Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esportes de Aventura: compreendendo as modalidades de orientação.

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os tipos de corridas desenvolvidas: norueguesa; permanente; percurso em linha; múltipla escolha; vai e volta; pontuação; formal e estafeta.

- Identificar as principais características que diferenciam uma das outras.

- Experimentar o tipo de corrida norueguês, descobrindo pistas, trabalhando em equipe e organizando juntos as estratégias para desvendar os enigmas.  

Duração das atividades
Sugestão de duas atividades de 25 minutos e uma de 50 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo mais sobre as corridas de orientação.

Duração: 25 minutos.

Material: data-show e/ outros equipamentos que o professor (a) julgar necessário para apresentar aos alunos.

Local: sala de aula ou multimídia.   

O professor(a) poderá iniciar a aula apresentando aos alunos alguns conceitos, história e tipos de corridas de orientação. Para isso terá à sua disposição diversos materiais disponíveis na internet.

http://www.jbetol.hpg.ig.com.br/modalidades.htm (História). (Acesso em 07/12/10).    

http://www.cbo.org.br/site/orientacao/index.php (O que é orientação?).    

http://www.youtube.com/watch?v=mOQhPcdxgUg (Corrida de orientação). (Acesso em 07/12/10). 

 

A corrida de orientação, conhecida também apenas por "orientação", tem sua origem no final do século XIX. A modalidade foi criada na Escandinávia como um exercício militar e, no início, era praticada somente sobre esquis, evoluindo depois para a corrida a pé.

No Brasil, a corrida de orientação chegou em 1970, trazida pelos militares. O esporte começou a ser mais conhecido no País somente em 1995, quando seis atletas brasileiros participaram de uma clínica na Suécia. Desde então, surgiram as primeiras competições e foram criados clubes e federações para promover a modalidade, o que culminou na fundação da Confederação Brasileira de Orientação em 11 de janeiro de 1999.

Regras

Em uma competição de orientação, o objetivo é completar, no menor tempo possível, um percurso que possui obstáculos naturais, como lagos, florestas, montanhas e pântanos, apenas com o auxílio de um mapa e, em alguns casos, uma bússola. Nessa espécie de enduro a pé, o orientador tem que passar por pontos de controle, sinalizados por uma bandeira vermelha e branca (prisma), respeitando a ordem determinada pelo mapa. No entanto, o competidor tem o direito de escolher o caminho que prefere para cumprir as obrigações.

Modalidades

As competições tradicionais de corrida de orientação, que utilizam as regras internacionais, são divididas por idade e sexo. No entanto, o esporte também possui algumas modalidades interessantes:

Orientação por pontuação: nesse tipo de competição, não é apenas a velocidade que conta, pois o orientador deve terminar o percurso o mais próximo possível do tempo determinado pelos organizadores. Além disso, ele pode visitar os pontos de controle em qualquer ordem, recebendo pontos por cada controle visitado. Vence aquele que terminar com a maior pontuação.

Orientação por memória: a grande diferença para a orientação tradicional é que o atleta corre o percurso sem o mapa em mãos. O orientador só tem acesso ao mapa na largada e, em cada controle, o que faz com que ele tenha de memorizar os detalhes para a próxima etapa do percurso.

Orientação noturna: disputada à noite, esse tipo de competição é mais difícil pela falta de visibilidade do atleta, que só conta com a iluminação de uma lanterna de cabeça para observar o mapa e percorrer o caminho. Os pontos de controle são sinalizados por prismas iluminados.

