Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alfabeto: vamos brincar com as letras

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer as letras do alfabeto, trabalhar a construção das letras do alfabeto utilizando diferentes materiais, confeccionar um dicionário com a turma, bem como utilizar jogos e brincadeiras que envolvam as letras do alfabeto.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam as letras do alfabeto, bem como já reconheçam as vogais e as consoantes.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, organize a turma em duplas e proponha uma brincadeira com as letras do alfabeto. Para isso, cada aluno deverá utilizar a mão para fazer a representação de uma letra, que poderá ser sorteada por você ou escolhida por cada um, nas costas do colega da dupla, que deverá adivinhar qual é a letra. É importante conversar com a turma sobre o cuidado com o colega e assim a força utilizada por cada um ao tocar o corpo do outro. Você poderá entregar uma folha de papel em branco para cada aluno registrar a letra que o colega representou com gesto em suas costas. O aluno poderá fazer o registro escrito da letra, bem como falar o nome da letra. Depois, de quatro ou cinco letras sorteadas os alunos da dupla poderão trocar de posição, em que, o que estava fazendo o gesto da letra nas costas do colega passará a escrever e falar a letra que será feita em suas costas pelo outro colega.

Agora, providencie dois dados de seis faces, sendo um contendo em suas faces apenas as vogais e o outro seis consoantes. Organize a turma em uma roda de conversa e explique que você irá lançar os dados e os alunos poderão formar palavras com cada letra ou mesmo com a sílaba formada a partir da junção da consoante com a vogal. Você poderá registrar cada palavra em uma cartolina e afixá-la no mural da sala de aula.

Atividade 2

Professor, providencie o livro da Turma da Mônica sugerido abaixo e faça um momento de Contação de História para a turma.

Fonte: SOUSA, Mauricio De; PORTO, Cri. ABC: Turma da Mônica. São Paulo: FTD, 2004.

Agora, organize-os em grupos de quatro ou cinco participantes e distribua pedaços de barbante, palitos de picolé, folhas de papel em branco e cola. Solicite que cada grupo represente com o barbante e os palitos letras do alfabeto. Para isso, será necessário distribuir as letras do alfabeto para os grupos de forma que cada um fique com letras diferentes das dos outros grupos para representar. Depois, construa com a turma um mural afixando as letras confeccionadas por eles. A turma poderá colocar as letras em ordem alfabética no momento de afixá-las. Professor, é importante conversar com a turma que o alfabeto brasileiro atual é formado por vinte e seis letras, incluindo as letras "K, Y, W".

Em seguida, organize a turma em duplas, leve-as ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo:

Fonte: http://www.ienh.com.br/download/ATIVIDADES_ALFABETO/livro/livro/alfabeto1.htm 

Professor, auxilie os alunos na leitura de cada palavra que corresponde a cada letra do alfabeto. Depois, a turma poderá fazer a seguinte atividade:

Legal! Hoje descobrimos uma palavra para cada letra do alfabeto. Agora, complete a tabela abaixo de acordo com o que você aprendeu!

LETRA

PALAVRA

DESENHO

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

X

Z

Depois de todos terminarem a atividade, propicie um momento para que possam socializar os registros com a turma.

Atividade 3

Professor, para facilitar a organização, coloque os alunos em duplas e leve-os para o Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio abaixo, e auxilie a turma na leitura da História em Quadrinhos da Turma da Mônica sugerida abaixo:

Fonte: http://www.monica.com.br/comics/dicionario/welcome.htm 

A partir da história, os alunos poderão perceber a função de um dicionário, o qual auxilia na compreensão dos significados de determinadas palavras.

Agora, distribua para cada aluno um total de vinte e sete folhas de papel em branco, você poderá encadernar ou mesmo grampear as folhas de cada um. Explique para a turma que a atividade é construir um dicionário. Para isso, sugerimos que você leve para a sala de aula alguns dicionários e possibilite um momento em que os alunos observem como o mesmo é organizado. Depois do momento de observação converse com a turma sobre a importância da ordem alfabética na organização do dicionário. Em seguida explique para a turma que o dicionário construído por eles deverá ser organizado na ordem alfabética e por isso, deverão utilizar a primeira folha para construir uma capa para representar o dicionário. Na capa deverá conter o nome do aluno, da escola e do professor, bem como um título que poderá ser escolhido pela turma através de uma votação.

Depois, os alunos deverão colocar em ordem alfabética, as vinte e seis letras do nosso alfabeto, utilizando a parte superior de cada folha. Assim, a cada dia na sala de aula a turma poderá escrever novas palavras que descobrirem. É importante que os alunos escrevam a palavra, o seu significado e que façam um desenho para representá-la.

Ao final de um semestre ou mesmo do ano, a turma poderá fazer uma tarde de autógrafos com os familiares para o lançamento do livro do dicionário da turma. Para isso, confeccione os convites com os alunos e organize todo o momento com a turma.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática alfabeto, acesse o sítio: http://www.alfabetosemamarras.org/ 

Avaliação

Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para percebermos o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreendermos o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervirmos de acordo com as suas necessidades.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vania , Taieka Takahashi Gimenes Profa , São Paulo - disse:
    vaniaesper@yahoo.com.br

    20/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito meeesmo da idéia. bom saber que podemos contar com esta super ajuda. Obrigadissimo!!!!


  • JUSSARA OLIVEIRA, Creche Centro Infantil União , Minas Gerais - disse:
    oliveira.jussara10@yahoo.com

    09/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente o conteúdo da aula.Exatamente o q procurava. Preciso tbm de atividades q trabalham a matematica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.