Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vida de inseto: Conhecendo melhor esses seres

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •        Identificar e reconhecer as características das abelhas, joaninhas, vagalumes;
  •        Descobrir a importância das abelhas, joaninhas, vagalumes  para o meio ambiente;
  •        Explorar poesias sobre o tema;
  •        Confeccionar trabalhos artísticos e artesanais sobre o tema;
  •        Ouvir histórias literárias sobre o tema;
  •         Realizar atividades de pesquisas para compreender porque os vagalumes brilham;
  •         Realizar atividades de pesquisas para compreender como as abelhas produzem mel;
  •         Realizar atividades de pesquisas para compreender por que as joaninhas têm pintinhas;
  •         Produzir relatórios.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

   Professor, alguns insetos são mais presentes na vida das crianças, como, por exemplo: joaninha, abelha, vagalume, dentre outros, pois vivem em jardins ou chamam a atenção das crianças por suas características. Nesse sentido, providencie imagens desses insetos.

1 - http://www.petfriends.com.br/news/news_materia114.htm  

2 - http://adaptacoessegundoano.blogspot.com/2010/09/adaptaca-6-varias-adaptacoes-das.html  

3 - http://blogalize.net/picada-de-abelha.html  

Mostre à turma essas imagens de insetos e proponha um diálogo sobre as suas características:

  •        O que se destaca nesses insetos?
  •        Como você sabe que são insetos?
  •        Como é a estrutura corporal dos insetos? Você conhece?

Anote as hipóteses em uma cartolina e afixe-a no mural da sala de aula,  com o intuito dos alunos acompanharem a construção do conhecimento. Se desejar acesse uma aula de minha autoria intitulada: Características, alimentação e habitat dos insetos.

 A seguir explique que o corpo desses insetos é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome.

 Exemplo:

Veja a imagem de uma abelha:  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/anatomia-8.php

Em seguida organize a turma em 3 grupos, entregue uma folha de papel branco para cada grupo e solicite que os alunos escrevam as características e o que mais chama a atenção deles quando observam esses animais. Cada grupo irá retratar sobre um inseto.

Exemplo:  

 1º grupo: Joaninha

  •         São pequenas;
  •         Têm pintinhas;
  •         Vivem no jardim.  

 2º grupo:  Vagalume

  •         Brilham no escuro;
  •         São pequenos.  

 3º grupo: Abelha

  •         Produzem mel;
  •         Têm uma rainha;
  •         São pequenas;
  •         São perigosas, pois ferroam as pessoas.  

A seguir, peça para os alunos socializarem com a turma as informações que escreveram.

  2ª Atividade:

 Professor, proponha para a turma a realização de pesquisas no Laboratório de Informática, para compreenderem alguns aspectos interessantes sobre esses insetos, por exemplo:

  •          Porque os vagalumes brilham e qual a sua importância?
  •          Como as abelhas produzem mel e qual a sua importância?
  •          Porque as joaninhas têm pintinhas e qual a sua importância?

Você poderá acessar os seguintes sítios:

Sítios sobre o vagalume:

http://galileu.globo.com/edic/96/nossa_terra1.htm    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/vaga-lumes-a-linguagem-do-pisca-pisca/vaga-lumes-a-linguagem-do-pisca-pisca 

http://www.igeduca.com.br/artigos/desvendamos-misterios/por-que-os-vagalumes-piscam.html   

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?token=0A6C9065-ECBA-4DE8-B4B7-C70A7C3B1535&usr=pub&id_projeto=27&ID_OBJETO=51919&ID_PAI=43367&tipo=tre&cp=ff9933&cb=mqu&disciplina=Qu%C3%ADmica&nivel_ensino=Ensino%20M%C3%A9dio&recurso=Textos%20para%20Alunos&modo=exibir&n1=&n2=Sistema%20de%20Troca%20de%20Recursos%20Educacionais&n3=Ensino%20M%C3%A9dio&n4=Qu%C3%ADmica&b=s   

http://www.bioencia.com/products/o-que-faz-com-que-os-vagalumes-se-iluminem-1/ 

Sítios sobre abelha:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao300.htm   

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/mel-3.php   

http://www.brasilescola.com/animais/abelha.htm   

http://www.klickeducacao.com.br/2006/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-31,00.html 

Sítios sobre joaninha:  

http://educacao.uol.com.br/biologia/inseto-joaninha.jhtm

http://stulzer.net/blog/2008/08/17/fases-da-vida-da-joaninha/ 

http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/bichos/joaninhas-lindas-poderosas-ajudam-natureza-recreio-563836.shtml 

Professor, em seguida faça um relatório com os alunos sobre o que aprenderam. Seria interessante fazer 3 relatórios, um para cada inseto. Veja um exemplo:

Fonte: Acervo da autora

3ª atividade:

 Professor, existem várias histórias infantis sobre joaninha, abelha e vagalume. Sugerimos que nesse momento, você apresente algumas histórias para a turma. Você poderá fazer as leituras. Conte uma história por dia, ou seja, antes de falar sobre joaninha conte uma história que envolve joaninha, e assim sucessivamente com as abelhas e os vagalumes.  

 Veja alguns títulos:

1 - http://www.ecolorir.com/livro-da-joaninha.html  

2 - http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/2010/04/12/livro-fala-sobre-abelhas-e-formigas-para-as-criancas/  

3 - http://www.contos.poesias.nom.br/acidadedosvagalumes/acidadedosvagalumes.htm  

Após a contação, peça para os alunos registrarem por meio de desenho o que aprenderam com a história. Exponha os trabalhos no mural da sala de aula.

 Outra sugestão seria realizar trabalhos artísticos sobre o tema.

Exemplo:

Para as abelhas, faça uma colméia com canudinhos.

 Você vai precisar de:  

  •  Canudinhos;
  •  Fita crepe;
  •  Tesoura sem ponta.

Como fazer:

Pegue uma porção de canudinhos e junte - os bem firme. Com a fita crepe envolva- os bem apertado e em seguida corte o chumasso de canudinhos próximo a altura da fita.

Veja como ficará:

FONTE: Acervo da autora

Para as joaninhas, faça um prendedor decorado.

Acesse o sítio: http://jpreciosas.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

http://jpreciosas.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Para os vagalumes, faça um trabalho com bexigas.

http://vagalumesrp.blogspot.com/2009/09/esculturas-em-baloes.html 

http://pirilampofesta.blogspot.com/2010/04/fotos-baloes.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre os insetos. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos entenderam as características da joaninha, do vagalume e da abelha, bem como sua importância.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.