Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GRÁFICOS E TABELAS: QUE LINGUAGEM É ESSA?

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Coletar e organizar informações;
  • Criar registros para a comunicação das informações coletadas em gráficos e tabelas;  
  • Pesquisar diferentes tabelas e gráficos.
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula os alunos precisam ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

Apresentamos alguns exemplos de tabelas e gráficos que poderão ser utilizados como material de apoio para o início dessa aula.   

Pede que eles as observem, perceba quais são os elementos que fazem parte nesse material.

Apresentamos alguns exemplos de tabelas e gráficos que poderão ser utilizados como material de apoio para o início dessa aula.   

Gráfico de descriminação social que encontra-se no site: http://br.oocities.com/claudimaryms/prodc.htm      

Gráfico meninos e meninas que encontra-se no site: http://jociaparecida.pbworks.com/w/page/8598020/Meus-alunos     

Gráfico pib que encontra-se no site: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pesquisa-do-ibge-faz-uma-radiografia-da-riqueza-dos-municipios  

Depois de observar o professor deverá ir questionando o grupo sobre o que eles tinham observado.

  • O que esse material representa?
  • Como se chama?
  • Quais são as informações que ele apresenta?
  • Para que serve?

Diante das respostas o professor vai apresentando para o grupo o que realmente são os gráficos e as tabelas, para que servem, por que são utilizados, que nomes recebem.

Depois desse momento o professor propõe que a turma colete algumas informações na sala de aula ou na própria escola. Essa coleta poderá ser individual ou em grupo. Sugerimos os seguintes temas: ·         

  • Idade dos alunos da turma ·         
  • Número do sapato dos alunos da turma ·         
  • Quantos meninos/meninas na turma ou por turma

Dentre outro temas.

Depois de coletados, esses dados serão transportados para a tabela. É importante que essa construção aconteça de forma coletiva para que todas as crianças percebam a dinâmica desse instrumento.

Exemplo da coleta de um dos dados.

Número do sapato dos alunos do 2º ano

Total de alunos do 2º ano – 9

  • 4 alunos  - número 27
  • 3 alunos – número 28
  • 2 alunos - número 29
  • 0 aluno - número 30   

Depois de apresentados esses dados o professor em conjunto com a turma constrói a tabela.   

Tabela do número dos sapatos dos alunos do 2º ano

NÚMERO DO SAPATO

QUANTIDADE                 

27

28

29

30

Criança construindo uma tabela.

O professor depois de construir coletivamente as tabelas para os dados coletados pelos alunos de sua sala, lança atividades que apresentem situações de interpretação de dados de uma suposta tabela como também ele pode lançar dados já coletados e pedir que os seus alunos construam as tabelas.

Recursos Complementares

Sugerimos o PCN de Matemática.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Coletaram e organizaram as informações sugeridas;
  • Participaram das observações de diferentes tabelas e gráficos;
  • Construíram gráficos e tabelas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andréa Brandão Mappa, EE DR WLADIMIR DE REZENDE PINTO , Minas Gerais - disse:
    andreabmappa@ymail.com

    12/09/2013

    Quatro estrelas

    Ótima aula. Parabéns. Obrigada por compartilhá-la.


  • Fran, Escola Municipal , Paraná - disse:
    francielechemin@hotmail.com

    21/04/2012

    Quatro estrelas

    A aula está ótima para o desenvolvimento da linguagem gráfico-matemática com alunos dessa faixa etária.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.