20/12/2010
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
• O conceito de “Sociedade civil”.
• Modelos de organizações e movimentos sociais.
• A importância das organizações sociais para o bom funcionamento do Estado.
• Brasil Colônia.
• Brasil Império.
• Brasil República.
• Atualidades mundiais e do Brasil.
Aula 1
Primeira etapa
O professor deve questionar sobre o que os alunos entendem por “sociedade civil”, anotando no quadro as respostas deles para problematizá-las posteriormente
Fonte: http://libcom.org/files/comune12.jpg
- Quem compõe a sociedade civil?
- De que forma ela se organiza?
- Quais são os seus objetivos?
A luta ambiental tem ganhado cada vez mais adeptos em diversos setores da sociedade. Fonte:http://geocities.ws/sostancredao/images/8_04_06_ONGs/ONGs1.jpg
- De que maneira ela se relaciona com o Estado?
- Pode existir democracia sem uma sociedade civil organizada?
A união harmoniosa dos membros da sociedade é vital para que sua organização renda frutos. Fonte:http://media.canada.com/b2fd399c-8611-4580-92ea-44f66ab1b1a2/CivilSocietyIcon.jpg
- Durante o período colonial brasileiro, a sociedade civil se mostrava organizada?
- Quem formava a sociedade civil?
- Os escravos faziam parte da sociedade?
Fonte: http://professorfabio.files.wordpress.com/2008/05/slide4.jpg
- Em quais momentos podemos dizer que houve algum tipo de organização social no Brasil?
- Quais as suas reivindicações e maneiras de agir? (O professor pode elencar revoltas nativistas ou conjurações, como exemplo.)
- O que mudou na sociedade brasileira após o processo de independência?
- A independência era uma reivindicação de grupos organizados?
Independência do Brasil. Fonte: http://negacaologica.com/wp-content/uploads/2010/09/independencia_do_brasil.jpeg
- E a Proclamação da República ocorreu por pressão de algum grupo social? Quais?
Durante muito tempo se disse que, no Brasil, a sociedade assistiu, bestializada, à Proclamação da República, sem se envolver no processo. Foi assim mesmo? Fonte: http://purl.pt/93/1/iconografia/imagens/j3113m_18891221_285/j3113m_18891221_285_3.jpg
Aula 2
Segunda etapa
No Laboratório de Informática, os alunos deverão ser divididos em cinco grupos para pesquisar material para a realização de um Jornal Mural, ou blog, caso a escola não disponha de espaço para afixá-lo, durante a próxima aula.
Os trabalhos deverão trazer para a sala diferentes materiais com informações sobre movimentos sociais organizados, atuais ou do passado, falando sobre:
- suas reivindicações;
- formas de agir;
- origem de seus membros;
- principais ações;
- derrotas e conquistas.
Alguns sites para pesquisa:
• Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais: http://www.abong.org.br/
• Movimento dos Trabalhadores Sem Terra: http://www.mst.org.br/
• Movimento das Donas de Casa – MG: http://www.mdcmg.com.br/index.php?sendPage=apresentacao
• Movimento dos Trabalhadores Sem Teto: http://www.mtst.info/
• União Nacional dos Estudantes http://www.une.org.br/
• Associação de moradores de bairros: http://inseguranca.no.sapo.pt/associacao_moradores_porque.html
• Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais: http://www.abglt.org.br/port/index.php/
Aula 3
Terceira etapa
Os grupos deverão refinar o material que trouxeram para a sala de aula e definir com qual trabalharão no mural, tentando aproximar-se ao máximo da linguagem jornalística, textos simples e bem ilustrados.Recursos Complementares
Links de apoio ao professor:
• “O conceito de sociedade civil”: https://docs.google.com/viewer?url=http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310315_05_cap_04.pdf&pli=1
• “Gramsci e a sociedade civil”: http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv93.htm
A avaliação ocorrerá de acordo com a participação nas discussões em grupo e o resultado final do Jornal Mural.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!