Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A comemoração de Natal em diferentes cantos do mundo - Descrição de texto.

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Descrever como é comemorado o Natal em diferentes lugares do mundo.

2- Descobrir as festas populares brasileiras que comemoram o Natal.

3- Preencher um quadro comparativo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura de pequenos textos.

Estratégias e recursos da aula

1° momento:

       A turma ouve a história "O bolo de Natal"- Coleção  Disquinho- em CD- Warner Music Brasil Ltda.

fonte de imagem:http://bezerravideoseaudios.blogspot.com/2010/05/n11-audio-teatro-infantil-o-bolo-de.html

       Síntese da história:

       "Chiquinho Docelino, um pobre confeiteiro, trabalhava o dia inteiro para ganhar a vida até que um dia apareceram três anõezinhos, também pobrizinhos, se dispondo a ajudá-lo em troca de alguma comida. O bondoso confeiteiro os deixa entrar e pede a eles que o ajudem a preparar um bolo de Natal. Acontece que, com tamanho empenho dos três, o bolo cresceu demais e foi saindo pela chaminé e por todos os cantos da casa, formando uma imensa montanha, não parando mais de crescer. Tal feito chamou a atenção do rei daquele povoado que curioso foi até a casa de seu Chiquinho prová-lo. O final da história acaba sendo uma surpresa para todos e abrirá certamente o apetite das crianças na noite de Natal".

 

       A história é contada até o momento em que o rei vai à casa do confeiteiro e ...

       O professor, então, faz um levantamento de hipóteses sobre o final da história.

       Somente após este levantamento, o fim da narrativa deve acontecer.

       Acontece, a partir da história, uma conversa sobre o Natal.

 

  • Quando acontece?
  • O que eles comemoram?
  • Como eles comemoram?
  • Com quem eles comemoram?     

 

       Com esta conversa, o professor tem o conhecimento do que representa o Natal para cada aluno. Assim, os passos a seguir devem ser pautados no que eles já conhecem, no que podem conhecer e respeitando o modo como cada um realiza sua comemoração.             

 

2° momento:

       A turma dividida em grupos realiza a leitura do texto "A origem do Natal" - Coleção Magia - Ciranda Cultural - Organização Vera M.L.Silva. (Fonte da imagem scaneada).

 

 

  A ORIGEM DO NATAL

 

O  NATAL É A FESTA QUE CELEBRA O NASCIMENTO

DO MENINO JESUS.

ESTA DATA SÓ PASSOU A SER COMEMORADA NO DIA 25 DE DEZEMBRO, SÉCULO IV, POR DECRETO

DO IMPERADOR ROMANO "CONSTANTINO", APÓS SUA

CONVERSÃO SO CRISTIANISMO.

"CONSTANTINO"QUERIA QUE AS FESTAS DOS POVOS

ANTIGOS, PARA COMEMORAR

"A CHEGADA DA PRIMAVERA E A VOLTA DA LUZ

DO SOL SOB A TERRA",

ACONTECESSEM NA MESMA ÉPOCA DAS CELEBRAÇÕES DOS CRISTÃOS PELO

 NASCIMENTO DO MENINO JESUS.

ENTÃO, ELE DETERMINOU QUA AS FESTAS DURARIAM

DOZE DIAS, COM INÍCIO EM 25 DE DEZEMBRO

(NASCIMENTO DE JESUS) E TÉRMINO EM 6 DE JANEIRO COM A FESTA DA ËPIFANIA"9 DIA

EM QUE OS MAGOS VISITARAM JESUS).

AO LONGO DOS ANOS, CADA POVO ADAPTOU AS

TRADIÇÕES DO NATAL À SUA PRÓPRIA CULTURA.

POR ISSO, EM CADA PARTE DO MUNDO

ENCONTRAMOS CONSTUMES DIFERENTES

PARA AS FESTAS DESTA ÉPOCA.

