13/01/2011
Naire Jane Capistrano, Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Para que possam compreender melhor a aula, as crianças devem reconhecer a ginástica artística como uma das modalidades de ginástica.
1° Momento: Iniciar uma pesquisa sobre Ginástica Artística, também conhecida como Ginástica Olímpica. A turma poderá apreciar imagens em vídeos e materiais impressos de Ginástica Artística. Em seguida, o(a) professor(a) deverá agendar uma visita a um espaço de treinamento, espaço institucionalizado para o ensino dessa modalidade de ginástica para crianças e jovens, com o objetivo de fazer uma apreciação.
Sugestões de vídeos. Disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=n0nu1OorImc
http://www.youtube.com/watch?v=2SRkNTv-us4&feature=related
Fotos das crianças assistindo a uma apresentação de Ginástica Artística e vivenciado a prática dessa ginástica. Fonte: arquivo das professoras
Fonte: arquivo das professoras.
2° Momento:
Durante a visita à academia, as crianças poderão entrevistar um profissional relacionado à Ginástica Artística, professor ou atleta. Para isso é necessário que as questões da entrevista sejam planejadas e elaboradas coletivamente no grupo, bem como definido quem serão as crianças que entrevistarão e quem registrará as respostas, para serem retomadas quando retornarem à sala.
3° Momento: Na academia, as crianças poderão, também, vivenciar experiências relacionadas à Ginástica Artística, explorando os equipamentos e materiais disponíveis do local, bem como os movimentos possíveis de serem realizados.
Crianças vivenciando a ginástica olímpica.
Fonte: arquivo das professoras.
4° Momento: Por fim, o(a) professor(a) poderá exibir em data show ou em painel as imagens feitas durante a aula passeio. Em seguida, o(a) professor(a) favorecerá uma discussão/reflexão que desencadeará a construção de um texto coletivo sobre a visita como forma de re-organizarmos das novas informações.
VISITA À ACADEMIA BRASIL
NÓS FOMOS PARA A ACADEMIA BRASIL DE BESTA. LÁ VIMOS MENINOS E MENINAS FAZENDO GINÁSTICA ARTÍSTICA. OS GINASTAS USAVAM UMA ROUPA COLADA NO CORPO E MUITOS APARELHOS: ARGOLAS, TRAVE, MESA... ELES FIZERAM ALGUNS MOVIMENTOS: CAMBALHOTAS, CORRIDA, SALTOS, GIROS... NÓS TAMBÉM FIZEMOS GINÁSTICA E PREFERIMOS A CAMA ELÁSTICA.
TEXTO COLETIVO: TURMA 2 - TARDE
Site sobre Ginástica artística:
O(A) professor(a) deverá observar e avaliar as crianças no que concerne:
- à participação na aula-passeio a um espaço de treinamento de Ginástica Artística;
- à participação na vivência relacionada à Ginástica Artística;
- à participação na experiência de entrevistar um profissional relacionado à Ginástica Artística;
- ao reconhecimento da entrevista como fonte de obter informações;
- à participação no momento de apreciação de imagens em vídeos e materiais impressos de Ginástica Artística;.
- à atenção para as roupas, os movimentos, a força, a flexibilidade, o equilíbrio, a agilidade dos ginastas, como também para os diferentes aparelhos: cavalo com e sem alças, mesa, barras paralelas, barra fixa, argolas, trave de equilíbrio, paralelas assimétricas, inclusive, cama elástica,...
- à participação na produção do texto coletivo.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/06/2011
Cinco estrelasmuito bom....adorei
13/06/2011
Cinco estrelasOlhaah o trabalhoo que vooces fazem e espetacular e os brasileirinhos estao aprendendo rapidinho em Tenho 10 anos ;)