12/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Com as atividades propostas o aluno poderá observar diferentes telas de artistas que abordam a temática alimentação, ampliar a percepção visual, observar as diferentes imagens apresentados em livros de receitas, perceber a importância de cuidar da aparência dos alimentos, conhecer jogos que exploram a alimentação, construir e jogar diferentes jogos e brincadeiras que exploram a temática alimentação, bem como perceber a importância da alimentação para os seres humanos, por meio de atividades lúdicas.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre uma alimentação saudável.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com os alunos o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para resgatar o que eles sabem sobre a importância de uma alimentação saudável e o que mais gostam de comer. Para esse momento sugerimos que você providencie uma cartolina ou outro papel, e escreva os nomes dos alimentos falados pela turma. Depois afixe no mural da sala de aula para que todos os alunos possam visualizar.
Professor, leve sua turma até o Laboratório de Informática e assistam ao vídeo a seguir:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0
Após assistirem e cantarem a música sugerida acima, entregue para cada aluno uma cópia da letra da música. Solicite que sublinhem no texto, utilizando a cor vermelha, as palavras que se referem ao que realmente faz parte de uma sopa:
Sopa
Palavra Cantada
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha?
Será que tem balinha!?
Será que tem macarrão?
Será que tem caminhão?!
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete?
Será que tem sorvete!?
Será que tem berinjela?
Será que tem panela!?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca?
Será que tem minhoca!?!
Será que tem jacaré!?!
Será que tem chulé!?!
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem alho-poró?
Será que tem sabão em pó?!
Será que tem repolho?
Será que tem piolho!?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem caqui?
Será que tem javali?!
Será que tem palmito?
Será que tem pirulito!?
É um, é dois, é três...
Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283414/
Professor, providencie imagens de cada ingrediente da sopa sublinhado pelos alunos, na letra da música acima, e disponibilize para que todos possam conhecê-los. Depois, cada aluno poderá ilustrar cada ingrediente da sopa.
Agora, a turma poderá assistir ao filme “Ratatouille”, para que percebam a importância da higiene para com o ambiente em que será feita a comida e também com os alimentos.
Fonte: Acervo da Autora
Depois de assistirem ao vídeo, promova uma conversa com os alunos sobre o que compreenderam. Proponha o seguinte registro no caderno de Ciências:
De olho na telinha! Hoje assistimos ao vídeo “Ratatouille” e descobrimos muito sobre a importância da higiene, tanto da cozinha quanto dos alimentos a serem utilizados para fazer a comida. Agora, que tal escrever o que você aprendeu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça uma bela ilustração da cozinha, dos alimentos e das personagens que fizeram parte do filme.
|
Em seguida, possibilite um momento de socialização das atividades pelos alunos, de forma que todos possam ver as variadas produções dos colegas.
Atividade 2
Professor, providencie as imagens abaixo para serem apresentadas à turma. A primeira imagem é do fotógrafo britânico Carl Warner. É importante que os alunos percebam que foram utilizados vários alimentos para representar uma paisagem. Para isso, faça com a turma observações da imagem e leitura do texto online:
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL261903-7084,00.html
Agora, peça aos alunos que observem a próxima imagem que representa um rosto humano por meio de variados alimentos:
Fonte: http://www.aiwaz.net/gallery/vertumnus-rudolf-ii/gi2661c190
Professor, se achar interessante poderá utilizar panfletos de supermercado, para que os alunos recortem imagens de frutas e verduras para construírem um rosto humano ou mesmo outra imagem utilizando apenas o que recortaram. Os trabalhos poderão ser expostos no mural da escola ou da sala de aula.
Agora, proponha a brincadeira do Stop para a turma. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco participantes e entregue uma tabela como a sugerida a seguir:
LETRA SORTEADA |
FRUTA OU VERDURA |
1- |
|
2- |
|
3- |
|
4- |
|
5- |
|
6- |
|
7- |
|
8- |
|
9- |
|
10- |
|
Professor, coloque em um saquinho as 26 letras do nosso alfabeto. Explique para a turma que você irá sortear uma letra com a qual cada grupo deverá escrever o nome de uma fruta ou verdura que inicie com a mesma. Depois, de todos os participantes do grupo escreverem deverão gritar Stop! Imediatamente, todos os grupos deverão parar de escrever. O grupo que acertar ficará com a letra sorteada. Vence o grupo que, ao final do jogo, ficar com o maior número de letras.
Atividade 3
Professor, providencie o livro “O Sanduíche da Maricota” de Avelino Guedes e organize a turma para uma Contação de História.
Fonte: GUEDES, Avelino. O Sanduiche da Maricota. São Paulo: Moderna, 2002.
Após a Contação de História, proponha a seguinte atividade:
Fonte: Acervo da Autora.
Professor, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio sugerido abaixo, eles poderão observar a imagem de um sanduíche e conhecer a sua receita.
Fonte: http://artedecozinhar-blogsecia.blogspot.com/2010/05/sanduiche-natural-de-frango.html
Depois, dialogue com os alunos sobre o que sentem ao ver uma imagem representando um alimento. É importante que percebam que a imagem pode nos induzir a gostar ou não de uma determinada comida, porém a mesma não é determinante para que realmente possamos dizer que gostamos ou não, pois o sabor também influenciará. Em seguida, organize com a turma a receita de um sanduíche do gosto de todos e providencie os ingredientes para fazê-lo com a turma para que todos possam degustar. Os alunos poderão escrever no caderno de Português o texto instrucional do sanduíche sugerido pela turma. Professor, aproveite esse momento para trabalhar os seguintes itens de um texto instrucional:
Título
Ingredientes
Modo de preparo
Rendimento
Essa receita poderá ser impressa e distribuída para os alunos das outras turmas da escola. Aproveite a oportunidade para levar os alunos na cantina da escola e conversar com as cozinheiras para descobrir algumas receitas feitas no dia a dia da escola para as crianças.
Para outras informações sobre a temática receita, acesse o sítio: http://www.aomestre.com.br/mcc/especiais/merenda_esc.htm
Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para percebermos o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreendermos o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervirmos de acordo com as suas necessidades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!