Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mestre Cuca: conhecendo nossa comida através das imagens e dos jogos

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá observar diferentes telas de artistas que abordam a temática alimentação, ampliar a percepção visual, observar as diferentes imagens apresentados em livros de receitas, perceber a importância de cuidar da aparência dos alimentos, conhecer jogos que exploram a alimentação, construir e jogar diferentes jogos e brincadeiras que exploram a temática alimentação, bem como perceber a importância da alimentação para os seres humanos, por meio de atividades lúdicas.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre uma alimentação saudável.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com os alunos o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para resgatar o que eles  sabem sobre a importância de uma alimentação saudável e o que mais gostam de comer. Para esse momento sugerimos que você providencie uma cartolina ou outro papel, e escreva os nomes dos alimentos falados pela turma. Depois afixe no mural da sala de aula para que todos os alunos possam visualizar.

Professor, leve sua turma até o Laboratório de Informática e assistam ao vídeo a seguir:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0 

Após assistirem e cantarem a música sugerida acima, entregue para cada aluno uma cópia da letra da música. Solicite que sublinhem no texto, utilizando a cor vermelha, as palavras que se referem ao que realmente faz parte de uma sopa:

Sopa

Palavra Cantada

O que que tem na sopa do neném?

 O que que tem na sopa do neném?

Será que tem espinafre?

Será que tem tomate?

Será que tem feijão?

Será que tem agrião?

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem farinha?

Será que tem balinha!?

Será que tem macarrão?

Será que tem caminhão?!

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem rabanete?

Será que tem sorvete!?

Será que tem berinjela?

Será que tem panela!?

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem mandioca?

Será que tem minhoca!?!

Será que tem jacaré!?!

Será que tem chulé!?!

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem alho-poró?

Será que tem sabão em pó?!

Será que tem repolho?

Será que tem piolho!?

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem caqui?

Será que tem javali?!

Será que tem palmito?

Será que tem pirulito!?

É um, é dois, é três...

Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283414/ 

Professor, providencie imagens de cada ingrediente da sopa sublinhado pelos alunos, na letra da música acima, e disponibilize para que todos possam conhecê-los. Depois, cada aluno poderá ilustrar cada ingrediente da sopa.

Agora, a turma poderá assistir ao filme “Ratatouille”, para que percebam a importância da higiene para com o ambiente em que será feita a comida e também com os alimentos.

Fonte: Acervo da Autora

Depois de assistirem ao vídeo, promova uma conversa com os alunos sobre o que compreenderam. Proponha o seguinte registro no caderno de Ciências:

De olho na telinha! Hoje assistimos ao vídeo “Ratatouille” e descobrimos muito sobre a importância da higiene, tanto da cozinha quanto dos alimentos a serem utilizados para fazer a comida. Agora, que tal escrever o que você aprendeu?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Faça uma bela ilustração da cozinha, dos alimentos e das personagens que fizeram parte do filme.

Em seguida, possibilite um momento de socialização das atividades pelos alunos, de forma que todos possam ver as variadas produções dos colegas.

Atividade 2

Professor, providencie as imagens abaixo para serem apresentadas à turma. A primeira imagem é do fotógrafo britânico Carl Warner. É importante que os alunos percebam que foram utilizados vários alimentos para representar uma paisagem. Para isso, faça com a turma observações da imagem e leitura do texto online:

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL261903-7084,00.html  

Agora,  peça aos alunos que observem a próxima imagem que representa um rosto humano por meio de variados alimentos:

Fonte: http://www.aiwaz.net/gallery/vertumnus-rudolf-ii/gi2661c190 

Professor, se achar interessante poderá utilizar panfletos de supermercado, para que os alunos recortem imagens de frutas e verduras para construírem um rosto humano ou mesmo outra imagem utilizando apenas o que recortaram. Os trabalhos poderão ser expostos no mural da escola ou da sala de aula.

Agora, proponha a brincadeira do Stop para a turma. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco participantes e entregue uma tabela como a sugerida a seguir:

LETRA SORTEADA

FRUTA OU VERDURA

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

Professor, coloque em um saquinho as 26 letras do nosso alfabeto. Explique para a turma que você irá sortear uma letra com a qual cada grupo deverá escrever o nome de uma fruta ou verdura que inicie com a mesma. Depois, de todos os participantes do grupo escreverem deverão gritar Stop! Imediatamente, todos os grupos deverão parar de escrever. O grupo que acertar ficará com a letra sorteada. Vence o grupo que, ao final do jogo, ficar com o maior número de letras.

Atividade 3

Professor, providencie o livro “O Sanduíche da Maricota” de Avelino Guedes e organize a turma para uma Contação de História.

Fonte: GUEDES, Avelino. O Sanduiche da Maricota. São Paulo: Moderna, 2002.

Após a Contação de História, proponha a seguinte atividade:

Fonte: Acervo da Autora.

Professor, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio sugerido abaixo, eles poderão observar a imagem de um sanduíche e conhecer a sua receita.

Fonte: http://artedecozinhar-blogsecia.blogspot.com/2010/05/sanduiche-natural-de-frango.html   

Depois, dialogue com os alunos sobre o que sentem ao ver uma imagem representando um alimento. É importante que percebam que a imagem pode nos induzir a gostar ou não de uma determinada comida, porém a mesma não é determinante para que realmente possamos dizer que gostamos ou não, pois o sabor também influenciará. Em seguida, organize com a turma a receita de um sanduíche do gosto de todos e providencie os ingredientes para fazê-lo com a turma para que todos possam degustar. Os alunos poderão escrever no caderno de Português o texto instrucional do sanduíche sugerido pela turma. Professor, aproveite esse momento para trabalhar os seguintes itens de um texto instrucional:

Título

Ingredientes

Modo de preparo

Rendimento

Essa receita poderá ser impressa e distribuída para os alunos das outras turmas da escola. Aproveite a oportunidade para levar os alunos na cantina da escola e conversar com as cozinheiras para descobrir algumas receitas feitas no dia a dia da escola para as crianças.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática receita, acesse o sítio: http://www.aomestre.com.br/mcc/especiais/merenda_esc.htm 

Avaliação

Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para percebermos o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreendermos o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervirmos de acordo com as suas necessidades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.