21/01/2011
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Nenhum.
Atividade 1
Identificar para os alunos nomes que contribuíram para a chegada do futebol no Brasil e em específico na cidade de Juiz de Fora. Iniciar essa atividade com a questão: quem introduziu o futebol no Brasil? Deixar que os alunos argumentassem por um tempo e em seguida fornecer os seguintes dados:
· O futebol foi introduzido no Brasil pelo jovem brasileiro, filho de ingleses, Charles Miller após sua viagem a Inglaterra em 1894. Charles Miller além de contribuir para a chegada do futebol foi o grande disseminador dessa nova modalidade esportiva no Brasil.
http://www.projetovip.net/0630.htm 13/12/10.
· Outro relato do surgimento do futebol no Brasil foi pelos marinheiros ingleses que constantemente aportavam aqui. O evento mais marcante foi uma exibição realizada em 1874 na praia da Glória, no Rio de Janeiro, para a princesa Isabel.
http://valedezebro.blogspot.com/2008/11/cerimnia-homenagem-aos-primeiros_03.html 13/12/10.
· Há também indícios que o futebol surgiu no Brasil por jesuítas. Por volta de 1900 há registros da organização um jogo de futebol no Colégio Granbery em Juiz de Fora.
Atividade 2
Reconhecer os primeiros clubes a investir e trabalhar com o futebol no Brasil. Seguindo o mesmo raciocínio da atividade anterior. Qual ou quais formam os primeiros clubes a criar um time de futebol? Quais são os times de futebol do Brasil?
Atividade 3
Qual e por que o futebol interfere nas organizações sociais? Nessa atividade o professor deve identificar para os alunos de que maneira o futebol interfere nas relações interpessoais e cotidianas de maneira geral.
1. O surgimento do futebol no Brasil foi marcado por uma pratica excludente, eram convidados membros da alta classe, jogadores pertencentes à elite social. As classes menos favorecidas, principalmente os negros não participavam de partidas oficiais.
2. Devido à grande extensão de terra do Brasil e o baixíssimo custo para a prática do esporte, logo o futebol conquistou diversos públicos (principalmente após a grande ajuda de Charles Miller). Surgiram no Brasil milhares de campos improvisados chamados de “Campos de Várzeas”.
3. Fato intrigante foi o jogo entre Fluminense e América, em 13 de maio de 1914, (com o placar final de 1x1), um ilustre jogado negro “Carlos Alberto Fonseca”, para se disfarçar ente os jogadores, passava pó de arroz no rosto. Durante a partida o suor inevitavelmente descobriu parte de seu rosto e pescoço instigando a torcida dos americanos a gritarem em vozes altas “Pó – de – Arroz”. Daí por diante o Fluminense se consagrou como Pó de Arroz.
4. Com a difusão do esporte rapidamente se nota a aptidão dos jogadores negros para se jogar o futebol. Aspectos como força, velocidade, condicionamento físico e criatividade (finta) se destacavam e destacam nesses jogadores.
5. Surge no Santos em 1957 um garoto de 16 anos chamado Edson Arantes do Nascimento, conhecido por todo o mundo como Pelé, ou Rei Pelé.
http://www.idelberavelar.com/archives/2008/04/galo_aos_sabados_pele_torcedor_e_fregues_do_galo.php 14/12/10.
6. Hoje temos realidades discrepantes, jogadores famosos e muito ricos e outros desvalorizados e medíocres. Vivemos a sombras dos sonhos de meninos e meninas de se tornarem jogadores de futebol.
7. A vida de luxo, a inexistência de trabalhos psicopedagógicos e a falsa interpretação da realidade levam jogadores famosos a protagonizar cenas de escândalos em vida real.
8. A ingenuidade de uma nação marcada pela injustiça e ineficiência das leis contamina os clubes possibilitando aos dirigentes investirem em armações e corrupções milionárias.
9. O grande poderio comunicação e de entretenimento o futebol se torna instrumento publicitário unindo grandes nomes de jogadores a marcas esportivas, movimentando bilhões em lucros.
10. A educação tem investido em projetos esportivos para integrar, resgatar e atender crianças e jovens em risco social.
11. Como relacionar um ano de copa do mundo e eleições para os principais cargos políticos do Brasil?
Atividade 4
Como se relaciona a vida cotidiana do brasileiro com a Copa do Mundo?
Atividade 5
Propor aos alunos que se dividam em grupos de 3 alunos e pedi-los que produzam uma redação dissertativa sobre o tema Futebol, Copa do Mundo e Brasil. A idéia é fazer com que os alunos fixem e reúnam todas as informações ilustradas nessa aula.
Site sobre futebol. Textos que podem ajudar o professor a contextualizar e argumentar com os alunos (todos visitados em 12/12/10):
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!