13/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Professor, alguns insetos são mais presentes na vida das crianças, como, por exemplo: joaninha, abelha, vagalume, dentre outros, pois vivem em jardins ou chamam a atenção das crianças por suas características. Nesse sentido, providencie imagens desses insetos.
1 - http://www.petfriends.com.br/news/news_materia114.htm
2 - http://adaptacoessegundoano.blogspot.com/2010/09/adaptaca-6-varias-adaptacoes-das.html
3 - http://blogalize.net/picada-de-abelha.html
Mostre à turma essas imagens de insetos e proponha um diálogo sobre as suas características:
Anote as hipóteses em uma cartolina e afixe-a no mural da sala de aula, com o intuito dos alunos acompanharem a construção do conhecimento. Se desejar acesse uma aula de minha autoria intitulada: Características, alimentação e habitat dos insetos.
A seguir explique que o corpo desses insetos é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome.
Exemplo:
Veja a imagem de uma abelha:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/anatomia-8.php
Em seguida organize a turma em 3 grupos, entregue uma folha de papel branco para cada grupo e solicite que os alunos escrevam as características e o que mais chama a atenção deles quando observam esses animais. Cada grupo irá retratar sobre um inseto.
Exemplo:
1º grupo: Joaninha
2º grupo: Vagalume
3º grupo: Abelha
A seguir, peça para os alunos socializarem com a turma as informações que escreveram.
Professor, proponha para a turma a realização de pesquisas no Laboratório de Informática, para compreenderem alguns aspectos interessantes sobre esses insetos, por exemplo:
Você poderá acessar os seguintes sítios:
Sítios sobre o vagalume:
http://galileu.globo.com/edic/96/nossa_terra1.htm
http://www.igeduca.com.br/artigos/desvendamos-misterios/por-que-os-vagalumes-piscam.html
http://www.bioencia.com/products/o-que-faz-com-que-os-vagalumes-se-iluminem-1/
Sítios sobre abelha:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao300.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/mel-3.php
http://www.brasilescola.com/animais/abelha.htm
http://www.klickeducacao.com.br/2006/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-31,00.html
Sítios sobre joaninha:
http://educacao.uol.com.br/biologia/inseto-joaninha.jhtm
http://stulzer.net/blog/2008/08/17/fases-da-vida-da-joaninha/
Professor, em seguida faça um relatório com os alunos sobre o que aprenderam. Seria interessante fazer 3 relatórios, um para cada inseto. Veja um exemplo:
Fonte: Acervo da autora
Professor, existem várias histórias infantis sobre joaninha, abelha e vagalume. Sugerimos que nesse momento, você apresente algumas histórias para a turma. Você poderá fazer as leituras. Conte uma história por dia, ou seja, antes de falar sobre joaninha conte uma história que envolve joaninha, e assim sucessivamente com as abelhas e os vagalumes.
Veja alguns títulos:
1 - http://www.ecolorir.com/livro-da-joaninha.html
2 - http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/2010/04/12/livro-fala-sobre-abelhas-e-formigas-para-as-criancas/
3 - http://www.contos.poesias.nom.br/acidadedosvagalumes/acidadedosvagalumes.htm
Após a contação, peça para os alunos registrarem por meio de desenho o que aprenderam com a história. Exponha os trabalhos no mural da sala de aula.
Outra sugestão seria realizar trabalhos artísticos sobre o tema.
Exemplo:
Você vai precisar de:
Como fazer:
Pegue uma porção de canudinhos e junte - os bem firme. Com a fita crepe envolva- os bem apertado e em seguida corte o chumasso de canudinhos próximo a altura da fita.
Veja como ficará:
FONTE: Acervo da autora
Acesse o sítio: http://jpreciosas.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
http://jpreciosas.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
http://vagalumesrp.blogspot.com/2009/09/esculturas-em-baloes.html
http://pirilampofesta.blogspot.com/2010/04/fotos-baloes.html
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre os insetos. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos entenderam as características da joaninha, do vagalume e da abelha, bem como sua importância.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!