Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica e Ginastas

 

08/02/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar ginastas brasileiros famosos;
  • Relacionar os atletas às modalidades de ginástica que praticam;
  • Sistematizar, em forma de texto, saberes sobre diferentes modalidades da ginástica.
Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para melhor apropriação e recriação dos saberes, consideramos necessário uma conversa prévia sobre ginástica.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O(a) professor(a), na roda de conversas, deverá suscitar um diálogo  tendo a ginástica como tema: um campeonato ou apresentação. Na oportunidade, ele(a) poderá fazer a  articulação com conhecimentos anteriores – experiências familiares e  Jogos mundiais ou Pan-americanos.  Os comentários poderão contemplar, sobretudo, as formas de se movimentar dos atletas e as premiações. O(A) professor(a) poderá assumir o papel de escriba do grupo e registrar todas as informações/conhecimentos suscitados pelo grupo.

2° Momento: A partir da conversa anterior, o(a) professor(a) poderá propor a realização de uma pesquisa juntamente aos familiares, de ginastas brasileiros famosos, imagens e/ou matérias de jornal, da internet ou de revistas. É importante que o(a) professor(a) faça a sua pesquisa para garantir o desenvolvimento da aula.

Sites sobre ginastas brasileiros:

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&client=firefox-a&tbs=isch:1&q=daiane+dos+santos&revid=438664285&sa=X&ei=p8kITZjaNoTGlQfej_3rDw&ved=0CDIQ1QIo AQ&biw=836&bih=333

3° Momento  : O material trazido poderá ser fixado em uma cartolina e organizado em painel que poderá ser posto no mural da sala. Nesse momento, caberá ao(à) professor(a) encaminhar a apreciação das imagens, questionando: Quem são essas pessoas? Onde eles estão? O que eles estão fazendo? Usam algum material? Como estão vestidos? Como são os movimentos que estão sendo realizados? À medida que as crianças forem respondendo o professor deverá ir registrando as respostas em um caderno de anotações. 

4° Momento: A discussão/reflexão deverá ser encaminhada para as diferentes modalidades de ginástica e as especificidades de cada uma. As imagens e as discussões/reflexões deverão fornecer os elementos que servirão de subsídios para a produção de em um texto coletivo.  

Recursos Complementares
Avaliação

Com essa aula, o professor deverá avaliar se as crianças:

- Demonstram conhecer alguns ginastas brasileiros;

- Relacionam atletas às modalidades de ginástica que praticam;

- Apresentam ampliação do vocabulário e das possibilidades de significação das formas de se movimentar que já conhecem.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.