12/01/2011
Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Compreender a Revolta de Canudos como um movimento social ocorrido no sertão da Bahia, na Primeira República, analisando as razões que explicam o fenômeno.
Relacionar o movimento à questão da estrutura fundiária no Brasil e às condições econômicas e sociais do Brasil na Primeira República.
Refletir criticamente sobre a temática a partir do trabalho com documentos escritos e iconográficos.
Escravidão.
Brasil Império.
Atividade 1- Canudos em imagens
-
=> Professor! Em todas as atividades desta aula você poderá trabalhar em parceria com o(a) professor(a) de Geografia.
-
PARTE 1- Para motivação ao tema, reproduzir o vídeo intitulado "Arraial de Canudos", produzido por Winds Filmes Brasil.
Antes de iniciar a reprodução, solicitar aos alunos que dediquem atenção aos aspectos espaciais da sequência de imagens:
-
Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=6Td_Mp-koJA&feature=related
Música: "Bachianas Brasileiras nº 2" (Villa-Lobos)
Edição: Pedro Bersi (2007)
-
Algumas questões para debate do vídeo (registrar e responder no caderno):
-
PARTE 2- Levar para os alunos e solicitar a análise da sequência de imagens a seguir:
Documento 1
-
(clique na imagem para ampliar)
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_9ITfsgmDZwU/TN2oSdJWLpI/AAAAAAAAAjM/xtTj0FoVFlU/s320/antonio-conselheiro.gif
-
Documento 2
-
Disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-de-canudos/imagens/guerra-de-canudos-4.jpg
-
Documento 3
-
Disponível em:
http://www.girafamania.com.br/montagem/guerra-de-canudos-flavio-de-barros6.jpg
-
Documento 4
-
Disponível em:
http://geocities.ws/culturauniversalonline1/FB58.jpg
-
Documento 5
-
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Bahia_Municip_Canudos.svg/579px-Bahia_Municip_Canudos.svg.png
-
Para analisar os documentos e a sequência de documentos (registrar e responder no caderno):
-
=> Professor, recomenda-se que o segundo momento desta atividade seja a socialização das percepções dos alunos acerca das questões levantadas. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.
-
Atividade 2- Investigando a saga de Canudos
=> PROFESSOR! Esta atividade depende do uso da Internet.
Dinâmica sugerida:
-
http://canudos.portfolium.com.br/
-
No link acima, os alunos encontrarão vários sub-links.
=> Indicar os sub-links a serem usados:
-
-
-
Questões a serem respondidas na pesquisa (registrar e responder no caderno):
-
=> Recomenda-se que o segundo momento desta atividade seja a socialização das percepções dos alunos acerca das questões levantadas. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.
-
Atividade 3- Canudos hoje
Canudos é um movimento referência na luta pela terra e pela cidadania em toda história do Brasil.
Porporcionar que os alunos visitem o site do "Movimento Popular e Histórico de Canudos", por meio do link:
-
http://www.infonet.com.br/canudos/
-
Neste link, os alunos encontrarão o estatuto do movimento.
Solicitar a leitura, na íntegra, do documento "Quem somos".
Questões importantes (registrar e responder no caderno):
-
=> PROFESSOR!
Eis algumas alternativas para a socialização do conhecimento produzido durante as atividades desta aula:
=> Exitem outras possibilidades para se explorar o site "Portfolium - Laboratório de Imagens".
Assim, outros sub-links são recomendados:
-
-
-
=> Também recomendamos o link a seguir, do clipe da música "Súplica Cearense", da banda carioca O Rappa.
Este clipe reconstrói momentos da trajetória de Antônio Conselheiro e da Guerra de Canudos.
O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/03/2013
Cinco estrelasExcelente, adorei esta sequencia de aula
21/06/2012
Duas estrelasai ta as perguntas mas cade as respostas???
06/03/2012
Quatro estrelasEstas explicações foram maravilhosas agora consigo terminar o meu trabalho da fessora facil ja q td esta"certo"