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Texto descritivo: quem são os personagens da obra de Ruth Rocha?

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Conheça os personagens da obra de Ruth Rocha.   
  • Compreenda as características do texto descritivo.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessa sequência didática, os alunos deverão ter se apropriado do sistema alfabético, ou seja, ter compreendido que cada grafema (letra), geralmente, corresponde a um fonema (som). As crianças que ainda não construíram esse conhecimento poderão ser auxiliadas por aquelas que já o dominam.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que esta sequência didática seja desenvolvida após o trabalho com a aula: “Ruth Rocha e sua obra”, postada nesse portal.

ATIVIDADE 1: AS HISTÓRIAS DE RUTH ROCHA

Objetivos: Ler e compreender histórias infantis

1.1  Leitura da história.   

Entregue para as crianças a história “A Menina que não era Maluquinha”, de Ruth Rocha, localizada no site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_03_in.htm e desenvolva os procedimento indicados.

A MENINA QUE NÃO ERA MALUQUINHA 

                                                                             

Maluquinha, eu?   

Eu não! Não sou nenhuma maluquinha!   

Quem me pôs esse apelido foi aquele menino de casacão e panela na cabeça.   

Ele me botou esse apelido quando eu fui brincar na casa do Mauricinho.   

Eu nem queria ir.  

Mas a mãe dele telefonou pra minha mãe, ela disse que o Mauricinho era muito tímido e que ela queria que ele brincasse com umas crianças mais... Não sei o que ela disse, acho que ela queria que ele brincasse com umas crianças mais descoladas...   

E aí minha mãe me encheu um pouco e eu acabei indo.   

A gente chegou na casa do Mauricinho e foi logo almoçar.   

E depois do almoço a mãe dele botou a gente pra fazer a lição.   

Eu não me incomodo de fazer lição logo depois do almoço, porque eu fico logo livre.   

Mas a mãe do Mauricinho começou a fazer uns discursos sobre responsabilidade e coisa e tal, que a gente já era grandinha e tinha que cumprir com os compromissos...

Um saco!   

Eu tô careca de saber disso!   

E então eu fiz minha lição correndo e o Mauricinho ficou lá toda a vida, ele não acabava mais de fazer a lição dele.   

Aí eu comecei a rodar pela casa até que encontrei um gato.   

Gato não, gata. Chamava Pom-pom. Ou era Fru-fru... Ou era Bom-Bom, sei lá.   

E eu peguei a gata e ela estava meio fedida.   

Então eu resolvi dar um banho nela. Gato não gosta de banho, vocês sabem.   

Mas meu avô tinha me contado que quando ele queria dar banho no gato ele botava o bicho dentro da banheira e ele não conseguia sair e meu avô dava banho à vontade!   

Mauricinho tinha um banheiro dentro do quarto dele.   

Quando eu fui chegando perto da banheira a gata arrepiou toda e eu joguei ela bem depressa lá dentro e tapei o ralo e enchi de água.   

E esfreguei a gata todinha com um shampoo todo perfumado que tinha lá e eu estava achando que todo mundo ia gostar de ver a gata toda limpinha. A gata estava muito infeliz e ela miava miaaauuu... e tentava sair do banho, mas meu avô tinha razão: ela arranhava a parede da banheira, mas não conseguia sair.   

Mas acho que aí caiu shampoo no olho da gata, porque ela deu um pulo e agarrou na minha roupa e conseguiu pular fora e saiu correndo, espalhando espuma de shampoo por todo lado e nisso a mãe do Mauricinho vinha chegando e levou o maior susto e caiu sentada e a gata continuou correndo e assustando todo mundo e respingando tudo de espuma.   

Eu não sei quem estava mais assustado: se era o Mauricinho, a mãe dele, a gata, ou se era eu.   

Eu corri atrás da gata, mas ela pulou pela janela, atravessou o jardim, saiu pela rua e eu atrás.   

Só que no meio da rua estava a turma daquele menino, aquele da panela na cabeça, e a gata passou pelo meio deles todos e eu atrás!   

E eles levaram o maior susto, cada um correu para um lado, e atrás de mim vinha a mãe do Mauricinho e o Mauricinho e a cozinheira e o jardineiro, todos correndo e gritando e eu resolvi correr para a minha casa e me esconder lá.   

Mas no dia seguinte... a escola toda já sabia da história e aquele menino, aquele da panela na cabeça começou a me chamar de maluquinha...   

Mas eu não sou maluquinha, não! Só se for a vó dele!  

XXX

a) Leitura do título   

Leia o título da história e peça aos alunos que, com base nele, levantem hipóteses sobre seu conteúdo. Registre-as no canto do quadro.   

b) Leitura do texto, verificação das hipóteses e apreciação da história   

Leia o texto e, ao final, peça aos aprendizes que verifiquem se suas hipóteses se confirmaram. Em seguida, solicite que apreciem a história, justificando sua opinião com elementos do texto.   

c) Criação de outro título para a história   

Peça aos alunos que criem um novo título para história. Essa estratégia permite perceber a compreensão que construíram em relação ao seu enredo.   

