Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Patinação artística e patins inline

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a história da patinação artística e dos patins inline, bem como dos países onde esse esporte é praticado popularmente.

- Aprender alguns movimentos básicos de cada um destes esportes de patinação.

- Aprender sobre as diferenças de regras e movimentos entre a patinação artística e dos patins inline. 

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade Prévia – Construindo as rampas

Material: tábulas de madeira, pregos, martelo e lixa

Local: quadra ou pátio               

Antes de dar início às atividades será preciso que o(a) professor(a) construa duas rampas de madeira para trabalhar as modalidades de street e vert do patins inline. Dependendo da faixa etária das crianças essa tarefa pode ser feita durante a aula com o auxílio das crianças.

  1. Inicialmente serão necessárias uma tábula em formato retangular (40x70cm), duas em formato quadrangular (40x40cm) e duas em formato trapezóide (70x40x34cm) (A);
  2. As tábulas trapezóides serão afixadas com pregos à tábula retangular para formar a parte superior da rampa (B).
  3. As tábulas em fromato quadrangular serão pregadas na rampa para forma seu aclive e declive (C) e (D);
  4. As arestas da rampa podem ser abauladas usando lixas (E).             

Atividade 1 – Deslizando sobre os patins

Duração: 20 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática

Figura 2 - (acessado em 06/12/2010)                

Para dar início a aula sobre Patinação arttítica e Patins inline, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem as modalidades desses esportes, suas técnicas básicas, bem como algumas de suas competições e ídolos da atualidade.   

Sugestões de vídeos: 

Atividade 2 – Inline street

Duração: 20 minutos

Material: patins, rampa de madeira, arcos, cones e pneu

Local: quadra ou pátio               

Dando início às atividades o(a) professor(a) poderá montar uma pista de inline street (Figura 3) com as pistas de madeira, alguns cones, arcos e pneu. Dispostos em um pátio ou quadra o material poderá simular um circuito de inline street com uma rampa de madeira (A), seguida de passos largos sobre os arcos, passando por um zig-zag de cones (C) e finalizando com um salto sobre o pneu (D). A criança que tiver certa experiência na prática do patins inline poderá tentar completar todo o percusso. Aquelas que estiverem iniciando nesta prática deverão apenas tentar realizar deslocamentos com os patins ao longo do pátio ou quadra, podendo arriscar um zig-zag nos cones.

Atividade 3 – Inline vert

Duração: 20 minutos

Material: patins e rampa de madeira

Local: quadra ou pátio

Na sequência das atividades o(a) professor(a) poderá utilizar as duas rampas de madeira construídas previamente para montar um mini half-pipe (Figura 4). Nesta modalidade as crianças poderão arriscar algumas manobras na mini pista fazendo o vai e vem entre as rampas.   

Atividade 4 – Inline de velocidade

Duração: 20 minutos

Material: patins, cones e cronômetro

Local: quadra ou pátio               

Em seguida, o(a) professor(a) poderá propor uma corrida de inline de velocidade. Nesta atividade o(a) professor(a) construirá uma pista oval (Figura 5) onde cada criança tentará inicialmente realizar voltas com o menor tempo possível. Logo após a prova contra o relógio o(a) professor(a) poderá propor uma disputa entre as crianças. Divididas em grupos de 5 as crianças tentarão dar 3 voltas contínuas. Ao final das 3 voltas quem chegar primeiro vencerá a prova.   

Atividade 5  – Patinação artística

Duração: 20 minutos

Material: patins e aparelho de som

Local: quadra ou pátio                         

Por fim, o(a) professor(a) poderá trabalhar com alguns movimentos da patinação artística (Figura 6).

  1. Avião (B), onde o(a) patinador(a) se desloca sobre uma perna e eleva posterior a outra;
  2. Giro (A) entorno do próprio eixo;
  3. Deslocamento agachado (C) poderá ser tentado, flexionando-se um joelho a frente e extendendo a outra perna atrás;
  4. Salto (D) à frente;
  5. Extensão lateral de pernas (E), onde o(a) patinador(a) eleva lateralmente uma de suas pernas;
  6. Círculo (F), onde o(a) patinador(a) desenha no solo um círculo imaginário;
  7. Zigue-zague (G), onde o(a) patinador(a) desenha no solo um controno semelhante a letra z;             

Ao final o(a) professor(a) poderá propor diversas combinações dos movimentos trabalhados. Exemplos:

  • B, A, C, D, F;
  • F, A, B, E, C, G;
  • E, B, C, D, A.  
Recursos Complementares

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a história e o surgimento da patinação artítica e do patins inline no Brasil e no mundo. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:

Avaliação

Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para que façam um desenho esquemático sobre o Patins Inline e a Patinação Artística abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Deslizando sobre rodas: patinação”, que ficará exposto em um mural da escola.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cláudio Araújo, PCA - Patinação Cláudio Araújo , Minas Gerais - disse:
    claudio@patinacaoclaudioaraujo.com

    26/01/2015

    Duas estrelas

    De uma maneira geral, o material é bom. A questão é que a patinação (principalmente a artística) é infinitamente mais complexa. Deveria ter procurado auxílio de um técnico especializado em cada modalidade, inclusive com indicação de vídeos mais básicos, com técnicas para iniciantes. Apesar de bom material, é extremamente superficial. Mas valeu pela pesquisa!


  • Bya Costa, Estados Unidos - disse:
    bybyki@hotmail.com

    20/04/2011

    Cinco estrelas

    Nossa meu,é mto bom pra quem quer iniciar a patinação. Nossa,eu adorei.Tá mó vibe!Também foi o único site q eu achei algo legal sobre patinação Mto bom,tá de parabéns!


  • Leticia, Portugal - disse:
    Nilmonde_hotter@hotmail.com

    15/04/2011

    Cinco estrelas

    Mto 10!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.