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Animais: Todos os filhotes, ao nascerem, são parecidos com seus pais? De lagarta a borboleta.

 

20/06/2012

Autor e Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber que nem todos os animais, quando nascem são parecidos com seus pais. Para ficarem parecidos precisam passar pelo processo de metamorfose.

Compreender o processo de metamorfose de uma borboleta.

Duração das atividades
As atividades deverão ser realizadas ao longo de três dias, com aproximadamente, 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1: Como são os filhotes ao nascer?

1. O professor deverá fazer a leitura da história: A vaca que botou um ovo, de Andy Cutbill, Editora Salamandra. A história relata que a vaca Mimosa se sentia muito triste porque não tinha nada de especial. Suas amigas, as galinhas, resolveram então ajuda-la a se sentir mais feliz. Numa bela manhã, Mimosa acordou e descobriu que havia botado um ovo. A demais vacas da fazenda não acreditaram que aquele ovo fora botado por ela e aguardaram ansiosamente que o ovo chocasse, para ver se dele sairia um bezerro. Quando o ovo abriu, dele saiu um pintinho, fazendo com que as demais vacas afirmassem que aquele filhote não era de Mimosa. No entanto, o pintinho abriu a boca e soltou um mugido bem forte.

Fonte da Imagem: http://www.moderna.com.br/institucional/

 

2. Após a leitura, em uma roda de conversa, o professor deverá promover um debate, com os alunos, acerca da história. Para isso poderá questionar-lhes:

- Sobre o que fala a história?

- Por que as outras vacas duvidaram que aquele ovo não era da vaca?

- As vaca botam ovos?

- No mundo animal, que animais vocês conhecem que botam ovo?

- E como nascem os filhotes das vacas?

- Como se chama o filhote da vaca?

- O filhote da vaca, ao nascer, é parecido com ela?

- E o pintinho se parece com a vaca? Com que animal se parece o pintinho?

- Será que realmente aquele pintinho poderia ser filho da vaca Mimosa, ou será que foi uma maneira que as galinhas encontraram de deixar Mimosa feliz?

 

3. Como forma de esclarecer estas perguntas, será feita uma pesquisa sobre como os filhotes de galinha (aves) e vaca (mamíferos) nascem. Se ao nascerem são parecido com seus pais. As informações adquiridas deverão ser sistematizadas em um cartaz coletivo, por meio de desenhos das crianças.

 

*Como sugestão de livros para a pesquisa, poderão consultar os seguintes livros:

- MAYNARD, C. Os filhotes. Editora Globo.

- BÉDOYÈRE, C. de la. De ovo a galinha. Coleção Ciclos de Vida. Ed. Zastras.

- ROYSTON, A. Como os bichos crescem: Pato. Editora Girassol.

- ROYSTON, A. Como os bichos crescem: Cachorro.Editora Girassol.

- HERRBACH, S.; HÉDELIN, P. Le grand livre animé des bebés animaux. Ed. Milan Jeunesse.

- BRIN, A.; VALLADARES, L. Mon Encyclo des petites bébés animaux. Ed. Milan Jeunesse.

 

4. É importante que ao longo da pesquisa e das discussões em sala, os alunos percebam que a história: A vaca que botou um ovo é ficção. No contexto real, tanto a vaca, quanto a galinha geram seres semelhantes a si. Isso será necessário para a introdução do ciclo de vida da borboleta.

 

ATIVIDADE 2: Todos os filhotes, ao nascer, são parecidos com seus pais?

1. Retomando as informações da atividade 1, este segundo momento deverá ser iniciado com as seguintes questões:

- Todos os filhotes, ao nascerem, são parecidos com seus pais?

- Vocês conhecem algum animal que, ao nascer, é bem diferente de seus pais?

- Que animais, ao nascerem, são parecidos com os pais? E quais são diferentes?

- Como será o filhote da borboleta? E o da lagarta?

 

2. As hipóteses das crianças deverão ser registradas em um cartaz.

 

 

Animais

Parecem com os pais

Não parecem com os pais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Em seguida o professor apresentará o clip da música: Cocoricó: Metamorfose, de Hélio Zizkind, que poderá ser feito download no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=8cQ8lBi5ask

 

4. Ao termino do clip, o professor retomará as hipóteses dos alunos, as quais serão confirmadas ou refutadas. Para isso ele poderá levar livros e fotografias para uma melhor compreensão da temática. No caso da borboleta, deverá relembrar a música, para responder a questão: “Como será o filhote da borboleta? E o da lagarta?”. É importante que, no transcorrer dessa atividade, fique claro para os alunos que a borboleta e a lagarta são o mesmo animal. Que a borboleta coloca seus ovos e deles nascem a lagarta, que para se transformar em borboleta precisará passar por uma metamorfose.

