20/12/2010
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
• A função da polícia.
• A estrutura das organizações policiais.
• O que é a corrupção policial.
• Motivo da corrupção policial.
• Maneiras de combater a corrupção policial.
Noções de corrupção
Aula 1
Primeira etapa
- O professor deve separar os alunos em quatro grupos.
Cada grupo trabalhará com um tema, utilizando o material de suporte fornecido pelo professor para organizar uma breve apresentação e relatório para a segunda aula, que será seguida de discussão geral.
Os grupos e os pontos a serem abordados serão:
· Grupo 1 - “A função da polícia”
:- Quais as suas origens?
- Quem era/é responsável pelas ações da polícia?
- Quais as suas principais funções?
Material de suporte para o Grupo 1: texto “Evolução e origem da atividade da polícia no Brasil” (http://jusvi.com/artigos/364).
· Grupo 2 - “A atual situação das polícias no Brasil”:
- O policial é um profissional bem remunerado?
- Possui treinamento e equipamentos de qualidade?
- Quais as condições dos equipamentos, carros e estruturas físicas das polícias?
Material de suporte para o grupo 2: texto “A atual situação das polícias brasileiras” (http://www2.forumseguranca.org.br/node/22973).
· Grupo 3 - “A polícia e a sociedade”:
- Como a sociedade enxerga a polícia?
- Por que?
- Como a polícia deve agir no dia a dia com a sociedade?
Material de suporte para o Grupo 3: texto “Polícia – Sociedade e Política de Segurança Pública” (http://www2.forumseguranca.org.br/content/pol%C3%ADcia-%E2%80%93-sociedade-e-pol%C3%ADtica-de-seguran%C3%A7-p%C3%BAblica).
· Grupo 4 - “Os erros da polícia”:
- Quais os principais erros da polícia?
- Há exagero no uso da violência?
- A polícia atua de maneira diferente com ricos e pobres?
Material de suportepara o grupo 4: textos “País falha contra violência da polícia” (http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pais-falha-contra-violencia-da-policia/150058) e “Despreparo policial é a regra” (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2010/07/27/interna_brasil,204565/index.shtml).
Aula 2
Segunda etapa
Os grupos deverão apresentar os temas que trabalharam na aula anterior para a classe. O professor deve fazer questionamentos e provocações durante as falas do grupo. Cada grupo terá 10 minutos para a apresentação.
Aula 3
Terceira etapa
O professor deve, então, iniciar uma discussão final abordando todos os temas apresentados pelos alunos, incentivando a participação deles por meio da exibição das imagens abaixo.
Alguns temas a serem discutidos:
- Por que alguns policiais agem de maneira errada?
- O treinamento é inadequado?
- Falta controle sobre suas ações?
Conflito entre policiais e torcedores após jogo de futebol. Curitiba, 2009. Disponível em:http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/258F/B689/0125/94E6/8B49/3E44/coritiba-confusao-450-061209.jpg
- Que outros exemplos os alunos poderão citar de maneiras erradas na forma de agir da polícia?
- Quem são as principais vítimas dos excessos cometidos pelos policiais?
Fonte: http://www.edgarlisboa.com.br/wpcontent/2010/10/CORRUP%C3%A7%C3%A3o1.jpg
- O que pode ser considerado corrupção policial?
- Quais os principais crimes cometidos pelos policiais?
- Qualquer ação de um policial que desrespeite as normas da corporação pode ser entendida como corrupção policial?
- Por que um policial se deixa corromper?
Durante a execução de suas obrigações diárias, policiais são tentados a agir de maneira errada em troca de dinheiro. Fonte:http://4.bp.blogspot.com/_cw6r1FdwWjA/S7_SAwILjkI/AAAAAAAAN8M/asjLxz4BPaw/s400/hyt.jpg
O filme “Tropa de Elite” mostra como funcionam alguns esquemas de corrupção de policiais. As situações ali apresentadas acontecem na vida real? Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_IjJARCe3xRE/TLslbe8jMgI/AAAAAAAAAQQ/RuNJf3LXoOA/s1600/Tropa-de-Elite2_14.jpg
- Como evitar a corrupção policial? Quarta etapaOs grupos devem produzir um texto final, resumindo tudo o que foi apresentado e discutido dentro de sala.
Recursos
•Material de suporte para o Grupo 1: texto “Evolução e origem da atividade da polícia no Brasil” (http://jusvi.com/artigos/364).
• Material de suporte para o Grupo 2: texto “A atual situação das polícias brasileiras” (http://www2.forumseguranca.org.br/node/22973).
• Material de suporte para o Grupo 3: texto “Polícia – Sociedade e Política de Segurança Pública” (http://www2.forumseguranca.org.br/content/pol%C3%ADcia-%E2%80%93-sociedade-e-pol%C3%ADtica-de-seguran%C3%A7-p%C3%BAblica).
• Material de suporte para Grupo 4: textos “País falha contra violência da polícia” (http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pais-falha-contra-violencia-da-policia/150058) e “Despreparo policial é a regra” (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2010/07/27/interna_brasil,204565/index.shtml).
Conclusão
Os alunos deverão compreender a importância do bom funcionamento das instituições policiais, adquirir a noção de seu comportamento correto para que percebam claramente quando seus membros agirem de forma errada. Os estudantes deverão tomar consciência da participação da sociedade no processo de controle e vigilância sobre as ações das polícias.
Textos de apoio para o professor:
• BEATO, Cláudio. Corrupção policial. In: Avritzer, Leonardo et al. Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 399-404. Disponível em: http://migre.me/2xht1.
• SECCO, Alexandre. A polícia bandida. Disponível em: http://veja.abril.com.br/040899/p_084.html
A avaliação se dará pela observação do professor da participação individual, em grupo e no seminário na realização das atividades propostas. Também serão avaliados os textos escritos nas primeira e última aulas
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!