Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TV, quem tevê?

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: ·        

  • Analisar algumas produções televisivas e entender o poder da mídia; ·       
  •  Refletir criticamente sobre o conteúdo das propagandas; ·         
  • Desenvolver trabalho em equipe;
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discussão sobre: A TV educa? Que conceitos e valores a televisão passa para o público.

Estratégias e recursos da aula

Televisão, a tela que reina soberana nos lares que dita às regras de vida, de moda, de músicas, das notícias que indicam comportamentos.

Que poder é esse concedido a um aparelho tecnológico? Como ela surgiu? Ela sempre foi colorida?

Como ela faz a cabeça das pessoas?

Atividade 1

Para iniciar o debate há uma animação no Portal do Professor, que explica algumas destas questões:  

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1245

 

Depois que os alunos assistirem a animação, lance a questão a TV educa?

Ouça os diferentes pontos de vista e estimule a reflexão.

 

Atividade 2

Apresente a música Televisão dos Titãs como mais um elemento de análise e experimentação de diferentes linguagens como fonte de pesquisa.

Televisão Titãs Composição: Marcelo Fromer / Tony Belotto / Arnaldo Antunes

A Televisão

Me deixou burro

Muito burro demais

Oi! Oi! Oi!

Agora todas coisas

Que eu penso

Me parecem iguais

Oi! Oi! Oi!...   

O sorvete me deixou gripado

Pelo resto da vida

E agora toda noite

Quando deito É boa noite, querida....   

Oh! Cride, fala prá mãe

Que eu nunca li num livro

Que o espirro

Fosse um vírus sem cura

Vê se me entende

 Pelo menas uma vez Criatura!

Oh! Cride, fala prá mãe!...   

A mãe diz prá eu fazer

Alguma coisa

Mas eu não faço nada

Oi! Oi! Oi!

A luz do sol me incomoda

Então deixa

A cortina fechada

Oi! Oi! Oi!   

É que a televisão

Me deixou burro

Muito burro demais

E agora eu vivo

Dentro dessa jaula

Junto dos animais...   

Oh! Cride, fala prá mãe

Que tudo que a antena captar

Meu coração captura

Vê se me entende

 Pelo menos uma vez Criatura!

Oh! Cride, fala prá mãe!...   

A mãe diz prá eu fazer

Alguma coisa

Mas eu não faço nada

Oi! Oi! Oi!

 A luz do sol me incomoda

 Então deixa

A cortina fechada

Oi! Oi! Oi!...   

É que a televisão

Me deixou burro

Muito burro demais

 E agora eu vivo

Dentro dessa jaula Junto dos animais...   

E eu digo:

Oh! Cride, fala prá mãe

Que tudo que a antena captar

Meu coração captura

Vê se me entende

Pelo menos uma vez

Criatura!

Oh! Cride, fala prá mãe...

 

Atividade3

 

Na sequência apresente o programa de Rádio da TV Brasil disponível no Portal do Professor.

Retome o debate após a exibição do programa e verifique quais argumentos foram fortalecidos e quais caíram por terra perante o depoimento do sociólogo Laurindo Filho.

 

Atividade 4

 Proponha um seminário em grupo no qual os alunos deverão fazer críticas à televisão e ao seu poder perante aos telespectadores.

Divida a classe em grupos. Metade dos grupos deverá explorar o que há televisão tem de muito ruim e os outros grupos deverão procurar programas que estimulam a crítica e a inteligência. Os alunos deverão utilizar técnicas e linguagens diferentes para passarem suas mensagens.

Podem usar apresentações, vídeos elaborados no Movie Maker. Podem fazer seleções e analisarem trechos de programas, fazer paródias dos programas e em seguida um debate, ou ainda criar um repente, uma fotonovela crítica um programa de humor, um jornal, uma novela, ou que a imaginação dos alunos apresentar.  

 

Atividade 5

Durante a apresentação dos seminários debata sobre a ótica escolhida pelos alunos.

Filme a apresentação dos alunos e transforme isso em mais um elemento avaliativo.  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a televisão? Vídeo
A TV educa? Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

Identifique a consistência e a evolução dos argumentos;

Peça que os alunos façam uma dissertação sobre o tema, contemplando suas descobertas durante as atividades;

Atente para a execução da produção, bem como o trabalho em equipe, bem como a capacidade de comunicarem suas opiniões.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Claudecir Barbosa da Silva, Faccat , Rio Grande do Sul - disse:
    claudecirlaubel@bol.com.br

    03/11/2013

    Cinco estrelas

    Legal! Sou professor de sociologia e vou me deliciar com o site todo. Parabéns a todos e todas.


  • Alessandro Ortega, Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade , Mato Grosso do Sul - disse:
    aleantonialli@hotmail.com

    29/04/2011

    Quatro estrelas

    Olá! Gostei muito sobre a ideia da referida aula. Acredito que terei êxito em minhas salas de aula, principalmente em se tratando de tema polêmico como "A TV educa?" Parabéns!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.