Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Corrupção Policial

 

20/12/2010

Autor y Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• A função da polícia.

• A estrutura das organizações policiais.

• O que é a corrupção policial.

• Motivo da corrupção policial.

• Maneiras de combater a corrupção policial.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de corrupção

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Primeira etapa

- O professor deve separar os alunos em quatro grupos.

Cada grupo trabalhará com um tema, utilizando o material de suporte fornecido pelo professor para organizar uma breve apresentação e relatório para a segunda aula, que será seguida de discussão geral.

Os grupos e os pontos a serem abordados serão:

·  Grupo 1 - “A função da polícia”

:- Quais as suas origens?

- Quem era/é responsável pelas ações da polícia?

- Quais as suas principais funções?

Material de suporte para o Grupo 1: texto “Evolução e origem da atividade da polícia no Brasil” (http://jusvi.com/artigos/364).   

· Grupo 2 - “A atual situação das polícias no Brasil”:

- O policial é um profissional bem remunerado?

- Possui treinamento e equipamentos de qualidade?

- Quais as condições dos equipamentos, carros e estruturas físicas das polícias?

Material de suporte para o grupo 2: texto “A atual situação das polícias brasileiras” (http://www2.forumseguranca.org.br/node/22973).  

·  Grupo 3 - “A polícia e a sociedade”:

- Como a sociedade enxerga a polícia?

- Por que?

- Como a polícia deve agir no dia a dia com a sociedade?

Material de suporte para o Grupo 3: texto “Polícia – Sociedade e Política de Segurança Pública” (http://www2.forumseguranca.org.br/content/pol%C3%ADcia-%E2%80%93-sociedade-e-pol%C3%ADtica-de-seguran%C3%A7-p%C3%BAblica). 

·  Grupo 4 - “Os erros da polícia”:

- Quais os principais erros da polícia?

- Há exagero no uso da violência?

- A polícia atua de maneira diferente com ricos e pobres?

Material de suportepara o grupo 4: textos “País falha contra violência da polícia” (http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pais-falha-contra-violencia-da-policia/150058) e “Despreparo policial é a regra” (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2010/07/27/interna_brasil,204565/index.shtml).       

Aula 2

Segunda etapa 

Os grupos deverão apresentar os temas que trabalharam na aula anterior para a classe. O professor deve fazer questionamentos e provocações durante as falas do grupo. Cada grupo terá 10 minutos para a apresentação.

Aula 3

Terceira etapa

O professor deve, então, iniciar uma discussão final abordando todos os temas apresentados pelos alunos, incentivando a participação deles por meio da exibição das imagens abaixo.  

Alguns temas a serem discutidos:

- Por que alguns policiais agem de maneira errada?

- O treinamento é inadequado?

- Falta controle sobre suas ações?

Conflito entre policiais e torcedores após jogo de futebol. Curitiba, 2009. Disponível em:http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/258F/B689/0125/94E6/8B49/3E44/coritiba-confusao-450-061209.jpg   

- Que outros exemplos os alunos poderão citar de maneiras erradas na forma de agir da polícia?

- Quem são as principais vítimas dos excessos cometidos pelos policiais?

Fonte: http://www.edgarlisboa.com.br/wpcontent/2010/10/CORRUP%C3%A7%C3%A3o1.jpg    

- O que pode ser considerado corrupção policial?

- Quais os principais crimes cometidos pelos policiais?

- Qualquer ação de um policial que desrespeite as normas da corporação pode ser entendida como corrupção policial?

- Por que um policial se deixa corromper?

Durante a execução de suas obrigações diárias, policiais são tentados a agir de maneira errada em troca de dinheiro. Fonte:http://4.bp.blogspot.com/_cw6r1FdwWjA/S7_SAwILjkI/AAAAAAAAN8M/asjLxz4BPaw/s400/hyt.jpg   

O filme “Tropa de Elite” mostra como funcionam alguns esquemas de corrupção de policiais. As situações ali apresentadas acontecem na vida real? Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_IjJARCe3xRE/TLslbe8jMgI/AAAAAAAAAQQ/RuNJf3LXoOA/s1600/Tropa-de-Elite2_14.jpg    

- Como evitar a corrupção policial?   Quarta etapaOs grupos devem produzir um texto final, resumindo tudo o que foi apresentado e discutido dentro de sala.

Recursos

•Material de suporte para o Grupo 1: texto “Evolução e origem da atividade da polícia no Brasil” (http://jusvi.com/artigos/364).   

• Material de suporte para o Grupo 2: texto “A atual situação das polícias brasileiras” (http://www2.forumseguranca.org.br/node/22973).   

• Material de suporte para o Grupo 3: texto “Polícia – Sociedade e Política de Segurança Pública” (http://www2.forumseguranca.org.br/content/pol%C3%ADcia-%E2%80%93-sociedade-e-pol%C3%ADtica-de-seguran%C3%A7-p%C3%BAblica).   

• Material de suporte para Grupo 4: textos “País falha contra violência da polícia” (http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pais-falha-contra-violencia-da-policia/150058) e “Despreparo policial é a regra” (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2010/07/27/interna_brasil,204565/index.shtml).         

Conclusão 

Os alunos deverão compreender a importância do bom funcionamento das instituições policiais, adquirir a noção de seu comportamento correto para que percebam claramente quando seus membros agirem de forma errada. Os estudantes deverão tomar consciência da participação da sociedade no processo de controle e vigilância sobre as ações das polícias.

Recursos Complementares

Textos de apoio para o professor:

• BEATO, Cláudio. Corrupção policial. In: Avritzer, Leonardo et al. Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 399-404.  Disponível em: http://migre.me/2xht1.   

• SECCO, Alexandre. A polícia bandida. Disponível em: http://veja.abril.com.br/040899/p_084.html      

Avaliação

A avaliação se dará pela observação do professor da participação individual, em grupo e no seminário na realização das atividades propostas. Também serão avaliados os textos escritos nas primeira e última aulas

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.