Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Ginástica: vivências e registros

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Vivenciar formas ginásticas que impliquem possibilidades de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar;

- Experimentar formas ginásticas que impliquem soluções aos problemas de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar;

- Representar formas ginásticas vivenciadas, através de uma linguagem artística.

Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula será mais significativa para as crianças se elas estiverem estudando a ginástica como tema de pesquisa.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: A aula poderá ser iniciada com um convite dos professores às crianças para a realização de vivências na escola, usando materiais emborrachados – colchonetes, rolos, túneis, escadas, trave –. Com esses objetos, o(a) professor(a) poderá propor situações para que os alunos rolem, saltem, engatinhem, subam, desçam e dêem cambalhotas.

 

Crianças vivenciando diferentes movimentos e possibilidades com o corpo. Fonte: arquivos das professoras

2° Momento: Em seguida, organizados em uma roda, o(a) professor(a) deverá encaminhar uma conversa sobre as atividades realizadas, incentivando as crianças a falarem sobre o que sentiram, o que mais gostaram e o que não gostaram de fazer. Como forma de registro, o professor deverá solicitar às crianças que representem com desenho e escrita os sentimentos vivenciados na experiência.

3° Momento: O(a) professor(a) poderá também desenvolver uma atividade no parque. Ainda na sala, as crianças deverão ser convidadas a fazer um passeio pela floresta – o parque, utilizando-se do jogo simbólico. No trajeto pela "floresta", a turma deverá ser desafiada a experimentar diversas formas ginásticas para solucionar problemas, tais como: escalar montanhas, saltar pedras para atravessar o rio, passar por pontes, subir em árvores para despistar onças... Nesse momento, o(a) professor(a) fará as intervenções que julgar necessárias referentes ao uso adequado do espaço, sobretudo em relação à descoberta e exploração dos materiais e aos cuidados que as crianças precisam ter: atentar para o(a) colega que está próximo(a), ajudando e/ou evitando acidentes; segurar-se com firmeza para não cair etc. É papel do professor(a) propiciar situações para ampliar as possibilidades das crianças e, ao mesmo tempo, zelar pela segurança e seu bem estar.

Crianças vivenciando o jogo simbolico-faz de conta “passeio pela floresta”. Fonte: arquivo das profesoras

4° Momento: O professor deve retomar com o grupo as atividades realizadas e os sentimentos despertados durante a atividade do faz de conta no parque e  solicitar que representem este momento da brincadeira, através de desenho e pintura. Depois o grupo organiza uma exposição de suas produções.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá envolver as observações e análises dos(as) professores(as) em relação:

- à realização de formas ginásticas que impliquem possibilidades de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar;

- à segurança e ousadia das crianças para utilizar os brinquedos do parque;

- aos registros gráficos: se os desenhos da figura humana apresentam novos detalhes em relação ao movimentar-se humano.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.