11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Aprender sobre a história da patinação artística e dos patins inline, bem como dos países onde esse esporte é praticado popularmente.
- Aprender alguns movimentos básicos de cada um destes esportes de patinação.
- Aprender sobre as diferenças de regras e movimentos entre a patinação artística e dos patins inline.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade Prévia – Construindo as rampas
Material: tábulas de madeira, pregos, martelo e lixa
Local: quadra ou pátio
Antes de dar início às atividades será preciso que o(a) professor(a) construa duas rampas de madeira para trabalhar as modalidades de street e vert do patins inline. Dependendo da faixa etária das crianças essa tarefa pode ser feita durante a aula com o auxílio das crianças.
Atividade 1 – Deslizando sobre os patins
Duração: 20 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Figura 2 - (acessado em 06/12/2010)
Para dar início a aula sobre Patinação arttítica e Patins inline, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem as modalidades desses esportes, suas técnicas básicas, bem como algumas de suas competições e ídolos da atualidade.
Sugestões de vídeos:
Atividade 2 – Inline street
Duração: 20 minutos
Material: patins, rampa de madeira, arcos, cones e pneu
Local: quadra ou pátio
Dando início às atividades o(a) professor(a) poderá montar uma pista de inline street (Figura 3) com as pistas de madeira, alguns cones, arcos e pneu. Dispostos em um pátio ou quadra o material poderá simular um circuito de inline street com uma rampa de madeira (A), seguida de passos largos sobre os arcos, passando por um zig-zag de cones (C) e finalizando com um salto sobre o pneu (D). A criança que tiver certa experiência na prática do patins inline poderá tentar completar todo o percusso. Aquelas que estiverem iniciando nesta prática deverão apenas tentar realizar deslocamentos com os patins ao longo do pátio ou quadra, podendo arriscar um zig-zag nos cones.
Atividade 3 – Inline vert
Duração: 20 minutos
Material: patins e rampa de madeira
Local: quadra ou pátio
Na sequência das atividades o(a) professor(a) poderá utilizar as duas rampas de madeira construídas previamente para montar um mini half-pipe (Figura 4). Nesta modalidade as crianças poderão arriscar algumas manobras na mini pista fazendo o vai e vem entre as rampas.
Atividade 4 – Inline de velocidade
Duração: 20 minutos
Material: patins, cones e cronômetro
Local: quadra ou pátio
Em seguida, o(a) professor(a) poderá propor uma corrida de inline de velocidade. Nesta atividade o(a) professor(a) construirá uma pista oval (Figura 5) onde cada criança tentará inicialmente realizar voltas com o menor tempo possível. Logo após a prova contra o relógio o(a) professor(a) poderá propor uma disputa entre as crianças. Divididas em grupos de 5 as crianças tentarão dar 3 voltas contínuas. Ao final das 3 voltas quem chegar primeiro vencerá a prova.
Atividade 5 – Patinação artística
Duração: 20 minutos
Material: patins e aparelho de som
Local: quadra ou pátio
Por fim, o(a) professor(a) poderá trabalhar com alguns movimentos da patinação artística (Figura 6).
Ao final o(a) professor(a) poderá propor diversas combinações dos movimentos trabalhados. Exemplos:
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a história e o surgimento da patinação artítica e do patins inline no Brasil e no mundo. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para que façam um desenho esquemático sobre o Patins Inline e a Patinação Artística abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Deslizando sobre rodas: patinação”, que ficará exposto em um mural da escola.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/01/2015
Duas estrelasDe uma maneira geral, o material é bom. A questão é que a patinação (principalmente a artística) é infinitamente mais complexa. Deveria ter procurado auxílio de um técnico especializado em cada modalidade, inclusive com indicação de vídeos mais básicos, com técnicas para iniciantes. Apesar de bom material, é extremamente superficial. Mas valeu pela pesquisa!
20/04/2011
Cinco estrelasNossa meu,é mto bom pra quem quer iniciar a patinação. Nossa,eu adorei.Tá mó vibe!Também foi o único site q eu achei algo legal sobre patinação Mto bom,tá de parabéns!
15/04/2011
Cinco estrelasMto 10!