 

5. De modo a sistematizar o conhecimento, o professor poderá ler algumas histórias sobre a metamorfose e passar outros vídeos.

*Como sugestão:

a) Livros:

- HOOD, S. Lagarta na primavera, borboleta no verão. Ed. Caramelo.

- LING, M. Como os bichos crescem: Borboleta. Editora Girassol.

- BÉDOYÈRE, C. de la. De lagarta a borboleta. Coleção Ciclos de Vida. Ed. Zastras.

- ROSS, T.; WILLIS, J.  A promessa do girino. Ed.Ática

 

b) Vídeos:

http://natgeotv.com/ca/great-migrations/videos/growing-up-butterfly

http://www.youtube.com/watch?v=mQOFh1exp3A

http://www.cookie.com/kids/video/H-k_tiSNSZ0.html

 

6. Para finalizar a atividade, o professor, proporá a confecção de um biombo com dobraduras, das etapas do processo de metamorfose.

* Para isso será necessário:

- 4 pedaços de papelão com cerca de 30 x 30 cm, cada.

- Papel color set, para encapar os papelões dos dois lados.

- Fita crepe, para o acabamento das bordas.

- Papel dobradura de várias cores.

- Cola branca.

 

Links das dobraduras:

a) Borboletas:

http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=108 (a borboleta consistirá na junção, pela base, de duas flores de tulipa)

http://en.origami-club.com/bug/buttefly2/index.html

b) Lagarta:

http://en.origami-club.com/bug/cabbageworm/index.html

c) Casulo:

Será utilizado o mesma dobradura da lagarta, sem porém, desenhar os olhos.

http://en.origami-club.com/bug/cabbageworm/index.html

d) Ovos da borboleta:

http://en.origami-club.com/abc/o/o/index.htm

 

Fonte da Imagem: Produção de Débora Alfaro

 

 

ATIVIDADE 3: Observando o desenvolvimento da borboleta

1. O professor solicitará aos alunos, que, com a ajuda de seus pais, encontrem e tragam para a escola algumas lagartas para montarem um viveiro e observarem seu desenvolvimento e metamorfose.

 

2. Este viveiro poderá ser feito em um aquário, contendo terra e algumas plantas para que as lagartas possam se alimentar.

 

3. Montado o viveiro, os alunos deverão observá-lo todos os dias, registrando cada mudança ocorrida na lagarta/ borboleta por meio de desenhos, que deverão conter as datas dos acontecimentos.

 

4. Com o nascimento das borboletas, o professor deverá, junto com os alunos, fazerem uma visita a um parque da cidade ou jardim, para soltá-las.

 

5. Com os desenhos que serviram de registro, será confeccionado um livro sobre as observações do experimento referente à metamorfose da borboleta.

Recursos Complementares

 

a) Livros sobre o ensino de ciências para Educação Infantil:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Livros para pesquisa sobre borboletas:

- Insetos. Coleção: Maravilhas da Natureza. Autora: Penelope York, Ed. Girassol.

- Borboletas e Mariposas. Coleção Aventura Visual. Ed. Globo.

- Como? Onde? Por que? Ed. Girassol.

 

c) Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=hnYFIYOVd-I&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Gr88LoMPD80

http://www.youtube.com/watch?v=GeLzhSaJ7vw&feature=fvsr

http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=E2HkEFWAECs

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=VPHFzHRyZ1k

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=fjduur9YyVA

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade:

1. O professor entregará para cada dupla de aluno, cartões com uma sequencia do processo de metamorfose da borboleta, solicitando que os ordene.

2. Posteriormente, eles apresentarão para a classe, explicando o que aprendeu sobre a metamorfose e como a lagarta se transforma em borboleta.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Edja Barros de Oliveira Vital, EMEF Cônego João de Deus , Paraíba - disse:
    vitaledja@hotmail.com

    27/06/2012

    Quatro estrelas

    Adorei sua aula, tenho certeza que contribuirá muito para facilitar o aprendizado dos nossos alunos.


  • Carolina Bezerra, CEI Branca de Neve educação infantil , São Paulo - disse:
    byllbezerra@gmail.com

    21/06/2012

    Cinco estrelas

    Sou professora da rede muinicípal de São Paulo,achei sua atividade muito rica e criativa.Tenho certeza que ela contribuira muito o meu dia escolar.


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