Sugerimos que você desenvolva esses mesmos procedimentos para a leitura das histórias: “BOM DIA, TODAS AS CORES” e “GABRIELA E A TITIA”, localizadas no site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm 

ATIVIDADE 2: DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS

Objetivos:

  • Produzir um texto descritivo.
  • Identificar as características desse tipo de texto

2.1 Elaboração e estudo de um texto descritivo             

Explique aos alunos que produzirão uma descrição dos personagens das histórias de Ruth Rocha.  Para que construam maior intimidade com esse tipo de texto, sugerimos que, primeiramente, descrevam um colega da turma. Você poderá conduzir a atividade pelas instruções:   

  • Se a gente tiver que falar sobre as características de nosso colega ___________, o que poderemos contar?
  • Como ele é fisicamente (cor dos olhos, dos cabelos, da pele, altura, peso etc. )?.
  • Como é seu jeito de ser (agitado, calmo etc. )?
  • Do que ele gosta de fazer (brincar, estudar, comer etc.)?

Durante a atividade, os alunos poderão elaborar o texto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Ao final, leia a produção para a turma e questione:

  • O que é preciso dizer quando queremos descrever uma pessoa? (Registre as conclusões dos alunos em um cartaz. Eles deverão consultá-lo ao produzirem a descrição dos personagens de Ruth Rocha)    

2.2 Ilustrando os personagens das histórias lidas             

Para ilustração dos personagens principais de cada história, sugerimos os procedimentos:       

  • Releitura da história.
  • Reconto oral da história, pelos alunos.
  • Identificação do (os) personagem (ns) principal (is).
  • Levantamento de suas características, com base em elementos do texto.
  • Ilustração do(s) personagem(ns).     

2.3 Descrevendo os personagens              

Sugerimos que após a ilustração de cada personagem, os estudantes produzam o seu texto descritivo. Para isso, apresentamos duas possibilidades:             

a) Escrita coletiva do texto 

  • Retomar a caracterização do texto descritivo, registrada no cartaz.
  • Analisar  coletivamente as características do personagem e planejar o texto. Registrar, em um canto do quadro, as características levantadas. Elas deverão ser consultadas durante a produção do texto.
  • Elaborar coletivamente a descrição. Enquanto a turma a produz oralmente, a professora faz o registro no quadro.
  • Escrever o texto no caderno. Os alunos copiarão o texto no caderno, prestando atenção na segmentação correta das palavras e na obediência à ortografia.              

b) Escrita em duplas ou individual da descrição               

Para a escrita em duplas, sugerimos que o planejamento do texto seja feito coletivamente. Ele deverá ser registrado no canto do quadro.             

Os alunos escreverão o texto, consultando o planejamento. Em seguida, você o recolherá e corrigirá, observando os seguintes pontos:

  • Obediência ao planejamento
  • Concordância, segmentação de palavras e ortografia

Para a reescrita do texto, cada aluno ou dupla poderá ser atendida individualmente. Assim, você poderá apontar, de forma mais detalhada, os aspectos atendidos e os que ainda precisam ser melhorados. Enquanto isso, os demais deverão realizar outra atividade.

ATIVIDADE 3: APRESENTAÇÃO TEATRAL DE UMA HISTÓRIA 

Objetivo:

  • Ler textos para o público
  • Preparar e apresentar um teatro

(Para realização desta atividade, você deverá convidar outra turma da escola.)   

3.1 Qual história você quer escutar?             

a) Preparação do encontro.               

Ao final da descrição dos personagens das três histórias sugeridas: “A menina que não era maluquinha”, : “Bom dia todas as cores” e “Gabriela e a titia”, faça a proposta aos alunos de eles se encontrarem com colegas de outra turma para lerem a descrição de cada personagem. Esses colegas deverão eleger o personagem que mais gostaram.

Vocês prepararão um teatro para apresentar a história de que esse personagem participa.             

Para isso, selecione os aprendizes que irão ler cada descrição. Antes do encontro, eles poderão ensaiar a leitura. A turma deverá avaliar a sua entonação, sua clareza e o tom de voz usado.  

b) Encontro com a outra turma               

Combine com a professora da outra turma de realizar o encontro em um espaço que comporte todos os alunos. Os aprendizes selecionados lerão a descrição dos personagens e os colegas ouvintes elegerão a história que desejam conhecer. A professora poderá conduzir a eleição.   

3.2 Organização e ensaio da apresentação             

Sugerimos que a turma prepare um pequeno teatro para a apresentação da história. Divida as tarefas de modo que a maioria dos alunos participe. Ensaie quantas vezes forem necessárias.          

Uma sugestão é que a história seja lida por um ou mais narradores, enquanto os colegas a dramatizam.   

3.3 Com vocês, a história...             

Quando a dramatização estiver ensaiada é só apresentar aos colegas da turma vizinha! Ao final, eles poderão avaliar a apresentação e dizer se gostaram da história.  

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura da entrevista com Zélia Versiani: "Escolhas literárias", localizada no site: http://www.ceale.fae.ufmg.br/entrevista_imprimir.php?txtId=122&catId=  

Avaliação

Para verificar se os alunos aprenderem a identificar e a produzir textos descritivos, sugerimos as seguintes intervenções:

  • Peça que façam um texto descritivo. Pode ser da turma, de um amigo, da professora etc.
  • Leia uma pequena história e peça que identifiquem e descrevam os seus personagens.
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