20/12/2010
Raissa Brescia dos Reis, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
O aluno poderá apontar e discutir a importância das principais vilas mineiras como espaços articulados de contestação e construção de práticas políticas no contexto do século XVIII e, ao mesmo tempo, de repressão e jugo da Coroa Portuguesa.
• Período de exploração do ouro na América Portuguesa e a consequente ascensão de uma elite colonial ligada à sua mineração, demarcação e crescimento econômico e político das Minas Gerais.
• Queda e decadência da produção aurífera.
• Revolução Americana de 1776. As ideias que transitaram quando da independência da América Inglesa e sua apropriação pelos inconfidentes de Minas Gerais.
• Inconfidência Mineira.
Introdução
A Inconfidência Mineira foi articulada via espaços de sociabilidade que eram constituídos a partir do encontro entre os vários conjurados em serões. Esses serões eram reuniões noturnas comuns entre as elites da época. Homens e mulheres se encontravam para tocar músicas e declamar poesias. No caso dos inconfidentes, os serões que se realizaram em Vila Rica, São João del-Rei e São José del-Rei eram formados principalmente por letrados das elites mineiras, como Alvarenga Peixoto, Cláudio Manoel da Costa e Thomas Antônio Gonzaga, mas também por Joaquim José da Silva Xavier, o alferes Tiradentes, responsável pelo trânsito das ideias no espaço físico e social.
Desenvolvimento
Primeira atividade
Primeiramente, os alunos deverão ser instruídos a pesquisar, individualmente, acerca das seguintes vilas mineiras do período:
• Vila Rica era, então, a capital das Minas Gerais e local principal de encontro dos conjurados. Seria um dos pontos principais de ataque dos inconfidentes no dia de seu levante, e foi o cenário da delação e prisão dos mesmos.
• Cachoeira do Campo, distrito de Vila Rica, era onde habitava o Visconde de Barbacena, representante da Coroa nas Minas, que seria preso no dia do levante segundo os planos da Inconfidência, que nunca se concretizou.
• Arraial da Igreja Nova foi transformado em Vila de Barbacena, em 1791, pelo próprio Visconde, com o intuito de diluir os espaços políticos consagrados nas Minas. Os seguintes links e imagens são sugestões para a pesquisa a ser realizada no Laboratório de Informática:
• Vila Rica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inconfid%C3%AAncia_Mineira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Preto
• Cachoeira do Campo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Ant%C3%B3nio_Furtado_de_Castro_do_Rio_de_Mendon%C3%A7a_e_Faro
http://www.arqnet.pt/dicionario/barbacena6v.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeira_do_Campo
• Arraial da Igreja Nova/ Vila de Barbacena:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbacena_%28Minas_Gerais%29
http://www.caminhonovodeminas.com.br/antoniocarlos/default.htm
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, dava nome ao antigo Arraial da Igreja Nova.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbacena_%28Minas_Gerais%29
Representação do Visconde de Barbacena, governador das Minas quando ocorreu a Inconfidência Mineira.
Fonte: http://viscondebarbacena.blogspot.com/2009_08_01_archive.html
Quadro “Sentença de Tiradentes”, pintado após a adoção de Tiradentes como símbolo da República Brasileira, proclamada em 1889. Autor: Leopoldino Faria. Data: [s.d.].
Fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/inconfidencia-mineira.htm
Segunda atividade
Os alunos deverão ser divididos em quatro grupos e cada um destes deverá construir um roteiro de teatro a ser apresentado em sala. O roteiro deverá ter como cenários as três cidades e o processo histórico estudados. Portanto, deverá trazer à tona a articulação, a repressão e o pós-Inconfidência, de acordo com a imaginação e as informações colhidas pelos alunos.
O seguinte link traz dicas acerca da construção de um roteiro de teatro:
http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html
Terceira atividade
As quatro pequenas peças de teatro construídas pelos grupos deverão ser agora encenadas pelos próprios alunos. Cada um dos espetáculos deverá ter, no mínimo, 5 minutos e, no máximo, 10 minutos.
Quarta atividade
Após as quatro apresentações, os alunos deverão reunir-se em círculo na sala de aula para um debate. O tema a ser debatido é a possibilidade de se abordar e construir relatos históricos de diferentes pontos de vista.
O professor deverá incentivar os alunos a debater acerca das múltiplas interpretações acerca do mesmo tema, que foram vistas durante as apresentações, e perceberem o papel da escolha e da construção na História.
Conclusão
Os alunos poderão tratar de um tema tão visto como a Inconfidência Mineira por meio de um novo viés que lhes permitirá problematizar os relatos aos quais eles normalmente têm acesso como fragmentos de verdade. A Inconfidência terá sido trabalhada como um embate de interesses múltiplos que se deu em um tempo, e passou por mais de uma apropriação ao longo do tempo.
A pesquisa será avaliada pelo roteiro de teatro que será construído a partir das informações encontradas. O roteiro deverá ter um recorte do acontecimento e será avaliado pela coerência da construção narrativa e pelas informações agrupadas por meio de pesquisa.
A apresentação será avaliada pelo empenho e envolvimento dos alunos na construção do roteiro, na montagem da peça de teatro, na cenografia e sonoplastia e pela verossimilhança do roteiro entregue ao professor. Após a apresentação, o debate será o momento de avaliar a percepção por meio de sua participação e interferência na discussão.
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