12/01/2011
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
§ Compreender o conceito de jogos populares;
§ Elencar os jogos populares mais conhecidos pela turma;
§ Vivenciar as formas tradicionalmente conhecidas de alguns jogos populares;
§ Reconhecer a possibilidade de criação e recriação dos jogos e brincadeiras populares.
Não são necessário conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula fazendo os seguintes questionamentos à turma: O que são jogos e brincadeiras populares? Quais são as características dos jogos e brincadeiras populares?
Após as respostas dadas pela turma, propor a seguinte brincadeira:
Divididos em dois grupos, cada um terá a tarefa de, no menor tempo possível, montar um conceito para jogos populares. Para tal, serão distribuídos (para cada grupo) pequenos pedaços de papel com fragmentos de frases que compõem o conceito de jogos populares. O grupo deverá organizar estes fragmentos dando sentido ao texto.
e modificadas sempre que necessário. |
Nestes jogos não existem regras fixas, |
Para brincar não são necessários materiais ou espaços específicos |
elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando |
criados pelas pessoas ao longo do tempo |
passando de geração para geração |
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são |
podemos brincar em qualquer lugar |
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. Para brincar não são necessários materiais ou espaços específicos, podemos brincar em qualquer lugar. Os jogos populares fazem parte da cultura.
Após a finalização da tarefa, o professor deverá fazer, junto com a turma, uma leitura coletiva do conceito de jogos populares e reiterar os elementos centrais que caracterizam esta prática.
Nesta atividade, a turma se dividirá em grupos de mais ou menos cinco crianças. Cada grupo terá a tarefa de montar uma lista das brincadeiras populares que eles conhecem. Após a montagem desta lista, a turma será reunida novamente e um representante de cada grupo apresentará as brincadeiras levantadas. Neste momento da aula, as brincadeiras diferentes e desconhecidas deverão ser explicadas para a turma. No entanto, algumas brincadeiras bastante conhecidas na nossa cultura deverão surgir em todas as listas. Dentre elas, podemos destacar a queimada, o pique bandeira, os piques e a amarelinha.
Nesta atividade, a proposta é que a turma vivencie as brincadeiras que mais apareceram nas listas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha (Acesso em 13/12/2010)
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e seguintes, repetindo todo processo. Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
http://diversoesdodudu.blogspot.com/ (Acesso em 13/12/2010)
Pode ser jogado por um número ilimitado de jogadores O jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Os jogadores são pegos em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador.
http://cultoupop.com/como-brincar-de-pique-bandeira.html (Acesso em 13/12/2010)
O jogo tem como objetivo fazer com que as equipes tracem estratégias para pegar a bandeira no campo do time adversário. O local da brincadeira pode ser uma quadra, campo ou até mesmo uma rua sem trânsito. O material necessário são duas bandeiras (ou algum outro objeto que simbolize a bandeira) e algo para desenhar o campo dos dois times. Para pegar a bandeira do outro time, os jogadores devem atravessar seu campo correndo, tomando cuidado para não serem pegos pelos seus adversários. Caso isso ocorra, o jogador capturado ficará “colado”, até que os jogadores do seu time consigam tocá-lo e libertá-lo. Além de tentar pegar a bandeira adversária, o time também tem que se preocupar em proteger sua própria bandeira, para que não seja roubada. Ganha o time que conseguir pegar a bandeira adversária e levar para o seu próprio campo.
http://bebe.abril.com.br/canais/dican/velhas-novas-brincadeiras-queimada.php (Acesso em 13/12/2010)
Tudo o que se precisa é de um espaço retangular, uma bola e dois times. O campo é dividido em duas partes. Nos extremos de cada lado, fica um espaço que é chamado de cemitério. Este é o lugar onde os jogadores ‘queimados’ de cada time vão. Depois de divididos os times e tirada a sorte para saber quem começa com a bola, é dado o sinal. Um jogador do time que está com a posse da bola deve arremessá-la para tentar atingir um dos adversários, ou seja, ‘queimá-lo’. Se este conseguir agarrar a bola com as mãos, ele se livra do cemitério e a situação se inverte. Caso a bola atinja o seu corpo sem ter tocado o chão, ele está queimado. Cada queimado é mandado para o cemitério e passa a ser um colaborador da sua própria equipe a partir da segunda jogada. O objetivo é liquidar a outra equipe e fazer de todos os integrantes prisioneiros.
Imagenm do arquivo pessoal do CA João XXIII
Traça-se um garrafão de boca dupla. Os jogadores ficam dentro do garrafão. O pegador sai do “pique” (ou da “mancha”) e corre para o garrafão. Ao sair da proximidade do pegador, as demais crianças saltam para fora do garrafão, mas agora devem ficar saltitando num pé só. O pegador fica dentro do garrafão. As crianças de fora tentam entrar no garrafão por uma das bocas, e, se isso acontecer, poderão por os dois pés no chão. O pegador procura proteger as entradas do garrafão, e ao mesmo tempo prepara-se para pegar os demais jogadores do lado de fora. Entretanto, só poderá fazê-lo de duas formas: A) por salto - o pegador toma impulsão dentro do garrafão e salta (“dá um vôo”) para tocar uma das crianças de fora, sem tocar antes o solo; B) por velocidade - o pegador sai correndo por uma das bocas do garrafão e procura tocar uma das crianças de fora, que tenta fugir em direção à boca do garrafão ou ao pique. O jogador que for pego, ou que colocar os dois pés no chão fora do garrafão, deve imediatamente fugir para o pique. Se for alcançado é “malhado” (leva cascudo) até alcançar o pique. Quem for pego será o pegador da próxima rodada.
Após a experimentação das brincadeiras acima relacionadas, o professor questionará à turma se todos sempre brincaram desta forma ou se conhecem outras formas de brincar destes mesmos jogos! Destacar então que, como os jogos populares não possuem regras fixas e são criados pelas pessoas a partir de seus interesses e necessidades, iremos, nas próximas aulas recriar estas brincadeiras, inventando novas regras e formas de jogar. Nossa tarefa será importante pois estaremos contribuindo para que o acevo cultural das formas de brincar seja cada vez mais ampliado.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
Acesso em 15/12/2010.
Escreva um texto de pelo menos uma lauda, explicando o que você aprendeu sobre jogos e brincadeiras populares. Neste texto você deverá destacar: O que são os jogos populares? Quais são suas características?
Quatro estrelas 11 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/08/2013
Quatro estrelasEu, adorei o conteúdo dos jogos populares, mais ficou fantando história de cada jogo.
09/08/2013
Cinco estrelasAchei muito rica esta proposta, resgata a nossa cultura e a várias formas do brincar.
17/04/2013
Cinco estrelasadorei
26/07/2012
Cinco estrelaseu queria saber quas as brincadeiras que nos brincamos na sala de aula quando esta chovendo?
16/05/2012
Uma estrelagostei d+
26/04/2012
Cinco estrelasnossa! essa pág eh ótima.Encontrei o q precisava
18/03/2012
Cinco estrelasmuito bom
08/03/2012
Cinco estrelasissoe otimo dimais!!!
06/09/2011
Cinco estrelasesse programa tem coisas muito boa
30/07/2011
Quatro estrelasAmei! Sequência didática bem feitinha! Bjus, LeLe:)
28/03/2011
Cinco estrelasisso é muito legal