Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o Badminton.

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história do badminton.

Compreender as principais regras do badminton.

Identificar as diferenças e semelhanças entre o badminton e o tênis.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Aprendendo os movimentos básicos. 

Divida a turma em seis grupos mistos, se possível com o mesmo número de alunos em cada um dos grupos. Nesta atividade os alunos deverão vivenciar os movimentos básicos do badiminton como; empunhadura, smash, lob, drive, clear e net-shots. O objetivo desta aula não é fazer com que os alunos aprendam a executar os movimentos técnicos do esporte da mesma forma que executam os atletas de alto rendimento, porém é necessário que eles conheçam os gestos técnicos que compõe o acervo motor do badminton.

Figura 1: Quadra de Badminton.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/educfisica/imagens/11badminton01.jpg&imgrefurl=http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/educfisica/11badminton.htm&usg=__NlgjEd3eeV0Qk0gjwa-gz9KehyY=&h=301&w=500&sz=52&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=1wxqaukw7iO7dM:&tbnh=121&tbnw=201&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bbadminton%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=122&vpy=95&dur=4774&hovh=174&hovw=289&tx=134&ty=120&ei=gZkFTeDNL4T58AbY5uDwDA&oei=gZkFTeDNL4T58AbY5uDwDA&esq=1&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:0,s:0

O professor deverá demonstrar todos os gestos técnicos do badminton, em seguida pedirá aos alunos que tentem realizar estes movimentos. Os alunos de cada um dos grupos deverão formar círculos para que os companheiros do seu grupo possam ver a realização dos seus movimentos e auxiliá-los se for necessário. Cada um dos alunos deverá estar com uma raquete.

Dica: Professor, se na sua escola não tem um número grande raquetes, peça que os alunos formem duplas, trios ou quartetos para trabalharem com a mesma raquete.

Figura 2: Material para prática do Badminton.

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=imagens+badminton&rlz=1W1WZPC_pt-BR&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=f5kFTeuOFYyr8Abl6antAg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCoQsAQwAA&biw=1259&bih=599

Atividade 2: Misturando o Badminton com o Tênis.

 Nesta atividade divida a turma em quatro grupos mistos com o mesmo número de alunos, cada um dos grupos ocupará uma das quatro mini-quadras disponibilizadas por você. A atividade será desenvolvida da seguinte forma os grupos participarão de um jogo em que a cada ponto haverá uma mudança do objeto a ser rebatido e das regras do jogo, ocorrerá uma alternância entre tênis e badminton, todas as vezes que um ponto for marcado o grupo que marcou o ponto mudará o objeto a ser rebatido. A rede deverá permanecer a uma altura de 1, 2 metros do chão. Peça, que os alunos identifiquem as principais dificuldades na transição de um jogo para o outro, o que torna um jogo diferente do outro, quais os movimentos corporais são iguais e quais são diferentes no tênis e no badminton.

Figura 3: Badminton -Jogo de Dupla Mista.

http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-badminton-dos-dobros-misturados-image7679602

Atividade 3: Torneio de Badminton.

 Nesta atividade as quadras de badminton devem ter as dimensões oficiais, o jogo também deverá seguir as regras oficiais. Peça, para os alunos formarem duplas mesclando alunos com maior desenvoltura na prática do badminton com colegas que estejam apresentando maiores dificuldades no aprendizado. As duplas disputarão partidas de um set de 21 pontos, cada partida valerá dois pontos para a dupla vencedora e um ponto para a dupla derrotada, ao final de cada partida os pontos deverão ser anotados. Promova um rodízio entre as duplas para que todos possam ter a oportunidade de jogar contra todos os colegas.

Construa quantas quadras oficiais couberem no espaço disponível na sua escola para esta aula.

Dica: Peça para que o aluno que não estiver jogando, faça à função de árbitro do jogo, isso facilitará o andamento da competição e servirá para que os alunos possam por em prática o conhecimento sobre as regras que acabaram de aprender.

Recursos Complementares
Avaliação

Promova um debate com a turma no final da aula, abordando os seguintes temas:

Quais as principais diferenças entre o tênis e o badminton?

O domínio dos gestos técnicos básicos do tênis pode ajudar no aprendizado do badminton?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.