24/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
1- Descrever como é comemorado o Natal em diferentes lugares do mundo.
2- Descobrir as festas populares brasileiras que comemoram o Natal.
3- Preencher um quadro comparativo.
Domínio da leitura de pequenos textos.
1° momento:
A turma ouve a história "O bolo de Natal"- Coleção Disquinho- em CD- Warner Music Brasil Ltda.
fonte de imagem:http://bezerravideoseaudios.blogspot.com/2010/05/n11-audio-teatro-infantil-o-bolo-de.html
Síntese da história:
"Chiquinho Docelino, um pobre confeiteiro, trabalhava o dia inteiro para ganhar a vida até que um dia apareceram três anõezinhos, também pobrizinhos, se dispondo a ajudá-lo em troca de alguma comida. O bondoso confeiteiro os deixa entrar e pede a eles que o ajudem a preparar um bolo de Natal. Acontece que, com tamanho empenho dos três, o bolo cresceu demais e foi saindo pela chaminé e por todos os cantos da casa, formando uma imensa montanha, não parando mais de crescer. Tal feito chamou a atenção do rei daquele povoado que curioso foi até a casa de seu Chiquinho prová-lo. O final da história acaba sendo uma surpresa para todos e abrirá certamente o apetite das crianças na noite de Natal".
A história é contada até o momento em que o rei vai à casa do confeiteiro e ...
O professor, então, faz um levantamento de hipóteses sobre o final da história.
Somente após este levantamento, o fim da narrativa deve acontecer.
Acontece, a partir da história, uma conversa sobre o Natal.
Com esta conversa, o professor tem o conhecimento do que representa o Natal para cada aluno. Assim, os passos a seguir devem ser pautados no que eles já conhecem, no que podem conhecer e respeitando o modo como cada um realiza sua comemoração.
2° momento:
A turma dividida em grupos realiza a leitura do texto "A origem do Natal" - Coleção Magia - Ciranda Cultural - Organização Vera M.L.Silva. (Fonte da imagem scaneada).
A ORIGEM DO NATAL
O NATAL É A FESTA QUE CELEBRA O NASCIMENTO
DO MENINO JESUS.
ESTA DATA SÓ PASSOU A SER COMEMORADA NO DIA 25 DE DEZEMBRO, SÉCULO IV, POR DECRETO
DO IMPERADOR ROMANO "CONSTANTINO", APÓS SUA
CONVERSÃO SO CRISTIANISMO.
"CONSTANTINO"QUERIA QUE AS FESTAS DOS POVOS
ANTIGOS, PARA COMEMORAR
"A CHEGADA DA PRIMAVERA E A VOLTA DA LUZ
DO SOL SOB A TERRA",
ACONTECESSEM NA MESMA ÉPOCA DAS CELEBRAÇÕES DOS CRISTÃOS PELO
NASCIMENTO DO MENINO JESUS.
ENTÃO, ELE DETERMINOU QUA AS FESTAS DURARIAM
DOZE DIAS, COM INÍCIO EM 25 DE DEZEMBRO
(NASCIMENTO DE JESUS) E TÉRMINO EM 6 DE JANEIRO COM A FESTA DA ËPIFANIA"9 DIA
EM QUE OS MAGOS VISITARAM JESUS).
AO LONGO DOS ANOS, CADA POVO ADAPTOU AS
TRADIÇÕES DO NATAL À SUA PRÓPRIA CULTURA.
POR ISSO, EM CADA PARTE DO MUNDO
ENCONTRAMOS CONSTUMES DIFERENTES
PARA AS FESTAS DESTA ÉPOCA.
MAS TODAS MANTÉM O OBJETIVO ORIGINAL,
QUE É CELEBRAR O NASCIMENTO DE JESUS
COM GRANDE GRATIDÃO.
NA FINLÂNDIA, A TRADIÇÃO DIZ QUE TODOS DEVEM
VISITAR CEMITÉRIOS NA VÉSPERA DE NATAL PARA
HOMENAGEAR OS PARENTES FALECIDOS,
DEPOIS, AS FAMÍLIAS SE REÚNEM E COMEMORAM
JUNTAS COM MUITAA FESTA E ENTUSIASMO.
NA RÚSSIA, DURANTE O REGIME COMUNISTA,
AS ÁRVORES DE NATAL FORAM PROIBIDAS E
SUBSTITUÍDAS POR ÁRVORES DE "ANO NOVO".
LÁ, O NATAL É COMEMORADO COM UMA CEIA
ONDE HÁ MUITO MEL, GRÃOS E FRUTAS,
MAS AS CARNES SÃO PROIBIDAS.
