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Conceituando os jogos e as brincadeiras populares

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Compreender o conceito de jogos populares;

§  Elencar os jogos populares mais conhecidos pela turma;

§  Vivenciar as formas tradicionalmente conhecidas de alguns jogos populares;

§  Reconhecer a possibilidade de criação e recriação dos jogos e brincadeiras populares.  

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessário conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Iniciar a aula fazendo os seguintes questionamentos à turma: O que são jogos e brincadeiras populares? Quais são as características dos jogos e brincadeiras populares?  

Após as respostas dadas pela turma, propor a seguinte brincadeira:

Divididos em dois grupos, cada um terá a tarefa de, no menor tempo possível, montar um conceito para jogos populares. Para tal, serão distribuídos (para cada grupo) pequenos pedaços de papel com fragmentos de frases que compõem o conceito de jogos populares. O grupo deverá organizar estes fragmentos dando sentido ao texto.

e modificadas sempre que necessário.

Nestes jogos não existem regras fixas,

Para brincar não são necessários materiais ou espaços específicos

elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando

criados pelas pessoas ao longo do tempo

passando de geração para geração

Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são

podemos brincar em qualquer lugar

Conceito de jogos populares na íntegra:

Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. Para brincar não são necessários materiais ou espaços específicos, podemos brincar em qualquer lugar. Os jogos populares fazem parte da cultura.   

Após a finalização da tarefa, o professor deverá fazer, junto com a turma, uma leitura coletiva do conceito de jogos populares e reiterar os elementos centrais que caracterizam esta prática.           

ATIVIDADE 2

Nesta atividade, a turma se dividirá em grupos de mais ou menos cinco crianças. Cada grupo terá a tarefa de montar uma lista das brincadeiras populares que eles conhecem. Após a montagem desta lista, a turma será reunida novamente e um representante de cada grupo apresentará as brincadeiras levantadas. Neste momento da aula, as brincadeiras diferentes e desconhecidas deverão ser explicadas para a turma. No entanto, algumas brincadeiras bastante conhecidas na nossa cultura deverão surgir em todas as listas. Dentre elas, podemos destacar a queimada, o pique bandeira, os piques e a amarelinha.

ATIVIDADE 3

Nesta atividade, a proposta é que a turma vivencie as brincadeiras que mais apareceram nas listas.

Amarelinha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha  (Acesso em 13/12/2010)

Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e seguintes, repetindo todo processo. Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.

Pique-pega

http://diversoesdodudu.blogspot.com/ (Acesso em 13/12/2010)

Pode ser jogado por um número ilimitado de jogadores  O jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Os jogadores são pegos em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador.

Pique bandeira

http://cultoupop.com/como-brincar-de-pique-bandeira.html (Acesso em 13/12/2010)

O jogo tem como objetivo fazer com que as equipes tracem estratégias para pegar a bandeira no campo do time adversário. O local da brincadeira pode ser uma quadra, campo ou até mesmo uma rua sem trânsito. O material necessário são duas bandeiras (ou algum outro objeto que simbolize a bandeira) e algo para desenhar o campo dos dois times. Para pegar a bandeira do outro time, os jogadores devem atravessar seu campo correndo, tomando cuidado para não serem pegos pelos seus adversários. Caso isso ocorra, o jogador capturado ficará “colado”, até que os jogadores do seu time consigam tocá-lo e libertá-lo. Além de tentar pegar a bandeira adversária, o time também tem que se preocupar em proteger sua própria bandeira, para que não seja roubada. Ganha o time que conseguir pegar a bandeira adversária e levar para o seu próprio campo. 

Queimada

http://bebe.abril.com.br/canais/dican/velhas-novas-brincadeiras-queimada.php (Acesso em 13/12/2010)

Tudo o que se precisa é de um espaço retangular, uma bola e dois times. O campo é dividido em duas partes. Nos extremos de cada lado, fica um espaço que é chamado de cemitério. Este é o lugar onde os jogadores ‘queimados’ de cada time vão. Depois de divididos os times e tirada a sorte para saber quem começa com a bola, é dado o sinal. Um jogador do time que está com a posse da bola deve arremessá-la para tentar atingir um dos adversários, ou seja, ‘queimá-lo’. Se este conseguir agarrar a bola com as mãos, ele se livra do cemitério e a situação se inverte. Caso a bola atinja o seu corpo sem ter tocado o chão, ele está queimado. Cada queimado é mandado para o cemitério e passa a ser um colaborador da sua própria equipe a partir da segunda jogada. O objetivo é liquidar a outra equipe e fazer de todos os integrantes prisioneiros.

Garrafão

Imagenm do arquivo pessoal do CA João XXIII

Traça-se um garrafão de boca dupla. Os jogadores ficam dentro do garrafão. O pegador sai do “pique” (ou da “mancha”) e corre para o garrafão. Ao sair da proximidade do pegador, as demais crianças saltam para fora do garrafão, mas agora devem ficar saltitando num pé só. O pegador fica dentro do garrafão. As crianças de fora tentam entrar no garrafão por uma das bocas, e, se isso acontecer, poderão por os dois pés no chão. O pegador procura proteger as entradas do garrafão, e ao mesmo tempo prepara-se para pegar os demais jogadores do lado de fora. Entretanto, só poderá fazê-lo de duas formas: A) por salto - o pegador toma impulsão dentro do garrafão e salta (“dá um vôo”) para tocar uma das crianças de fora, sem tocar antes o solo; B) por velocidade - o pegador sai correndo por uma das bocas do garrafão e procura tocar uma das crianças de fora, que tenta fugir em direção à boca do garrafão ou ao pique. O jogador que for pego, ou que colocar os dois pés no chão fora do garrafão, deve imediatamente fugir para o pique. Se for alcançado é “malhado” (leva cascudo) até alcançar o pique. Quem for pego será o pegador da próxima rodada.

Após a experimentação das brincadeiras acima relacionadas, o professor questionará à turma se todos sempre brincaram desta forma ou se conhecem outras formas de brincar destes mesmos jogos! Destacar então que, como os jogos populares não possuem regras fixas e são criados pelas pessoas a partir de seus interesses e necessidades, iremos, nas próximas aulas recriar estas brincadeiras, inventando novas regras e formas de jogar. Nossa tarefa será importante pois estaremos contribuindo para que o acevo cultural das formas de brincar seja cada vez mais ampliado.

Recursos Complementares
Avaliação

Escreva um texto de pelo menos uma lauda, explicando o que você aprendeu sobre jogos e brincadeiras populares. Neste texto você deverá destacar: O que são os jogos populares? Quais são suas características?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 8/11 - 72.73%
  • Quatro estrelas 2/11 - 18.18%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
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