17/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer um mercado próximo à escola, trabalhar sistema monetário, construir um mercadinho com os alunos, eleger um nome para o mercadinho e o que será vendido, construir um painel com os produtos a serem vendidos, confeccionar os materiais necessários para o mercadinho: dinheiro e produtos, bem como desenvolver o trabalho em equipe.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o uso dos numerais de 0 a 99.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com os alunos o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para resgatar o que sabem sobre o Sistema Monetário Brasileiro. Indague a turma sobre a necessidade e a importância do dinheiro para o nosso dia a dia. Instigue os alunos a imaginarem como seria um mundo em que não existisse dinheiro.
Organize-os em duplas e leve a turma ao Laboratório de Informática da escola para que acessem o sítio abaixo e descubram como o dinheiro surgiu, para isso, auxilie-os na leitura do texto online:
Fonte: http://portaleconomia.com.br/moedas/dinheironomundo.shtml
Após a leitura, promova um diálogo sobre a prática do escambo e a necessidade do surgimento da moeda e do dinheiro para facilitar a atividade comercial. Depois, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que façam desenhos representando as moedas e as cédulas conhecidas por cada um. Possibilite um momento de socialização das produções e depois afixe as atividades no mural da sala de aula para que todos possam observar as hipóteses dos colegas.
Professor, agora, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola para realizarem uma pesquisa de imagens das moedas e cédulas do nosso dinheiro. É importante que percebam os valores das cédulas que utilizamos bem como os bichos tipicamente brasileiros que acompanham cada nota, sendo que na nota de cem reais tem a garoupa, na de cinquenta reais tem a onça, na de vinte reais o mico leão dourado, na de dez reais a arara, na de cinco reais a garça, na de dois reais a tartaruga de pente e finalmente na de um real com o beija flor. Para conhecer melhor esses animais e as cédulas em que estão, acesse com a turma os sítios sugeridos abaixo:
Fonte: http://www.bcb.gov.br/?CEDCOMUM
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u75299.shtml
Professor, após a pesquisa solicite que os alunos façam o seguinte registro no caderno de Matemática:
Fonte: Acervo da Autora.
Fonte: Acervo da Autora.
Depois, propicie um momento para que cada aluno apresente para a turma a sua atividade.
Visita ao Supermercado
Foto 1: Atividade de utilização da calculadora no supermercado pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental no ano de 2008, na escola de Educação Básica da UFU, realizada pela professora Luciana Soares Muniz.
Professor, ao chegar na sala de aula, cada aluno poderá socializar as suas descobertas, realizadas durante a visita ao Supermercado, com o grupo. Propicie um momento para que descubram os produtos que ficaram repetidos e crie um panfleto coletivo com a turma contendo o valor de todos os produtos registrados pelos alunos. Cada um deverá construir individualmente o panfleto criado coletivamente utilizando uma folha de papel em branco. A turma poderá sugerir um nome para o supermercado do panfleto criado.
Agora, é importante que cada aluno tenha uma quantidade de cédulas e moedas suficiente para simular alguns cálculos. Assim, proponha que cada aluno escolha três produtos do panfleto elaborado pela turma e faça a seguinte atividade:
Vamos às compras! Escolha três produtos do panfleto que você e sua turma criaram e registre abaixo o desenho e o valor de cada um.
|
Agora, calcule o total que você irá gastar, comprando os três produtos acima. Para isso, você poderá utilizar o dinheirinho de papel entregue por seu professor.
|
Professor, viabilize um momento para que os alunos demonstrem como encontraram o resultado final do total que gastaram ao comprar os três produtos.
Atividade 3
Professor, converse com a turma e proponha o desafio de organizar um mercadinho na sala de aula. Dialogue com os alunos sobre o que é necessário para a organização de um mercadinho. Se acharem interessante, a turma poderá utilizar os mesmos produtos do panfleto elaborado anteriormente. Proponha que cada aluno leve para a sala de aula embalagens ou mesmo o próprio produto para ser exposto visando a simulação da compra e venda. Você poderá decidir com o grupo a função de cada um no mercadinho:
Caixa e Clientes
Providencie dinheirinhos de papel para troco e para os clientes fazerem suas compras. Construa com a turma um caixa registrador das compras, que poderá ser confeccionado utilizando caixa de sapato. Também poderão utilizar a calculadora para efetuar os cálculos. Os alunos deverão organizar os produtos no mercadinho de acordo com a disposição observada por eles no supermercado visitado anteriormente. Assim, poderão organizar as mercadorias colocando de um lado da sala de aula os produtos de limpeza, de outro os produtos de higiene e em um local separado os produtos de alimentação. Professor, é importante desenvolver com a turma atitudes de cuidado com o meio ambiente tão divulgadas pela impressa, enfatizando a necessidade de cada cliente levar a sua própria sacola para colocar as compras, evitando assim, o uso das sacolas plásticas que são prejudiciais à natureza. Você poderá levar a turma ao Laboratório de Informática da escola e assistir ao vídeo sugerido abaixo para conscientizar os alunos quanto ao uso das sacolas retornáveis:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rN7WM2nGYMU&feature=related
Professor, depois de tudo organizado, chegou o momento de divulgar o mercadinho pela escola. Para isso, construa com a turma cartazes de propaganda, contendo o nome do mercadinho, o local e a data que será inaugurado para visitação das outras turmas da escola. Aproveite para filmar o mercadinho com a turma atuando e depois assista com os alunos para que possam observar o trabalho desenvolvido.
Para outras informções sobre o sistema monetário brasileiro, acesse o sítio: http://economia.uol.com.br/
Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para percebermos o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreendermos o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervirmos de acordo com as suas necessidades.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/10/2013
Quatro estrelasParabéns pelas atividades me ajudaram muito, pois estou organiozando o mercadinho com minha turma e vai ser bem legal
08/03/2013
Cinco estrelasParabéns! O projeto construindo um mercadinho, irá me ajudar muito. Eu já trabalho com valores monetário na sala de aula. mas a pesquisa de campo e o trabalho com os bichos que vem na cédulas, vem de acordo com o Projeto Bichodario, que a professora de Apoio esta trabalhando. E juntas podemos fazer um trabalho interdisciplinar.
16/02/2011
Três estrelasAula interessante, pois os alunos têm a possibilidade de trabalhar em equipe e praticar a pesquisa na internet.