NA AUSTRÁLIA, POR CAUSA DO INTENSO VERÃO, AS
FAMÍLIAS FAZEM UM PIQUE-NIQUE NA PRAIA OU NOS
PARQUES DA CIDADE E O PRATO PRINCIPAL É O "PERU".
POR SER UM PAÍS QUE MANTÉM AS TRADIÇÕES INGLESAS,
OS AUSTRALIANOS TROCAM PRESENTES NA
MANHÃ DO DIA 25.
NOS PAÍSES DA ESCANDINÁVIA, AS FESTAS DO NATAL
COMEÇAM DIA 13 DE DEZEMBRO,QUANDO ELES
COMEMORAM O DIA DE SANTA LUZIA E
DESFILAM PELA CIDADE COM TOCHAS ACESAS.
NAS FESTAS, NÃO PODEM FALTAR O
PINHEIRO DE NATAL
E OS PRESENTES DEPOIS DA CEIA.
NOS PAÍSES ÁRABES, OS CRISTÃOS REPRESENTAM
UMA PARTE MUITO PEQUENA DA POPULAÇÃO.
MESMO ASSIM, ELES MANTÉM ALGUMAS TRADIÇÕES.
NA MANHÃ DO DIA 25 DE DEZEMBRO REÚNEM
A FAMÍLIA PARA LER A BÍBLIA E DEPOIS RECEBEM
A "BENÇÃO DA PAZ "QUE, PELA TRADIÇÃO,
É CONCEDIDA POR UM PADRE.
O professor, então, destaca os seguintes trechos:
" O NATAL É A FESTA QUE CELEBRA O NASCIMENTO DO MENINO JESUS."
" ENTÃO, ELE DETERMINOU QUA AS FESTAS DURARIAM DOZE DIAS, COM INÍCIO EM 25 DE DEZEMBRO (NASCIMENTO DE JESUS)"
" AO LONGO DOS ANOS, CADA POVO ADAPTOU AS TRADIÇÕES DO NATAL À SUA PRÓPRIA CULTURA. POR ISSO, EM CADA PARTE DO MUNDO ENCONTRAMOS CONSTUMES DIFERENTES PARA AS FESTAS DESTA ÉPOCA."
O professor divide a turma em 5 grupos e propõe que descubram lendo como é comemorado o Natal em diferentes partes do mundo, seguindo as etapas:
a) Leitura com o grupo do texto que conta como é comemorado o Natal, num determinado lugar do mundo. (Cada grupo recebe o texto de um lugar).
b) Escolha, pelo grupo, da maneira como sua descoberta será contada e realizam a apresentação para o reestante da turma.
c) Localização, no globo ou no planisfério, do lugar que o grupo representa (o globo terrestre ou o planisfério devem estar disponíveis para manuseio dos grupos).
Textos:
1. NA FINLÂNDIA: A TRADIÇÃO DIZ QUE TODOS DEVEM VISITAR CEMITÉRIOS NA VÉSPERA DE NATAL PARA HOMENAGEAR OS PARENTES FALECIDOS, DEPOIS, AS FAMÍLIAS SE REÚNEM E COMEMORAM JUNTAS COM MUITAA FESTA E ENTUSIASMO.
2. NA RÚSSIA: DURANTE O REGIME COMUNISTA, AS ÁRVORES DE NATAL FORAM PROIBIDAS E SUBSTITUÍDAS POR ÁRVORES DE "ANO NOVO". LÁ, O NATAL É COMEMORADO COM UMA CEIA ONDE HÁ MUITO MEL, GRÃOS E FRUTAS, MAS AS CARNES SÃO PROIBIDAS.
3. NA AUSTRÁLIA: POR CAUSA DO INTENSO VERÃO, AS FAMÍLIAS FAZEM UM PIQUE-NIQUE NA PRAIA OU NOS PARQUES DA CIDADE E O PRATO PRINCIPAL É O "PERU". POR SER UM PAÍS QUE MANTÉM AS TRADIÇÕES INGLESAS, OS AUSTRALIANOS TROCAM PRESENTES NA MANHÃ DO DIA 25.
4. NOS PAÍSES DA ESCANDINÁVIA: AS FESTAS DO NATAL COMEÇAM DIA 13 DE DEZEMBRO,QUANDO ELES COMEMORAM O DIA DE SANTA LUZIA E DESFILAM PELA CIDADE COM TOCHAS ACESAS. NAS FESTAS, NÃO PODEM FALTAR O PINHEIRO DE NATAL E OS PRESENTES DEPOIS DA CEIA.
