11/01/2011
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Habilidade de leitura e escrita.
Noções sobre texto argumentativo.
Primeira etapa:
Professor: inicie a aula conversando com os alunos que a capacidade de defender ideias, convencer, sustentar nossa opinião com argumentos convincentes, respeitar a opinião das pessoas com quem convivemos é um exercício diário de interação e de convivência. Mas para sermos de fato convincentes precisamos aprimorar nossa capacidade de argumentar. As crianças bem pequenas já sabem defender uma ideia e tentar convencer os adultos sobre o que elas querem.
Professor: para aproximar a ideia do uso da argumentação na vida diária dos estudantes, recorde exemplos em que eles usaram bons argumentos para tentar convencê-la sobre um assunto: mudar a data de uma avaliação, conceder uma solicitação feita pela turma ou por um grupo de alunos ou até mesmo para atender um interesse individual. Também peça que eles recordem de algum fato que necessitaram argumentar para convercer os pais sobre algo.
Professor: selecione dois alunos para fazer leitura em voz alta do texto “ Hora de dormir” de Fernando Sabino.
Disponível em:
http://www.quemtemsedevenha.com.br/hora_de_dormir.htm
Professor: após a leitura esclareça as dúvidas de vocabulário e proponha algumas questões oralmente:
1.Quem são os personagens do texto?
2. Qual é o assunto discutido entre os personagens?
3. Identifique no texto os argumentos utilizados pelo pai para convencer o garoto.
4. Por que o garoto insiste com o pai?
5. Identifique os argumentos utilizados pelo garoto para refutar as falas do pai.
6. O pai consegue convencer definitivamente o filho sobre o assunto? Identifique no texto um elemento que comprove sua resposta.
Segunda etapa:
Professor: converse com os alunos sobre as séries de imposição que os pais fazem e que muitas vezes os filhos ainda não compreendem e não aceitam. Pergunte-lhes quem já tem autorização para sair sozinho e quais são as restrições impostas pelos pais. Deixem primeiramente que os alunos exponham um pouco da experiência deles. Em seguida divida a classe em dois grupos: grupo A e grupo B. Agora cada grupo deverá elaborar argumentos para defender a posição dos pais que ainda não permitem que os filhos saiam sozinhos ou a posição dos filhos que acreditam serem responsáveis o suficiente para saírem sozinhos.
Grupo A: elaborar argumentos para defender a posição dos pais.
Grupo B: elaborar argumentos para defender a posição dos filhos.
Professor: cada grupo deve anotar todos os argumentos que forem levantados, determine um tempo para a apresentação dos grupos e selecione um aluno para listar na lousa os argumentos apresentados. Após as apresentações, os alunos devem analisar os argumentos apresentados e elaborar um pequeno texto escrito com as conclusões.
Terceira etapa:
Professor: converse com alunos sobre a preocupação dos pais com relação à utilização cada vez maior das novas tecnologias: videogames, computadores, TV e DVDs. Pergunte-lhes se os pais impõe m limites quanto ao uso desses recursos e quais as justificativas que eles usam para tal. Solicite que eles observem atentamente as imagens abaixo:
Imagens disponíveis em:
Professor: assim que os alunos observarem as imagens, pergunte-lhes se essas cenas de alguma forma lhe são familiares. Permita que eles relatem um pouco da relação deles e da família com esses recursos. Em seguida, solicite a leitura do texto “Imersos na tecnologia – e mais espertos” publicado na Revista Veja em janeiro de 2006.
Disponível em:
http://veja.abril.com.br/110106/p_066.html
Professor: após a leitura, discuta algumas questões com os alunos sobre o texto lido, as respostas podem ser registradas por escrito e corrigidas em seguida pelo professor.
1.Qual é o assunto tratado no texto?
2.Segundo o texto, por que é natural que crianças e adolescentes dediquem grande parte do tempo aos games?
3. Por que os pais se preocupam com o uso da internet?
4. De acordo com as pesquisa, qual é o impacto das novas tecnologias na vida dos usuários?
5. No texto, os autores comparam os livros e a leitura aos recursos tecnológicos. De que modo essa comparação é apresentada?
6. Em que se basearam os pesquisadores para afirmarem que a utilização de videogame, computador, TV, DVD e filmes atuais, na medida adequada, é benéfica e incentiva o raciocínio dos jovens?
Professor: proponha agora que os alunos se dividam em pequenos grupos e pesquisem na internet, reportagens, notícia e depoimentos de mau uso das tecnologias. Após a pesquisa, solicite que os alunos elaborem argumentos a favor e contra as seguintes questões.
Professor: os textos devem ser corrigidos e posteriormente devolvidos para os alunos a fim de que eles façam a reescrita com as modificações indicadas pelo professor. Em seguida, os alunos devem se organizar para apresentar as opiniões defendidas.
Leitura complementar:
http://intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ou-Apostila_Portugues_Oralidade_x_Escrita_1.pdf
A avaliação deve ser realizada durante as atividades e principalmente através da elaboração de argumentos na última etapa da tarefa. Dessa forma, o professor poderá intervir no processo de aprendizagem do aluno a fim de que ele alcance os objetivos propostos.
Três estrelas 2 classificações
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01/11/2011
Uma estrelaA aula montada não cita as fontes. Reconheci a introdução e o texto de estudo de um livro didático do Fundamental II (Tudo é Linguagem). Citar fontes é um princípio básico da ética da construção do conhecimento e da própria cidadania.
16/02/2011
Cinco estrelasAchei ótimo esse plano de aula. Muito criativo e interessante. Usarei também com a minha turma. Obrigada.