 

Imagem: Orientação. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_ND-IqEqLq7g/ShXmS3-AmvI/AAAAAAAAA9E/K4RpLYa_kOA/s400/18441.jpg&imgrefurl=http://falandodeesporte.blogspot.com/2009/05/corrida-de-orientacao.html&usg=__Pn7th9U6h5SYaJ9mf8aos5EbmNo=&h=345&w=331&sz=36&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=B-vDVJwQM7FqHM:&tbnh=174&tbnw=200&prev=/images%3Fq%3Dcorrida%2Bde%2Borienta%25C3%25A7%25C3%25A3o%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26rlz%3D1R2GGLJ_en%26biw%3D1659%26bih%3D824%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=344&ei=HHT-TK-tCIGenAeUjZGpBw&oei=HHT-TK-tCIGenAeUjZGpBw&esq=1&page=1&ndsp=28&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=149&ty=142 (Acesso em 07/12/10).

Existem basicamente oito tipos de corridas de orientação, são elas:    

1) Norueguesa: Caça ao tesouro.

2) Permanente: Trajetória permanente baseado nos pontos estabelecidos.

3) Percurso em Linha: Não se estabelecem pontos, apenas o trajeto em mapa.

4) Múltipla Escolha: Proporciona-se pontos para que a equipe escolha qual seguir.

5) Vai e Volta: Segue o percurso e retorna, no menor tempo.

6) Pontuação: Orientação por pontuação (Score orienteering) difere da orientação tradicional pelo fato de: Cada controle tem uma pontuação associada a ele; os controles podem ser visitados em qualquer ordem; qualquer número de controles pode ser visitado; Há um tempo limite em que cada competidor deve se apresentar na chegada; o vencedor é aquele atingir a maior pontuação final, que é computada subtraindo-se da pontuação obtida com base nos controles visitados, o total de pontos perdidos por ter se apresentado após o limite de tempo na chegada.

7) Formal: Segue o percurso estabelecido com os pontos e trajetos no mapa.

8) Estafeta: (Seguindo o exemplo também, do jogo batalha naval).  

 

Atividade 2 – Organizando a corrida “norueguesa”.

Duração: 25 minutos.

Material: bússolas, percevejos, cartolinas, canetinhas, papéis, canetas e tesouras.

Local: sala de aula.   

Agora o professor(a) poderá organizar os alunos em equipes e explicar como se dará a corrida de orientação na escola. A “modalidade” sugerida é a “norueguesa”, que acontece parecida com um “caça ao tesouro”. Assim o professor(a) poderá:

1) Organizar os alunos em equipes, equilibrando o número de meninos e meninas.

2) Pedir para que os alunos dêem um nome para representar a equipe.

3) Caso não tenha disponíveis as bússolas, o professor(a) pedirá para que cada equipe construa sua própria bússola utilizando o material disponibilizado: cartolina, canetinhas, tesouras e percevejos. Pedirá para que os alunos recortem a cartolina formando um círculo. Com a canetinha marcarão Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O), como apontado na imagem abaixo. Depois recortem duas “setas” que estarão posicionadas no interior desse círculo presas por um percevejo. Uma seta menor e outra maior. A seta menor apontará para indicação da pista, e a seta maior para onde os alunos deverão prosseguir de acordo com a instrução na hora da corrida.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_ydcBU43Os6o/SfNULJrlM5I/AAAAAAAAAo8/7zcl80Ij-2o/s400/inteiro.jpg&imgrefurl=http://espacodasaladeaula.blogspot.com/2009_04_01_archive.html&usg=__FPVWCeat1xL1dNb9XJz7C3ejH3k=&h=392&w=400&sz=8&hl=pt-br&start=94&zoom=1&tbnid=GfsDjiPQJOUcQM:&tbnh=161&tbnw=166&prev=/images%3Fq%3Drecortando%2Bcartolina%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1R2GGLJ_en%26biw%3D1659%26bih%3D824%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=516&ei=yIH-TOaZGcL6lwftkqGnCA&oei=QH_-TOzgGomPnwehx7miBw&esq=4&page=4&ndsp=34&ved=1t:429,r:3,s:94&tx=86&ty=78 (Acesso em 07/12/10).

