18/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- Aprender sobre a origem e a história do Pólo-Aquático, bem como dos países onde esse esporte é praticado popularmente.
- Aprender alguns movimentos básicos deste esporte através de atividades lúdicas e divertidas.
- Realizar movimentos na água observando que a interação com o objeto bola neste ambiente é diferente e provoca experiências de movimento muito ricas e adaptações do corpo.
- Aprender as regras básicas para a prática deste esporte pouco popular no Brasil.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Para realização das atividades sugere-se que a piscina esteja cheia a uma profundidade que não ultrapasse a altura do pescoço das crianças, permitindo que todas consigam ficar de pé na piscina e respirar.
Figura 1- 2.bp.blogspot.com/_yb2d361YVNI/SeUq933fpoI/AAAAAAAAAA8/6eWgJ6sgiSw/s320/polo+aquatico.jpg (acessado em 08/12/2010)
Atividade 1 – É handebol na piscina?
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início a aula sobre Pólo Aquático, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos sobre esse esporte abordando suas regras, técnicas básicas, bem como algumas de suas competições da atualidade.
Sugestões de vídeo:
Atividade 2 – Caindo na água
Duração: 25 minutos
Material: gol e bola de pólo aquático
Local: piscina
Na piscina o(a) professor(a) poderá propor 3 atividades para trabalhar os fundamentos básicos do pólo aquático:
Regras do peruzinho - portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5597 (acessado em 08/12/2010)
Atividade 3 – Jogo dos 10 passes
Duração: 25 minutos
Material: bola de pólo aquático
Local: piscina
Dando sequência à atividade anterior o(a) professor(a) poderá propor o jogo dos 10 passes. Essa atividade tem como objetivo trabalhar simultaneamente os fundamentos de passe e deslocamento na água. Divididas em 2 equipes (de 5 a 15 integrantes cada) as crianças terão que realizar 10 passes entre os integrantes da sua própria equipe para marcar um ponto. Entretanto, se a equipe adversária conseguir interceptar a bola a contagem é zerada e a outra equipe tentará realizar os 10 passes. As equipes marcarão pontos todas as vezes que conseguirem realizar 10 passes ininterruptamente. A equipe que fizer mais pontos vence o jogo.
Atividade 4 – Jogando pra valer
Duração: 25 minutos
Material: gol e bola de pólo aquático
Local: piscina
Figura 3 - www.gopolo.co.uk/_pictures/_polo_2_325.jpg (acessado em 08/12/2010)
Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá propor o mini polo. Estruturado pelas regras básicas do pólo aquático este jogo apresenta uma dinâmica bem semelhante ao esporte propriamente dito. Divididas em 2 equipes de 6 a 10 integrantes as crianças deverão conduzir a bola, realizando passes entre si até conseguir a arremessar no gol da equipe adversária. A bola não pode ser afundada dentro da água e os jogadores não podem tocar no adversário para tentar tomar a sua posse. Essa retomada deve ser feita quando a bola estiver no ar ou na água. Para conduzir a bola, as crianças devem nadar com a mesma à sua frente. A equipe que fizer o maior número de gols vence a partida.
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a origem e história do pólo aquático. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de vídeos:
Ao final das atividades o(a) professor(a) pedirá às crianças para fazer um desenho esquemático sobre o Pólo Aquático abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Os craques do Pólo Aquático”, que ficará exposto em um mural da escola.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/11/2015
Cinco estrelasmuito bom o artigo.
18/10/2012
Cinco estrelasBastante Construtivo... Muito bom!
16/02/2012
Quatro estrelasAdorei as dicas..... Mas poderiam ter mais algumas!!!!!rs Obrigada.
05/09/2011
Três estrelasLegal, a aula. Gostaria de saber onde encontro jogo de toucas (gorros) para pólo aquático. Pode ser algum site de alguma loja ou fábrica que trabalhe com tipos de toucas para pólo aquático. Agradeço antecipadamente.