Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica Artística: aparelhos, movimentos e vestimentas

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Naire Jane Capistrano, Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um espaço de treinamento de Ginástica Artística;
  • Entrevistar um profissional relacionado à Ginástica Artística;
  • Vivenciar experiências relacionadas à Ginástica Artística;
  • Apreciar imagens em vídeos e materiais impressos de Ginástica Artística.
Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que possam compreender melhor a aula, as crianças devem reconhecer a ginástica artística como uma das modalidades de ginástica.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Iniciar uma pesquisa sobre Ginástica Artística, também conhecida como Ginástica Olímpica. A turma poderá apreciar imagens em vídeos e materiais impressos de Ginástica Artística. Em seguida, o(a) professor(a) deverá agendar uma visita a um espaço de treinamento, espaço institucionalizado para o ensino dessa modalidade de ginástica para crianças e jovens, com o objetivo de fazer uma apreciação.

Sugestões de vídeos. Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=n0nu1OorImc 

http://www.youtube.com/watch?v=2SRkNTv-us4&feature=related 

Fotos das crianças assistindo a uma apresentação de Ginástica Artística e vivenciado a prática dessa ginástica. Fonte: arquivo das professoras

Fonte: arquivo das professoras.

2° Momento:

Durante a visita à academia, as crianças poderão entrevistar um profissional relacionado à Ginástica Artística, professor ou atleta. Para isso é necessário que as questões da entrevista sejam planejadas e elaboradas coletivamente no grupo, bem como definido quem serão as crianças que entrevistarão e quem registrará as respostas, para serem retomadas quando retornarem à sala.

3° Momento: Na academia, as crianças poderão, também, vivenciar experiências relacionadas à Ginástica Artística, explorando os equipamentos e materiais disponíveis do local, bem como os movimentos possíveis de serem realizados.                                                                         

Crianças vivenciando a ginástica olímpica.

Fonte: arquivo das professoras.                                                                                             

4° Momento: Por fim, o(a) professor(a) poderá exibir em data show ou em painel as imagens feitas durante a aula passeio. Em seguida, o(a) professor(a) favorecerá uma discussão/reflexão que desencadeará a construção de um texto coletivo sobre a visita como forma de re-organizarmos das novas informações.                  

VISITA À ACADEMIA BRASIL

 NÓS FOMOS PARA A ACADEMIA BRASIL DE BESTA.  LÁ VIMOS MENINOS E MENINAS FAZENDO GINÁSTICA ARTÍSTICA. OS GINASTAS USAVAM UMA ROUPA COLADA NO CORPO E MUITOS APARELHOS: ARGOLAS, TRAVE, MESA... ELES FIZERAM ALGUNS MOVIMENTOS: CAMBALHOTAS, CORRIDA, SALTOS, GIROS... NÓS TAMBÉM FIZEMOS GINÁSTICA E PREFERIMOS A CAMA ELÁSTICA.                                                                     

TEXTO COLETIVO: TURMA 2 - TARDE        

Recursos Complementares
Avaliação

O(A) professor(a) deverá observar e avaliar as crianças no que concerne:

-  à participação na aula-passeio a um espaço de treinamento de Ginástica Artística;

-   à participação na vivência relacionada à Ginástica Artística;

-  à participação na experiência de entrevistar um profissional relacionado à Ginástica Artística;

-  ao reconhecimento da entrevista como fonte de obter informações;

-  à participação no momento de apreciação de imagens em vídeos e materiais impressos de Ginástica Artística;.

-  à atenção para as roupas, os movimentos, a força, a flexibilidade, o equilíbrio, a agilidade dos ginastas, como também para os diferentes aparelhos: cavalo com e sem alças, mesa, barras paralelas, barra fixa, argolas, trave de equilíbrio, paralelas assimétricas, inclusive, cama elástica,...

-  à participação na  produção do texto coletivo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.