03/02/2011
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Contar os algarismos de 1 a 10.
É bom relembrar aos professores que utilizamos os algarismos indo-arábicos. "Os algarismos ou dígitos são símbolos usados na representação de números inteiros ou reais em sistemas numéricos posicionais."
ver
http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa7a.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Algarismos_indo-ar%C3%A1bicos
ATIVIDADE 1- Qual é o número?
1º momento
Professor prepare vários cartões contendo os números de 0 a 9, faça três cartões para cada número, caso sua turma tenha 30 alunos. Exemplo: três cartões com o número 1, três com o número 2 e assim, será com os outros números até 10. Mostre todos os cartões e faça a identificação dos algarismos. Inicie com as seguintes tarefas:
http://www.midisegni.it/scuola/disegni/bambini_canto.gif
2º momento
Faça o jogo do dado com as crianças organizadas em duplas, é preciso de dois dados e um conjunto de algarismos móveis. A criança X joga o primeiro dado e procura o símbolo que representa a quantidade, a Criança Y joga o segundo dado e procura também o símbolo que representa a quantidade, em seguida, a dupla organiza os algarismos da esquerda para direita pela ordem da jogada, depois fazem a leitura e a escrita e conversam entre si, sobre os símbolos numéricos (algarismos) que compõe o numeral formado em cada jogada. Exemplo: 31
http://3.bp.blogspot.com/_uVfXDDwMv28/TCyg3o_-yUI/AAAAAAAABU4/5lWN0WuJR3s/s320/dados23.jpg
http://www.atividadesrodoviarias.pro.br/tipoalgarismo.jpg
ATIVIDADE 2- Corrida dos números
Prepare uma atividade envolvendo corrida, velocidade, contagem de tempo, identificação de números e algarismos. Cada participante ganha um número (cartão fixado na camisa). O professor escreve bem legível os números de 0 a 9 e terá em mãos dez cartões ou plaquetas de 0 a 9, para fazer as combinações necesssárias ao jogo.
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
Procedimentos:
Ao final discuta com os alunos sobre seus números, fazendo as seguintes questões: quantos simbolos numéricos tinha o seu número? Quais eram os símbolos? como podemos ler a combição dos simbólos númericos que indicam o seu número no jogo? Exemplo: (12) e (21). Porque lemos doze? Porque lemos vinte e um ? Quais os simbolos numéricos que formam o 12 e o 21? Discuta com as crianças a questão da posição dos algarismos que formam os numerais 12 e 21 entre outros.
ATIVIDADE 3- Formando coleções
1º momento
Separe diferentes brinquedos da sala. Procure ter em média de 15 a 20 brinquedos (bonecas, bonecos carrinhos, panelas, pratos, palitos etc). Coloque os objetos no centro da roda e solicite que de duas em duas crianças formem coleções com os objetos, depois contém quantos objetos têm na coleção e diga qual o numeral que corresponde à quantidade mencionada e falem em voz alta quais os algarismos que foram precisos para compor o numeral.
http://calculofrete.webng.com/ben10_.jpg
2º momento
Solicite que os alunos observem as coleções formadas e escolham uma para desenhá-la. Em seguida, represente com o numeral e indique os algarismos utilizados.
Ler os textos do RCNEI (Referencial Curricular para a Educação Infantil, 1998) a fim de enriquecer seus planejamentos.
No site abaixo, você encontra textos sobre a origem dos números, consulte:
www.scribd.com/doc/3964912/MATEMATICA-Matematica-Origem-dos-Numeros-Daniel-A-de-Lima
Ao final das atividades, verificar se as crianças:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/10/2011
Cinco estrelasé muito util e bom para passa para os alunos