08/02/2011
Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Para melhor apropriação e recriação dos saberes, consideramos necessário uma conversa prévia sobre ginástica.
1° Momento: O(a) professor(a), na roda de conversas, deverá suscitar um diálogo tendo a ginástica como tema: um campeonato ou apresentação. Na oportunidade, ele(a) poderá fazer a articulação com conhecimentos anteriores – experiências familiares e Jogos mundiais ou Pan-americanos. Os comentários poderão contemplar, sobretudo, as formas de se movimentar dos atletas e as premiações. O(A) professor(a) poderá assumir o papel de escriba do grupo e registrar todas as informações/conhecimentos suscitados pelo grupo.
2° Momento: A partir da conversa anterior, o(a) professor(a) poderá propor a realização de uma pesquisa juntamente aos familiares, de ginastas brasileiros famosos, imagens e/ou matérias de jornal, da internet ou de revistas. É importante que o(a) professor(a) faça a sua pesquisa para garantir o desenvolvimento da aula.
Sites sobre ginastas brasileiros:
3° Momento : O material trazido poderá ser fixado em uma cartolina e organizado em painel que poderá ser posto no mural da sala. Nesse momento, caberá ao(à) professor(a) encaminhar a apreciação das imagens, questionando: Quem são essas pessoas? Onde eles estão? O que eles estão fazendo? Usam algum material? Como estão vestidos? Como são os movimentos que estão sendo realizados? À medida que as crianças forem respondendo o professor deverá ir registrando as respostas em um caderno de anotações.
4° Momento: A discussão/reflexão deverá ser encaminhada para as diferentes modalidades de ginástica e as especificidades de cada uma. As imagens e as discussões/reflexões deverão fornecer os elementos que servirão de subsídios para a produção de em um texto coletivo.
Para saber mais sobre os ginastas brasileiros:
http://br.esportes.yahoo.com/24032010/71/esportes-ginastas-brasileiros-brilham-nos-jogos.html
Com essa aula, o professor deverá avaliar se as crianças:
- Demonstram conhecer alguns ginastas brasileiros;
- Relacionam atletas às modalidades de ginástica que praticam;
- Apresentam ampliação do vocabulário e das possibilidades de significação das formas de se movimentar que já conhecem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!