Imagem: Bússola. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.blogdajulieta.com.br/wp-content/uploads/2010/07/bussola.jpg&imgrefurl=http://www.blogdajulieta.com.br/%3Fp%3D4603&usg=__IJ_BARxSWeVO1oy5aOhBGbQIZbA=&h=350&w=350&sz=16&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=KmoS-qO9NQOvLM:&tbnh=135&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Db%25C3%25BAssola%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26biw%3D1259%26bih%3D545%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=578&ei=fKAFTdnpK8HflgeBg_mBCA&oei=WKAFTcr3LIHGlQeDmvnYCQ&esq=16&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=65&ty=68 (Acesso em 12/12/10). 

4) Agora o professor(a) distribuirá as orientações juntamente com as pistas para a corrida. No link a seguir segue um exemplo de como podem ser criados os enigmas e os gabaritos. No caso em questão será uma corrida em que os alunos terão que achar os símbolos que correspondem às pistas distribuídas pelo professor. Link: http://www.4shared.com/file/xxL9ppvT/Arquivos_disponibilizados.html (Acesso em 07/12/10).  

5) Um mapa da escola também poderá ser utilizado para ajudar a orientar os alunos. O professor poderá utilizar o croqui da própria escola ou pedir para que os alunos desenhem um mapa da escola. Abaixo segue um exemplo.

Imagem: Mapa de uma escola utilizado em corrida de orientação. Fonte: arquivo pessoal.

6) O professor(a) também poderá utilizar os números das pistas já posicionados no mapa se quiser. Exemplo abaixo.

 

Imagem: “mapa” corrida de orientação. Fonte: arquivo pessoal.

Atividade 3 – LARGADA...!

Duração: 50 minutos.

Material: Canetas, papéis e materiais que o professor(a) queira utilizar para realização de provas: bambolês, cones, cordas, bolas, dentre outros.

Local: Espaço disponível na escola para a realização da atividade.

Ao sinal do professor(a) os alunos iniciarão a corrida de orientação seguindo as orientações propostas. Vencerá a equipe que completar o quadro de símbolos (como no exemplo proposto) primeiro.   

Obs.: o professor(a) poderá optar por realização de provas para a conquista do símbolo em algumas pistas. A partir do enigma da pista os alunos seguirão para o local para onde estão sendo orientados. Chegando lá ao invés do símbolo poderá ter uma orientação do tipo: “Siga até a quadra e cumpra a prova com o professor”. Daí retornarão até a quadra e farão alguma prova que o professor sugerir, exemplos:   

- Andar por cima dos tapetes até determinado lugar sem pisar no chão.

- De mãos dadas, a equipe deverá percorrer todo espaço do quadra em 30 segundos.

- Arremesso de balão d´água, até determinado local.

-Achar quatro bolinhas de gude espalhadas na grama.

-Rir durante 20 segundos.

-Bambolear durante um minuto e trinta segundos.

-Morder uma maçã, pão ou cebola.   

-Dar um grito de 15 segundos de cabeça para baixo.

-Mímica para adivinhar qual é o filme.

-20 abdominais.

-Comer um suspiro ou três biscoitos e falar alguma coisa. Uma palavra; uma frase; algo relacionado a escola, etc.

- Encher um balão, com trigo ou farinha, até estourar.

-Carrinho de mão.

-Girar em volta do cabo de vassoura e acertar com a bola um local determinado.

-Andar com os pés juntos.

* Dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Sugestões de sites:  

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/corrida-orientacao-trekking-escola-educacao-fisica-538415.shtml (Acesso em 07/12/10). (Corrida de orientação e trekking dentro da escola).    

http://www.cbo.org.br/site/index/index.php (Acesso em 07/12/10). (Confederação Brasileira de Orientação). 

Avaliação

O professor (a) pedirá aos alunos para expor suas idéias sobre a aula. O que acharam interessante. O que já conheciam sobre as corridas de orientação. Se visualizam outras possibilidades de corrida para serem realizadas na escola. Propor que cada equipe de alunos sugira novas idéias, provas, pontuações e corridas dentre as outras modalidades apresentadas para ser desenvolvida na escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.