Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circo na escola: conhecendo figuras acrobáticas

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar figuras acrobáticas presentes no cotidiano das práticas circenses.

Comparar essas figuras acrobáticas com técnicas utilizadas em outras práticas corporais.

Selecionar algumas figuras acrobáticas para a prática nas aulas de educação física.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as modalidades da prática circense.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: 

Caro professor, inicie a aula com uma rápida revisão sobre os conhecimentos da turma sobre as modalidades circenses. As categorias por ações motoras são:

1) acrobacias;

2) manipulação;

3) equilíbrio;

4) encenação.

Peça para a turma indicar exemplos de atividades do universo do circo que trabalhem as diferentes ações motoras destacadas. Informe à turma que nessa aula o foco será nas atividades acrobáticas.

Dica: Professor, para mais informações sobre o ensino das práticas circenses na escola ver:

1) Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades Circenses

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=63&path[]=71   

http://www.bortoleto.com/circo/comentarios-sobre-o-circo-e-sua-historia?lang=pt    

Inicie um diagnóstico com os conhecimentos da turma sobre o conceito de acrobacia.

1) O que é acrobacia?

2) Quais suas diferentes formas?

3) Quais atividades circenses apresentam as técnicas de acrobacia?

4) Indique outras atividades corporais (esportivas ou não) que utilizam elementos acrobáticos.

Estimule os alunos a relatarem seus conhecimentos. Nesse momento reforce a participação e faça um amplo diagnóstico dos conhecimentos. Pergunte se algum aluno já realizou atividade de acrobacia. Peça para que relate para os colegas a sua inserção no meio e as sensações vividas.   

Atividade 2: 

Essa atividade deverá ser realizada no laboratório de informática da escola. Terminado o primeiro momento, o professor irá propor uma pesquisa objetivando ampliar o conhecimento do grupo sobre as atividades acrobáticas do circo. As mesmas perguntas elaboradas na atividade 1 serão reeditadas, porém, dessa vez, os alunos deverão apresentar os resultados da pesquisa por escrito. Indico que a atividade seja realizada individualmente ou em grupo são o número de computadores no laboratório seja insuficiente para todos os alunos.

http://blogporaqui.blogspot.com/2009/06/circo-roda-brasil.html   

1) O que é acrobacia?

2) Quais atividades circenses apresentam as técnicas de acrobacia?

3) Indique outras atividades corporais (esportivas ou não) que utilizam elementos acrobáticos.

4) Na sua opinião, quais as principais dificuldades envolvidas na prática dos elementos acrobáticos?

5) O treino de acrobacia irá aprimorar quais valências físicas dos praticantes?

http://www.acrobaciaearte.com.br/  

http://www.escolaviva.com.br/circo_acrobacias.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acrobacia  

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1176679-5604,00.html  

Ao final da pesquisa reúna os alunos para debater os principais achados na pesquisa. Estimule o debate sobre as respostas divergentes encontradas nas diferentes pesquisas. Faça uma lista no quadro negro com as diferentes atividades acrobáticas presentes nas práticas circenses, pois esse material será utilizado na parte final da aula.

Atividade 3: 

Após a pesquisa das principais atividades acrobáticas presentes no circo faça uma seleção de duas modalidades para a prática nas aulas de educação física. Reforce com os alunos a necessidade de considerar os seguintes aspectos no momento da seleção:

1) Materiais necessários para a prática da modalidade selecionada (esses materiais existem na escola ou poderão ser adquiridos?)

2) Segurança dos praticas (os alunos não são iniciados nas práticas acrobáticas e muitas atividades envolvem riscos para os praticantes quando realizadas de forma negligente ou sem a supervisão do professor)

3) Nível de dificuldade da acrobacia – indico iniciar pelas mais simples e que possam ser realizadas pela imensa maioria da turma. Algumas atividades são em grupo e trabalham elementos como: responsabilidade com a segurança do colega; confiança no grupo; trabalho coletivo em metas únicas etc.

Indico a prática:

Pirâmide

http://www.youtube.com/watch?v=w8tS7ZlKVmM  

Rolamento peixe

http://www.youtube.com/watch?v=us5saQ_HzBo&feature=related  

Parada três apoios e saída com rolo

http://www.escolaviva.com.br/circo_piramide.htm 

Recursos Complementares

Informação adicional para o professor sobre a história do circo.

http://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm 

Avaliação

Reúna os alunos ao final da aula para debater os principais pontos da aula.

1) O que é acrobacia?

2) Indique atividades circenses que utilizam elementos acrobáticos.

3) Quais as principais dificuldades na realização de acrobacias?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.