Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cuidando do meu corpo

 

12/04/2011

Autor e Coautor(es)
Leticia Bruna Bonato
imagem do usuário

MONTE CARLO - SC EEB MARINO PISANI

Leticia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Conscientizar os alunos quanto aos cuidados com nosso corpo (cabelos, unhas, dentes...);

* Aprender cuidados básicos de higiene;

* Discutir a importância de tomar banho;

*Trabalhar os hábitos de higiene;

*Compreender de que forma a falta de higiene pode causar mal à saúde.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Etapas das atividades :

Existem algumas diferenças entre homens e mulheres, mas será que na hora da higiene essas diferenças existem?

De que forma a falta de higiene pode causar mal a nossa saúde. Será que as mulheres tem mais atenção com a higiene pessoal do que os homens?

Todos devemos cuidar da nossa higiene pois a falta dessa poderá causar malefícios para nossa saúde.

Agora que todos já sabem os cuidados básicos de higiene que devemos ter com nosso corpo, vamos colocar em prática o que aprendemos.

                1) Vamos trazer para a escola: bonecas, banheiras, produtos de higiene pessoal (sabonete, shampoo, etc), toalhas e daremos um banho em nossos brinquedos. Usando tudo o que se                aprendeu sobre a higiene do corpo.

2)      Pedir para que os alunos desenhem produtos que representem cuidados com a higiene pessoal. Após desenharem cada um deverá recortar os desenhos e juntos vamos montar um painel de produto de higiene. Podemos trabalhar os cuidados parte por parte do corpo.

3)      Construir uma história em quadrinhos baseada nos cuidados com o corpo- higiene pessoal;

Também serão discutidos aspectos tais como:

- Qual a melhor maneira de limpar as orelhas? Com meus ouvidos eu... Conversar sobre a audição.

- Como devo conservar meus pés e unhas? Por quê? Vamos conversar sobre o tato... Com meus pés e mãos posso sentir...

- Como devo cuidar de minhas roupas?             

- Que cuidados devo ter com meu cabelo? O que é piolho?                           

 -Como cuidar de minha boca?

Sabe quem mais sofre com a sujeira? Seus poros! mas para que seu corpo fique bem limpo, não precisa demorar muito no chuveiro, uma boa passada de esponja com sabonete em todo o corpo é suficiente para botar pra correr muitos micróbios. Devemos ter cuidados básicos com nosso corpo, pois é de fundamental importância para nossa saúde. Não devemos esquecer de, tomar banho todos os dias, escovar os dentes ao se levantar, antes de dormir e após as refeições, manter nossas unhas e cabelos sempre cortados, lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro e manter nossa orelha bem limpa.        

 Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal. Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.

            Na Sala de Tecnologia da Escola realizaremos as seguintes pesquisas (a turma será dividida em grupos onde cada grupo terá um tema para pesquisar):

-  O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?

-  Que cuidados deverei ter com meus cabelos, unhas e dentes?

- Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?

- Como devo conservar os meus pés? Por que?

-  Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?

Após ter sido realizada a pesquisa cada grupo demonstrará para a turma o que conseguiu aprender com a sua pesquisa.

Depois de uma breve discussão, cada grupo receberá revistas, jornais para recortarem figuras relacionadas à sua pesquisa e então confeccionar um cartaz demonstrando informações sobre o cuidado com o nosso corpo.

A próxima atividade será escrever poemas sobre o assunto. Cada aluno fará um poema sobre o assunto que o seu grupo pesquisou.

A próxima proposta será a produção de uma pequena peça teatral com cada grupo sobre o tema pesquisado.

 

Sugestões de atividades para imprimir:

-         http://cantinhodassugestoes.blogspot.com/2009/10/higiene-do-corpo-3.html

-         Sugestão de vídeo aula sobre higiene do corpo:

http://www.slideshare.net/Cleidiomar/planejando-uma-atividade-com-hipertexto-e-internet

 

Atividades extras:

Texto:

Banho

A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.

            Atividade: Após a leitura do texto a atividade proposta é de realizar uma exposição de produtos de limpeza em geral.

 

Texto

Roupas

O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.


Atividade:


- Utilizar cartazes ou murais para mostrar hábitos de higiene, produtos de higiene em geral, tipos de roupas que usamos de acordo com a temperatura.

- Mostrar a importância do sol na higiene da roupa.

- Destacar a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas sujas.

- Mostrar a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos,correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,espinhos, pedras, etc.

- Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão,lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.

- Realizar exposição de recortes de revista que retratem os diversos tipos de roupas e quais as mais usadas.

 

Texto

Dentes

Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. Existe a necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, pelo fato de que o dente de leite estragado pode prejudicar os novos dentes que virão.

Atividade:

-         Destacar os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a si e aos outros pelo mau hálito através de desenhos sobre o assunto.

 

 

           

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação: Dar-se-á desde o início da atividade até chegar ao produto final. Esta relacionada com o grau de interesse, participação, emprenho durante os debates e realização das atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.