07/02/2011
Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Vivenciar formas ginásticas que impliquem possibilidades de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar;
- Experimentar formas ginásticas que impliquem soluções aos problemas de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar;
- Representar formas ginásticas vivenciadas, através de uma linguagem artística.
Esta aula será mais significativa para as crianças se elas estiverem estudando a ginástica como tema de pesquisa.
1° Momento: A aula poderá ser iniciada com um convite dos professores às crianças para a realização de vivências na escola, usando materiais emborrachados – colchonetes, rolos, túneis, escadas, trave –. Com esses objetos, o(a) professor(a) poderá propor situações para que os alunos rolem, saltem, engatinhem, subam, desçam e dêem cambalhotas.
2° Momento: Em seguida, organizados em uma roda, o(a) professor(a) deverá encaminhar uma conversa sobre as atividades realizadas, incentivando as crianças a falarem sobre o que sentiram, o que mais gostaram e o que não gostaram de fazer. Como forma de registro, o professor deverá solicitar às crianças que representem com desenho e escrita os sentimentos vivenciados na experiência.
3° Momento: O(a) professor(a) poderá também desenvolver uma atividade no parque. Ainda na sala, as crianças deverão ser convidadas a fazer um passeio pela floresta – o parque, utilizando-se do jogo simbólico. No trajeto pela "floresta", a turma deverá ser desafiada a experimentar diversas formas ginásticas para solucionar problemas, tais como: escalar montanhas, saltar pedras para atravessar o rio, passar por pontes, subir em árvores para despistar onças... Nesse momento, o(a) professor(a) fará as intervenções que julgar necessárias referentes ao uso adequado do espaço, sobretudo em relação à descoberta e exploração dos materiais e aos cuidados que as crianças precisam ter: atentar para o(a) colega que está próximo(a), ajudando e/ou evitando acidentes; segurar-se com firmeza para não cair etc. É papel do professor(a) propiciar situações para ampliar as possibilidades das crianças e, ao mesmo tempo, zelar pela segurança e seu bem estar.
Crianças vivenciando o jogo simbolico-faz de conta “passeio pela floresta”. Fonte: arquivo das profesoras
4° Momento: O professor deve retomar com o grupo as atividades realizadas e os sentimentos despertados durante a atividade do faz de conta no parque e solicitar que representem este momento da brincadeira, através de desenho e pintura. Depois o grupo organiza uma exposição de suas produções.
Site sobre cultura do movimento: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/pesquisa-cultura-movimento-524227.shtml
O faz de conta na educação infantil:
http://br.monografias.com/trabalhos913/crianca-pre-escolar/crianca-pre-escolar.shtml
A avaliação deverá envolver as observações e análises dos(as) professores(as) em relação:
- à realização de formas ginásticas que impliquem possibilidades de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar;
- à segurança e ousadia das crianças para utilizar os brinquedos do parque;
- aos registros gráficos: se os desenhos da figura humana apresentam novos detalhes em relação ao movimentar-se humano.
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