MAS TODAS MANTÉM O OBJETIVO ORIGINAL,

QUE É CELEBRAR O NASCIMENTO DE JESUS

COM GRANDE GRATIDÃO.

NA FINLÂNDIA, A TRADIÇÃO DIZ QUE TODOS DEVEM

VISITAR CEMITÉRIOS NA VÉSPERA DE NATAL PARA

HOMENAGEAR OS PARENTES FALECIDOS,

DEPOIS, AS FAMÍLIAS SE REÚNEM E COMEMORAM

 JUNTAS COM MUITAA FESTA E ENTUSIASMO.

NA RÚSSIA, DURANTE O REGIME COMUNISTA,

AS ÁRVORES DE NATAL FORAM PROIBIDAS E

SUBSTITUÍDAS POR ÁRVORES DE "ANO NOVO".

LÁ, O NATAL É COMEMORADO COM UMA CEIA

ONDE HÁ MUITO MEL, GRÃOS E FRUTAS,

MAS AS CARNES SÃO PROIBIDAS.

NA AUSTRÁLIA, POR CAUSA DO INTENSO VERÃO, AS

FAMÍLIAS FAZEM UM PIQUE-NIQUE NA PRAIA OU NOS

PARQUES DA CIDADE E O PRATO PRINCIPAL É O "PERU".

POR SER UM PAÍS QUE MANTÉM AS TRADIÇÕES INGLESAS,

OS AUSTRALIANOS TROCAM PRESENTES NA

MANHÃ DO DIA 25.

NOS PAÍSES DA ESCANDINÁVIA, AS FESTAS DO NATAL

COMEÇAM DIA 13 DE DEZEMBRO,QUANDO ELES

COMEMORAM O DIA DE SANTA LUZIA E

DESFILAM PELA CIDADE COM TOCHAS ACESAS.

NAS FESTAS, NÃO PODEM FALTAR O

PINHEIRO DE NATAL

E OS PRESENTES DEPOIS DA CEIA.

NOS PAÍSES ÁRABES, OS CRISTÃOS REPRESENTAM

UMA PARTE MUITO PEQUENA DA POPULAÇÃO.

MESMO ASSIM, ELES MANTÉM ALGUMAS TRADIÇÕES.

 NA MANHÃ DO DIA 25 DE DEZEMBRO REÚNEM

 A FAMÍLIA PARA LER A BÍBLIA E DEPOIS RECEBEM

 A "BENÇÃO DA PAZ "QUE, PELA TRADIÇÃO,

 É CONCEDIDA POR UM PADRE.

 

       O professor, então, destaca os seguintes trechos:

 

" O  NATAL É A FESTA QUE CELEBRA O NASCIMENTO DO MENINO JESUS."

" ENTÃO, ELE DETERMINOU QUA AS FESTAS DURARIAM DOZE DIAS, COM INÍCIO EM 25 DE DEZEMBRO (NASCIMENTO DE JESUS)"

" AO LONGO DOS ANOS, CADA POVO ADAPTOU AS TRADIÇÕES DO NATAL À SUA PRÓPRIA CULTURA. POR ISSO, EM CADA PARTE DO MUNDO ENCONTRAMOS CONSTUMES DIFERENTES PARA AS FESTAS DESTA ÉPOCA."

 

       O professor divide a turma em 5 grupos e propõe que descubram lendo como é comemorado o Natal em diferentes partes do mundo, seguindo as etapas:

a) Leitura com o grupo do texto que conta como é comemorado o Natal, num determinado lugar do mundo. (Cada grupo recebe o texto de um lugar).

b) Escolha, pelo grupo, da maneira como sua descoberta será  contada e realizam a apresentação para o reestante da turma.

c) Localização, no globo ou no planisfério, do lugar que o grupo representa (o globo terrestre ou o planisfério devem estar disponíveis para manuseio dos grupos).

