Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Canudos: a luta pela terra e pela cidadania

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a Revolta de Canudos como um movimento social ocorrido no sertão da Bahia, na Primeira República, analisando as razões que explicam o fenômeno.   

Relacionar o movimento à questão da estrutura fundiária no Brasil e às condições econômicas e sociais do Brasil na Primeira República.   

Refletir criticamente sobre a temática a partir do trabalho com documentos escritos e iconográficos.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Escravidão.

Brasil Império.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Canudos em imagens

-

=> Professor! Em todas as atividades desta aula você poderá trabalhar em parceria com o(a) professor(a) de Geografia.

-

PARTE 1- Para motivação ao tema, reproduzir o vídeo intitulado "Arraial de Canudos", produzido por Winds Filmes Brasil.

Antes de iniciar a reprodução, solicitar aos alunos que dediquem atenção aos aspectos espaciais da sequência de imagens:

-

 

Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=6Td_Mp-koJA&feature=related 

Música: "Bachianas Brasileiras nº 2" (Villa-Lobos)

Edição: Pedro Bersi (2007)

-

Algumas questões para debate do vídeo (registrar e responder no caderno):

  1. Como é a paisagem vista nas fotos em sequência?
  2. Qual região brasileira esta paisagem lembra?
  3. O que será que ocorreu no lugar retratado nas imagens?
  4. Já ouviu falar na Internet, assistiu na TV ou leu sobre Canudos? Exponha.

-

PARTE 2- Levar para os alunos e solicitar a análise da sequência de imagens a seguir:

Documento 1

-

(clique na imagem para ampliar)

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_9ITfsgmDZwU/TN2oSdJWLpI/AAAAAAAAAjM/xtTj0FoVFlU/s320/antonio-conselheiro.gif 

-

Documento 2

-

Disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-de-canudos/imagens/guerra-de-canudos-4.jpg 

-

Documento 3

-

Disponível em:

http://www.girafamania.com.br/montagem/guerra-de-canudos-flavio-de-barros6.jpg 

-

Documento 4

-

Disponível em:

http://geocities.ws/culturauniversalonline1/FB58.jpg 

-

Documento 5

-

Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Bahia_Municip_Canudos.svg/579px-Bahia_Municip_Canudos.svg.png  

-

Para analisar os documentos e a sequência de documentos (registrar e responder no caderno):

  1. Na documento 1, quem será o personagem histórico representado pelo homem de cabelo e barba grandes?
  2. Pode imaginar os motivos para que as pessoas estejam seguindo-o?
  3. Descreva o que você vê no documento 3.
  4. Relacione o documento 4 ao documento 1.
  5. Relacione o documento 5 aos demais documentos.
  6. Imagine a sequência de imagens como uma sequência de fatos.

-

=> Professor, recomenda-se que o segundo momento desta atividade seja a socialização das percepções dos alunos acerca das questões levantadas. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.

Atividade 2- Investigando a saga de Canudos

=> PROFESSOR! Esta atividade depende do uso da Internet.

Dinâmica sugerida:

  • propor a pesquisa sobre o tema de Canudos.
  • indicar o site abaixo para a pesquisa.
  • recomenda-se a pesquisa individual, ou em duplas.

-

http://canudos.portfolium.com.br/ 

-

No link acima, os alunos encontrarão vários sub-links.

=> Indicar os sub-links a serem usados:

-

-

-

Questões a serem respondidas na pesquisa (registrar e responder no caderno):

  1. Quando e onde nasceu o personagem histórico Antônio Conselheiro?
  2. Quais as suas primeiras profissões?
  3. Quando e como se iniciaram as suas peregrinações? Quais os fundamentos de suas pregações?
  4. De que forma Antônio Conselheiro começou a atrair seguidores? Por que as pessoas criam nele?
  5. Por que foi duramente combatido?
  6. De que maneira a Abolição da Escravidão e a Proclamação da República foram recebidas por Antônio Conselheiro?
  7. Quais as razões levaram Conselheiro a instalar-se em Bello Monte?
  8. Por que Canudos passou a atrair um grande número de pessoas?
  9. Caracterize a presença negra (ex-escravos) em Canudos.
  10. Quais as razões para o início do conflito em Canudos?
  11. Registre os principais momentos da Guerra de Canudos.
  12. Por que Canudos pode ser considerado movimento de luta pela terra e por cidadania durante a República Velha?

-

=> Recomenda-se que o segundo momento desta atividade seja a socialização das percepções dos alunos acerca das questões levantadas. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.

-

Atividade 3- Canudos hoje

Canudos é um movimento referência na luta pela terra e pela cidadania em toda história do Brasil.

Porporcionar que os alunos visitem o site do "Movimento Popular e Histórico de Canudos", por meio do link:

-

http://www.infonet.com.br/canudos/ 

-

Neste link, os alunos encontrarão o estatuto do movimento.

Solicitar a leitura, na íntegra, do documento "Quem somos".

Questões importantes (registrar e responder no caderno):

  1. Quando, onde e em que circunstâncias o Movimento Popular e Histórico de Canudos foi criado?
  2. Os objetivos deste movimento estão de acordo com os fundamentos defendidos por Antônio Conselheiro? Justique analisando um dos objetivos do movimento.
  3. Quais os problemas enfrentados pelo movimento que são parecidos com aqueles enfrentados pela comunidade de Canudos?
  4. Quais as principais atividades desenvolvidas pelo Movimento Popular e Histórico de Canudos?

-

=> PROFESSOR!

Eis algumas alternativas para a socialização do conhecimento produzido durante as atividades desta aula:

  • exposição de fotografias com legendas e/ou sequências de fotografias.
  • elaboração de vídeo a ser postado no YouTube.
  • publicação de texto no jonal da escola.
  • apresentação na feira de iniciação científica.

Recursos Complementares

=> Exitem outras possibilidades para se explorar o site "Portfolium - Laboratório de Imagens".

Assim, outros sub-links são recomendados:

-

-

-

=> Também recomendamos o link a seguir, do clipe da música "Súplica Cearense", da banda carioca O Rappa.

Este clipe reconstrói momentos da trajetória de Antônio Conselheiro e da Guerra de Canudos.

http://www.myspace.com/video/vid/59239574 

Avaliação

O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.

E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

  • por meio da análise do vídeo e das imagens.
  • da participação nos debates e da realização da pesquisa.
  • através dos registros produzidos em todas as atividades da aula.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.