Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sociedade Civil

 

20/12/2010

Autor y Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• O conceito de “Sociedade civil”.

• Modelos de organizações e movimentos sociais.

• A importância das organizações sociais para o bom funcionamento do Estado.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Brasil Colônia.

• Brasil Império.

• Brasil República. 

• Atualidades mundiais e do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Primeira etapa

O professor deve questionar sobre o que os alunos entendem por “sociedade civil”, anotando no quadro as respostas deles para problematizá-las posteriormente

Fonte: http://libcom.org/files/comune12.jpg   

- Quem compõe a sociedade civil?

- De que forma ela se organiza?

- Quais são os seus objetivos?

A luta ambiental tem ganhado cada vez mais adeptos em diversos setores da sociedade. Fonte:http://geocities.ws/sostancredao/images/8_04_06_ONGs/ONGs1.jpg   

- De que maneira ela se relaciona com o Estado?

- Pode existir democracia sem uma sociedade civil organizada?

A união harmoniosa dos membros da sociedade é vital para que sua organização renda frutos. Fonte:http://media.canada.com/b2fd399c-8611-4580-92ea-44f66ab1b1a2/CivilSocietyIcon.jpg  

- Durante o período colonial brasileiro, a sociedade civil se mostrava organizada?

- Quem formava a sociedade civil?

- Os escravos faziam parte da sociedade? 

Fonte: http://professorfabio.files.wordpress.com/2008/05/slide4.jpg   

- Em quais momentos podemos dizer que houve algum tipo de organização social no Brasil?

- Quais as suas reivindicações e maneiras de agir? (O professor pode elencar revoltas nativistas ou conjurações, como exemplo.)

- O que mudou na sociedade brasileira após o processo de independência?

- A independência era uma reivindicação de grupos organizados?

Independência do Brasil. Fonte: http://negacaologica.com/wp-content/uploads/2010/09/independencia_do_brasil.jpeg   

- E a Proclamação da República ocorreu por pressão de algum grupo social? Quais?

Durante muito tempo se disse que, no Brasil, a sociedade assistiu, bestializada, à Proclamação da República, sem se envolver no processo.  Foi assim mesmo? Fonte: http://purl.pt/93/1/iconografia/imagens/j3113m_18891221_285/j3113m_18891221_285_3.jpg   

Aula 2

Segunda etapa

No Laboratório de Informática, os alunos deverão ser divididos em cinco grupos para pesquisar material para a realização de um Jornal Mural, ou blog, caso a escola não disponha de espaço para afixá-lo, durante a próxima aula.

Os trabalhos deverão trazer para a sala diferentes materiais com informações sobre movimentos sociais organizados, atuais ou do passado, falando sobre:

- suas reivindicações;

- formas de agir;

- origem de seus membros;

- principais ações;

- derrotas e conquistas.

Alguns sites para pesquisa:

• Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais: http://www.abong.org.br/   

• Movimento dos Trabalhadores Sem Terra: http://www.mst.org.br/  

• Movimento das Donas de Casa – MG: http://www.mdcmg.com.br/index.php?sendPage=apresentacao   

• Movimento dos Trabalhadores Sem Teto: http://www.mtst.info/   

• União Nacional dos Estudantes http://www.une.org.br/   

• Associação de moradores de bairros: http://inseguranca.no.sapo.pt/associacao_moradores_porque.html   

• Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais: http://www.abglt.org.br/port/index.php/  

Aula 3

Terceira etapa   

Os grupos deverão refinar o material que trouxeram para a sala de aula e definir com qual trabalharão no mural, tentando aproximar-se ao máximo da linguagem jornalística, textos simples e bem ilustrados.Recursos Complementares

Recursos Complementares

Links de apoio ao professor:

• “O conceito de sociedade civil”: https://docs.google.com/viewer?url=http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310315_05_cap_04.pdf&pli=1   

• “Gramsci e a sociedade civil”: http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv93.htm  

Avaliação

A avaliação ocorrerá de acordo com a participação nas discussões em grupo e o resultado final do Jornal Mural. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.