 

 

       Textos:

1. NA FINLÂNDIA: A TRADIÇÃO DIZ QUE TODOS DEVEM VISITAR CEMITÉRIOS NA VÉSPERA DE NATAL PARA HOMENAGEAR OS PARENTES FALECIDOS, DEPOIS, AS FAMÍLIAS SE REÚNEM E COMEMORAM  JUNTAS COM MUITAA FESTA E ENTUSIASMO.  

2. NA RÚSSIA: DURANTE O REGIME COMUNISTA, AS ÁRVORES DE NATAL FORAM PROIBIDAS E SUBSTITUÍDAS POR ÁRVORES DE "ANO NOVO". LÁ, O NATAL É COMEMORADO COM UMA CEIA ONDE HÁ MUITO MEL, GRÃOS E FRUTAS, MAS AS CARNES SÃO PROIBIDAS.

3. NA AUSTRÁLIA: POR CAUSA DO INTENSO VERÃO, AS FAMÍLIAS FAZEM UM PIQUE-NIQUE NA PRAIA OU NOS PARQUES DA CIDADE E O PRATO PRINCIPAL É O "PERU". POR SER UM PAÍS QUE MANTÉM AS TRADIÇÕES INGLESAS, OS AUSTRALIANOS TROCAM PRESENTES NA MANHÃ DO DIA 25.  

4. NOS PAÍSES DA ESCANDINÁVIA: AS FESTAS DO NATAL COMEÇAM DIA 13 DE DEZEMBRO,QUANDO ELES COMEMORAM O DIA DE SANTA LUZIA E DESFILAM PELA CIDADE COM TOCHAS ACESAS. NAS FESTAS, NÃO PODEM FALTAR O PINHEIRO DE NATAL E OS PRESENTES DEPOIS DA CEIA.

5. NOS PAÍSES ÁRABES: OS CRISTÃOS REPRESENTAM UMA PARTE MUITO PEQUENA DA POPULAÇÃO. MESMO ASSIM, ELES MANTÉM ALGUMAS TRADIÇÕES.  NA MANHÃ DO DIA 25 DE DEZEMBRO REÚNEM  A FAMÍLIA PARA LER A BÍBLIA E DEPOIS RECEBEM  A "BENÇÃO DA PAZ "QUE, PELA TRADIÇÃO,  É CONCEDIDA POR UM PADRE.

 

3° momento:

       Depois da apresentação dos diferentes modos de comemoração do Natal pelo mundo, e da localização dos diferentes lugares, é proposta a seguinte atividade:

       O professor entrega algumas fichas em branco a cada grupo, que escreve nelas o nome  do lugar que representa.

       A seguir, explica-se a brincadeira:

 

       1) À turma serão mostradas gravuras, objetos ou palavras.

       2) A cada item apresentado, o grupo que relacioná-lo ao seu lugar, deverá levar uma de suas fichas e colocá-la à frente da palavra, do objeto e da gravura.

       3) Itens destacados:

 

fichas com palavras: 

  gravuras:  

objetos/reálias:

benção da paz 

árvora de Natal com um risco indicando proibição

pote de mel

visita a cemitério

carne com um risco indicando proibição

grãos e frutas

família reunida

peru de Natal

embrulho de presente

celebração do nascimento de Jesus

tocha acesa

toalha de pique-nique

 

 

pinheiro de Natal

 

 

Bíblia

 

       A apresentação dos itens devem acontecer de modo que aconteça a variação de lugares. alguns itens apresentarão lugares em comum, mas o último item a ser apresentado deve ser:

 

                                                               celebração do nascimento de Jesus

     

Fonte da imagem:http://prendadaecaprichosa.blogspot.com/2011/01/dia-de-reis.html 

 

       Neste item, todos os lugares participarão e a turma deverá refletir o porquê, refletindo, assim, sobre o verdadeiro sentido do Natal.

