CRONICA+E+O+PRIMEIRO+PASSO+PARA+O+BEMESTAR.html Acessado em: 09 de Dezembro de 2010.
Figura 4 - Imagem do texto "Aprender a conviver com a doença crônica é o primeiro passo para o bem-estar".
Texto D "As dificuldades dos adolescentes frente ao diabetes" (Fig. 5)
Link do texto: http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=9970 Acessado em: 09 de Dezembro de 2010.
Figura 5 - Imagem do texto "As dificuldades dos adolescentes frente ao diabetes".
De forma a nortear esse momento, sugerimos os roteiros abaixo, os quais deverão ser entregues aos alunos com o texto.
Roteiro de discussão do Texto A:
Roteiro de discussão do Texto B:
Roteiro de discussão do Texto C:
Roteiro de discussão do Texto D:
Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá re-organizar os alunos em grupos, de forma que cada grupo seja formado por 1 integrante do grupo A, 1 integrante do grupo B, 1 integrante do grupo C e 1 integrante do grupo D. Desta forma, todos os integrantes dos novos grupos leram e discutiram textos distintos, podendo, assim, compartilhar informações de suas leituras com os demais.
Após todos os integrantes terem apresentado os seus textos com o grupo, este (o grupo) deverá anotar os principais pontos dos textos em uma cartolina e, em seguida, apresentá-los aos demais alunos.
É importante que o professor participe desse momento como um mediador, sanando possíveis dúvidas e corrigindo conceitos errôneos que possam aparecer.
Tendo discutido os textos e suas opiniões sobre estes, o professor solicitará que os alunos – ainda em grupos - discutam e proponham formas de lidar com o adoecer e a hospitalização - de forma a minimizar as repercussões (emocionais, físicas, sociais) destes.
Os grupos deverão apresentar suas ideias em aula aberta, de forma que todos possam participar desse momento, dando suas opiniões, concordando ou não com o que foi proposto pelos colegas.
Após os grupos apresentarem suas propostas de como um adolescente pode lidar com o adoecer e a hospitalização de forma a minimizar seus efeitos na vida deste (do adolescente), o professor deverá discutir com os alunos as respostas que deram as questões feitas a eles no início da aula – na atividade 1.
Os alunos deverão dizer se concordam ou não com as respostas e o porquê. Além disso, deverão discutir sobre como é possível uma criança e adolescente estudar, brincar e se divertir mesmo estando adoecido e hospitalizado.
1. O professor poderá apresentar o vídeo “Os 5 Estágios de uma girafa na areia movediça” (Fig. 6) com duração de 1 minutos e 46 segundo, conforme o link abaixo.
Link do vídeo “Os 5 Estágios de uma girafa na areia movediça”: http://www.youtube.com/watch?v=0yCXqSV9Ql8 Acessado em: 10 de Dezembro.
Figura 6 - Imagem do vídeo “Os 5 Estágios de uma girafa na areia movediça”.
Sugestão:
Caso o professor prefira, ele poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo na sala de vídeo da escola.
O vídeo versa sobre os cinco estágios vivenciados frente à ameaça de morte ou ameaça de perda total ou parcial (sequelas ou incapacidades) – como uma doença, por exemplo.
Tendo apresentado o vídeo aos alunos, o professor poderá perguntar a eles o que acharam deste, criando um momento de conversa sobre o vídeo.
Roteiro de Perguntas para Conversa:
É importante que todos os alunos tenham a oportunidade de dar suas opiniões e ao término da conversa, tenham compreendido que essas são as fases passadas pelas pessoas quando descobrem ter alguma doença e ou são hospitalizados.
2. O professor poderá combinar com os alunos, após autorização de seus responsáveis, para que façam visitas a crianças e adolescentes hospitalizados, de forma que possam conhecer a realidade de pessoas que passam grande parte de suas vidas no hospital.
Caso tenha interesse, o professor poderá ler o texto “Hospitalização do Adolescente” da Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, disponível em: http://www.sobep.org.br/revista/component/zine/article/14-hospitalizacao-do-adolescente.html Acessado em: 08 de Dezembro de 2010.
O professor poderá apresentar o artigo "Jovem hospitalizado em Joinville relata recuperação via internet" que versa sobre um jovem de 28 anos, hospitalizado devido a um acidente de moto, que decidiu criar um blog falando sobre a sua recuperação quando viu que ficaria muito tempo no hospital como uma forma de estar em contato com os amigos, mantendo-os informados (disponível em: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a2865951.xml Acessado em: 10 de Dezembro de 2010).
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que pode significar para um adolescente estar hospitalizado ou ser o portador de uma doença crônica, além de formas de lidar com a hospitalização e a doença. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!