Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ALGARISMOS

 

03/02/2011

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que os algarismos são simbolos que servem para indicar  os números em sistemas de numerais.
  • Relacionar os algarismos com a posição dos  números na representação numérica de uma coleção;
  • Conhecer quantos simbolos têm em um determinado número cardinal.
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  

Contar os algarismos  de  1 a 10.

Estratégias e recursos da aula

 

É bom relembrar aos professores que utilizamos os algarismos indo-arábicos. "Os algarismos ou dígitos são símbolos usados na representação de números inteiros ou reais em sistemas numéricos posicionais."

 ver  

http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa7a.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Algarismos_indo-ar%C3%A1bicos

 

ATIVIDADE 1- Qual é o número?

1º momento

Professor  prepare vários cartões contendo os números de 0 a 9, faça três cartões para cada número, caso sua turma tenha 30 alunos. Exemplo: três cartões com o número 1, três com o número 2  e assim, será com os outros números até 10. Mostre todos os cartões e faça a identificação dos algarismos.  Inicie com as seguintes tarefas:

  • Mostre os símbolos numéricos e solicite que as crianças façam a leitura;
  • Convide as crianças de três em três e solicite que cada uma escolha um cartão;
  • Mostre o símbolo que representa o número 1 e solicite que as crianças que estejam com os cartões com esse símbolo formem um grupo.  Faça isso com os outros numerais.
  • Solicite que cada grupo pense e fale em voz alta, quantos objetos (tampas de garrafas) o símbolo do cartão representa, escolha a quantidade e faça a leitura do símbolo;
  • Convide duas crianças do mesmo grupo ou de grupos diferentes e faça a combinação entre dois cartões e solicite que elas apontem e digam o nome de cada símbolo e qual o numeral que formou.  Exemplo:

 

 

http://www.midisegni.it/scuola/disegni/bambini_canto.gif   

 

                                                  

2º momento

Faça o jogo do dado com as crianças organizadas em duplas, é preciso de dois dados e um conjunto de algarismos móveis. A criança X joga o primeiro dado e procura o símbolo que representa a quantidade, a Criança Y joga o segundo dado e procura também o símbolo que representa a quantidade, em seguida, a dupla organiza os algarismos da esquerda para direita pela ordem da jogada, depois fazem a leitura e a escrita e conversam entre si, sobre os símbolos numéricos (algarismos) que compõe o numeral formado em cada jogada. Exemplo: 31

 

                                                                               

 

http://3.bp.blogspot.com/_uVfXDDwMv28/TCyg3o_-yUI/AAAAAAAABU4/5lWN0WuJR3s/s320/dados23.jpg

http://www.atividadesrodoviarias.pro.br/tipoalgarismo.jpg

ATIVIDADE 2- Corrida dos números

Prepare uma atividade envolvendo corrida, velocidade, contagem de tempo, identificação de números e algarismos. Cada participante ganha um número (cartão fixado na camisa). O professor escreve bem legível os números de 0 a 9 e terá em mãos dez cartões ou plaquetas  de 0 a 9,  para fazer as combinações necesssárias ao jogo.

Cartões numéricos

 

0

 1

 2

 3

 4

 5

 6

 7

 8

 9

 

Procedimentos:

  1. os alunos ficam em fileira, cada um com um número na camisa;
  2. não pode ter mais de um aluno com o mesmo número;
  3. a linha de partida deve ser definida e marcar a linha de chegada ( usar um giz ou uma corda para marcar);
  4. ao sinal de largada, o professor mostra 2 plaquetas com 2 números;
  5. as crianças que tiverem os números chamados deverão correr até a linha de chegada;
  6. o professor sinaliza o inicio da partida, quem chegar primeiro é o vencedor da disputa;
  7. acaba, quando todos participarem.

Ao final discuta com os alunos sobre seus números, fazendo as seguintes questões: quantos simbolos numéricos tinha o seu número? Quais eram os símbolos? como podemos ler a combição dos simbólos númericos que indicam o seu número no jogo?  Exemplo: (12) e (21). Porque lemos doze? Porque lemos vinte e um ?  Quais os simbolos numéricos que formam o 12 e o 21? Discuta com as crianças a questão da posição dos algarismos que formam os numerais 12 e 21 entre outros.

 

ATIVIDADE 3- Formando coleções

1º momento

Separe diferentes brinquedos da sala. Procure ter em média de 15 a 20 brinquedos (bonecas, bonecos carrinhos, panelas, pratos, palitos etc). Coloque os objetos no centro da roda e solicite que  de duas em duas crianças formem coleções com os objetos, depois contém quantos objetos têm na coleção e diga qual o numeral que corresponde à quantidade mencionada e falem em voz alta quais os algarismos que foram precisos para compor o numeral.

                                                    

http://4.bp.blogspot.com/_8Io5N1zk6cc/TDdP1G-6TFI/AAAAAAAAAzk/umC6VUJA8io/s1600/FUXICO+NA+NET+-+SOLDADINHO+DE+CHUMBO.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_4qecuRn_pBg/SiGP7wsjcnI/AAAAAAAAAIc/yfH4pDSSFz8/s400/bonecas+de+olintho.jpg

http://calculofrete.webng.com/ben10_.jpg

 

2º momento

Solicite que os alunos observem as coleções formadas e escolham uma para  desenhá-la. Em seguida, represente com o numeral e indique os algarismos utilizados.

Recursos Complementares

Ler os textos do RCNEI (Referencial Curricular para a Educação Infantil, 1998) a fim de  enriquecer seus planejamentos.

No site abaixo, você encontra textos sobre a origem dos números, consulte:

www.scribd.com/doc/3964912/MATEMATICA-Matematica-Origem-dos-Numeros-Daniel-A-de-Lima

Avaliação

Ao final das atividades, verificar se as crianças:

  1. percebem que com os algarismos de 0 a 9 escrevemos diversos números;
  2. relacionam os algarismos a representação de uma coleção;
  3. conseguem participar de jogos com envolvimento.
  4. realizaram as tarefas inicialmente com ajuda, mas conseguiram entender e desenvolvê-las sem ajuda em momentos posteriores.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.