      

4° momento:

 

       Preenchimento do quadro- comparativo a partir da atividade realizada com os objetos, reálias e fichas com palavras:

 

 O Natal: festa que celebra o nascimento de Jesus

 

FINLÂNDIA

RÚSSIA

AUSTRÁLIA

ESCANDINÁVIA

PAÍSES ÁRABES

benção da paz 

 

 

 

 

 

família reunida

 

 

 

 

 

celebração do nascimento de Jesus

 

 

 

 

 

visita a cemitério

 

 

 

 

 

pinheiro de Natal

 

 

 

 

 

presente de Natal

 

 

 

 

 

tocha acesa

 

 

 

 

 

pote de mel

 

 

 

 

 

grãos e frutas

 

 

 

 

 

embrulhos de presente

 

 

 

 

 

toalha de pique-nique

 

 

 

 

 

Bíblia

 

 

 

 

 

 

5° momento:

 

       A turma após o preenchimento coletivo, numa folha de blocão do quadro- comparativo, discute:

  • E no BRASIL, como comemoramos?

       Voltam, então, à conversa inicial sobre o Natal dos alunos e lança a pergunta:

       Será que há outras festas no Brasil que o povo realiza especialmente para comemorar o Natal?

       O professor convida a turma a conhecer outras festas populares brasileiras que comemoram o nascimento de Jesus e apresenta à turma um calendário- convite.

       Durante uma semana, a turma ouvirá histórias, realizará leituras e observará gravuras referentes a estes festejos.

 

                                        CINCO DIAS CONHECENDO ALGUNS FESTEJOS NATALINOS

primeiro dia

Folia dos Reis

Rio de Janeiro/São Paulo/Espírito Santo

segundo dia

Festa da Lapinha

Bahia

terceiro dia

Ternos ou Ranchos

Bahia

quarto dia

Pastoril ou Pastorinha

Pará/Alagoas

quinto dia

Terno dos Reis

Rio Grande do Sul

      

       Sugestão: leitura da peça popular "Baile do menino Deus", inspirada no auto popular de reisados, que conta a história de um grupo de brincantes que prepara uma festa de Natal, con jeito muito diferente daquela que vemos nas lojas e na televisão. Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima. Baile do menino Deus/ Rio de Janeiro.Objetiva, 2003 Literatura em minha casa, v.5, 4ª série.

Fonte da imagem:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.mercadolivre.com.br/jm/img%3Fs%3DMLB%26f%3D92756779_477.jpg%26v%3DE&imgrefurl=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135264068-baile-do-menino-deus-ronaldo-correia-de-brito-e-assis-lima-_JM&usg=__q57fRkWSBBhmYEyH60rIoi1cdlM=&h=280&w=280&sz=11&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=NZsrLa-faGvYQM:&tbnh=122&tbnw=122&ei=oxg5Tbn4CMP_lgf3_fXrBg&prev=/images%3Fq%3Dbaile%2Bdo%2Bmenino%2Bdeus%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1020%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&oei=oxg5Tbn4CMP_lgf3_fXrBg&esq=1&page=1&ndsp=15&ved=1t:429,r:12,s:0&tx=65&ty=41 

Recursos Complementares
  • Livros: -Canção de Natal - Charles Dickens. Ed. Companhia das Letras.

                          -Didática do folclore - Corina Maria Peixoto Ruiz. Ed. Arco - íris, 7 ed, 1995.

  • Filmes: DVD A Magia Do Natal - Winter Wonderland - Walt Disney. 2008.
  • CD's: - A estrelinha azul. Coleção Disquinhos.

                        - Contos de uma noite de Natal. Coleção Disquinhos.

                        - Noite Feliz. Palavra Cantada.Sandra Peres - Paulo Tatit.

Avaliação

       As conversas, reflexões feitas e apresentação das descobertas são momentos importantes de avaliação, enriquecida com o preenchimento do quadro- comparativo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.