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As mais importantes vilas mineiras na segunda metade do século XVIII e a articulação da Inconfidência.

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Raissa Brescia dos Reis, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá apontar e discutir a importância das principais vilas mineiras como espaços articulados de contestação e construção de práticas políticas no contexto do século XVIII e, ao mesmo tempo, de repressão e jugo da Coroa Portuguesa.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Período de exploração do ouro na América Portuguesa e a consequente ascensão de uma elite colonial ligada à sua mineração, demarcação e crescimento econômico e político das Minas Gerais.

• Queda e decadência da produção aurífera.

• Revolução Americana de 1776. As ideias que transitaram quando da independência da América Inglesa e sua apropriação pelos inconfidentes de Minas Gerais.

• Inconfidência Mineira.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A Inconfidência Mineira foi articulada via espaços de sociabilidade que eram constituídos a partir do encontro entre os vários conjurados em serões. Esses serões eram reuniões noturnas comuns entre as elites da época. Homens e mulheres se encontravam para tocar músicas e declamar poesias. No caso dos inconfidentes, os serões que se realizaram em Vila Rica, São João del-Rei e São José del-Rei eram formados principalmente por letrados das elites mineiras, como Alvarenga Peixoto, Cláudio Manoel da Costa e Thomas Antônio Gonzaga, mas também por Joaquim José da Silva Xavier, o alferes Tiradentes, responsável pelo trânsito das ideias no espaço físico e social.

Desenvolvimento 

Primeira atividade

Primeiramente, os alunos deverão ser instruídos a pesquisar, individualmente, acerca das seguintes vilas mineiras do período:

• Vila Rica era, então, a capital das Minas Gerais e local principal de encontro dos conjurados. Seria um dos pontos principais de ataque dos inconfidentes no dia de seu levante, e foi o cenário da delação e prisão dos mesmos.

• Cachoeira do Campo, distrito de Vila Rica, era onde habitava o Visconde de Barbacena, representante da Coroa nas Minas, que seria preso no dia do levante segundo os planos da Inconfidência, que nunca se concretizou.

• Arraial da Igreja Nova foi transformado em Vila de Barbacena, em 1791, pelo próprio Visconde, com o intuito de diluir os espaços políticos consagrados nas Minas. Os seguintes links e imagens são sugestões para a pesquisa a ser realizada no Laboratório de Informática:

• Vila Rica:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inconfid%C3%AAncia_Mineira  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Preto 

• Cachoeira do Campo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Ant%C3%B3nio_Furtado_de_Castro_do_Rio_de_Mendon%C3%A7a_e_Faro    

http://www.arqnet.pt/dicionario/barbacena6v.html  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeira_do_Campo 

• Arraial da Igreja Nova/ Vila de Barbacena:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbacena_%28Minas_Gerais%29  

http://www.caminhonovodeminas.com.br/antoniocarlos/default.htm 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, dava nome ao antigo Arraial da Igreja Nova.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbacena_%28Minas_Gerais%29 

Representação do Visconde de Barbacena, governador das Minas quando ocorreu a Inconfidência Mineira.

Fonte: http://viscondebarbacena.blogspot.com/2009_08_01_archive.html 

Quadro “Sentença de Tiradentes”, pintado após a adoção de Tiradentes como símbolo da República Brasileira, proclamada em 1889. Autor: Leopoldino Faria. Data: [s.d.].

Fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/inconfidencia-mineira.htm 

Segunda atividade

Os alunos deverão ser divididos em quatro grupos e cada um destes deverá construir um roteiro de teatro a ser apresentado em sala. O roteiro deverá ter como cenários as três cidades e o processo histórico estudados. Portanto, deverá trazer à tona a articulação, a repressão e o pós-Inconfidência, de acordo com a imaginação e as informações colhidas pelos alunos.

O seguinte link traz dicas acerca da construção de um roteiro de teatro:

http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html 

Terceira atividade 

As quatro pequenas peças de teatro construídas pelos grupos deverão ser agora encenadas pelos próprios alunos. Cada um dos espetáculos deverá ter, no mínimo, 5 minutos e, no máximo, 10 minutos.

Quarta atividade 

Após as quatro apresentações, os alunos deverão reunir-se em círculo na sala de aula para um debate. O tema a ser debatido é a possibilidade de se abordar e construir relatos históricos de diferentes pontos de vista.

O professor deverá incentivar os alunos a debater acerca das múltiplas interpretações acerca do mesmo tema, que foram vistas durante as apresentações, e perceberem o papel da escolha e da construção na História.

Conclusão

Os alunos poderão tratar de um tema tão visto como a Inconfidência Mineira por meio de um novo viés que lhes permitirá problematizar os relatos aos quais eles normalmente têm acesso como fragmentos de verdade. A Inconfidência terá sido trabalhada como um embate de interesses múltiplos que se deu em um tempo, e passou por mais de uma apropriação ao longo do tempo.

Recursos Complementares
Avaliação

A pesquisa será avaliada pelo roteiro de teatro que será construído a partir das informações encontradas. O roteiro deverá ter um recorte do acontecimento e será avaliado pela coerência da construção narrativa e pelas informações agrupadas por meio de pesquisa.

A apresentação será avaliada pelo empenho e envolvimento dos alunos na construção do roteiro, na montagem da peça de teatro, na cenografia e sonoplastia e pela verossimilhança do roteiro entregue ao professor. Após a apresentação, o debate será o momento de avaliar a percepção por meio de sua participação e interferência na discussão.

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