5. NOS PAÍSES ÁRABES: OS CRISTÃOS REPRESENTAM UMA PARTE MUITO PEQUENA DA POPULAÇÃO. MESMO ASSIM, ELES MANTÉM ALGUMAS TRADIÇÕES. NA MANHÃ DO DIA 25 DE DEZEMBRO REÚNEM A FAMÍLIA PARA LER A BÍBLIA E DEPOIS RECEBEM A "BENÇÃO DA PAZ "QUE, PELA TRADIÇÃO, É CONCEDIDA POR UM PADRE.
3° momento:
Depois da apresentação dos diferentes modos de comemoração do Natal pelo mundo, e da localização dos diferentes lugares, é proposta a seguinte atividade:
O professor entrega algumas fichas em branco a cada grupo, que escreve nelas o nome do lugar que representa.
A seguir, explica-se a brincadeira:
1) À turma serão mostradas gravuras, objetos ou palavras.
2) A cada item apresentado, o grupo que relacioná-lo ao seu lugar, deverá levar uma de suas fichas e colocá-la à frente da palavra, do objeto e da gravura.
3) Itens destacados:
fichas com palavras: |
gravuras: |
objetos/reálias: |
benção da paz |
árvora de Natal com um risco indicando proibição |
pote de mel |
visita a cemitério |
carne com um risco indicando proibição |
grãos e frutas |
família reunida |
peru de Natal |
embrulho de presente |
celebração do nascimento de Jesus |
tocha acesa |
toalha de pique-nique |
|
|
pinheiro de Natal |
|
|
Bíblia |
A apresentação dos itens devem acontecer de modo que aconteça a variação de lugares. alguns itens apresentarão lugares em comum, mas o último item a ser apresentado deve ser:
celebração do nascimento de Jesus |
Fonte da imagem:http://prendadaecaprichosa.blogspot.com/2011/01/dia-de-reis.html
Neste item, todos os lugares participarão e a turma deverá refletir o porquê, refletindo, assim, sobre o verdadeiro sentido do Natal.
4° momento:
Preenchimento do quadro- comparativo a partir da atividade realizada com os objetos, reálias e fichas com palavras:
O Natal: festa que celebra o nascimento de Jesus |
|
FINLÂNDIA |
RÚSSIA |
AUSTRÁLIA |
ESCANDINÁVIA |
PAÍSES ÁRABES |
benção da paz |
|
|
|
|
|
família reunida |
|
|
|
|
|
celebração do nascimento de Jesus |
|
|
|
|
|
visita a cemitério |
|
|
|
|
|
pinheiro de Natal |
|
|
|
|
|
presente de Natal |
|
|
|
|
|
tocha acesa |
|
|
|
|
|
pote de mel |
|
|
|
|
|
grãos e frutas |
|
|
|
|
|
embrulhos de presente |
|
|
|
|
|
toalha de pique-nique |
|
|
|
|
|
Bíblia |
|
|
|
|
|
5° momento:
A turma após o preenchimento coletivo, numa folha de blocão do quadro- comparativo, discute:
Voltam, então, à conversa inicial sobre o Natal dos alunos e lança a pergunta:
Será que há outras festas no Brasil que o povo realiza especialmente para comemorar o Natal?
O professor convida a turma a conhecer outras festas populares brasileiras que comemoram o nascimento de Jesus e apresenta à turma um calendário- convite.
Durante uma semana, a turma ouvirá histórias, realizará leituras e observará gravuras referentes a estes festejos.
CINCO DIAS CONHECENDO ALGUNS FESTEJOS NATALINOS |
primeiro dia |
Folia dos Reis |
Rio de Janeiro/São Paulo/Espírito Santo |
segundo dia |
Festa da Lapinha |
Bahia |
terceiro dia |
Ternos ou Ranchos |
Bahia |
quarto dia |
Pastoril ou Pastorinha |
Pará/Alagoas |
quinto dia |
Terno dos Reis |
Rio Grande do Sul |
Sugestão: leitura da peça popular "Baile do menino Deus", inspirada no auto popular de reisados, que conta a história de um grupo de brincantes que prepara uma festa de Natal, con jeito muito diferente daquela que vemos nas lojas e na televisão. Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima. Baile do menino Deus/ Rio de Janeiro.Objetiva, 2003 Literatura em minha casa, v.5, 4ª série.
-Didática do folclore - Corina Maria Peixoto Ruiz. Ed. Arco - íris, 7 ed, 1995.
- Contos de uma noite de Natal. Coleção Disquinhos.
- Noite Feliz. Palavra Cantada.Sandra Peres - Paulo Tatit.
As conversas, reflexões feitas e apresentação das descobertas são momentos importantes de avaliação, enriquecida com o preenchimento do quadro- comparativo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/11/2012
Cinco estrelasMuito interessante e importante, muito bom!!!