24/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Professor, as formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vivem, por isso, são consideradas insetos sociais. São muitas vezes mencionadas como símbolo de paciência, perseverança e esforço, porque muitas espécies parecem exercer atividade incansável, como por exemplo, armazenam grande volume de comida.
A partir dessas informações proponha a contação de uma fábula que se chama “A cigarra e a formiga”.
Logo após a contação, converse com os alunos sobre o que eles acharam da história. As fábulas sempre trazem uma lição de moral, nosso papel enquanto professores mediadores não é aplicar essas lições, mas trabalhar com elas formulando algumas questões que podem auxiliar na compreensão das mesmas.
Solicite que façam um desenho representando a história e proponha uma dobradura de uma folha de árvore para os alunos anexarem ao desenho. Acesse o sítio abaixo:
http://en.origami-club.com/flowers/sunflower/index.html
Em seguida, exponha-os no mural da sala de aula.
Outra opção seria apresentar um filme para a turma, que aborda essa questão do companherismo e do trabalho e logo em seguida fazer o desenho e a dobradura.
Sugerimos:
Professor, nesse momento, proponha um trabalho sobre as características das formigas.
Explique que como são insetos, seu corpo é dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdome, possuem 1 par de antenas, 3 pares de pernas ligadas ao tórax, mandíbula e olhos.
Proponha as seguintes atividades no caderno de Ciências:
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Professor, outra etapa importante para a compreensão das formigas é o ciclo de vida delas. Para uma formiga chegar à forma adulta, ela passa pelos seguintes estágios sucessivos: ovo, larva, pupa, adulto. Explique para a turma cada uma delas:
A seguir, proponha a seguinte atividade:
1 - Observe os desenhos abaixo e os relacione a respectiva etapa de desenvolvimento:
Fonte: Acervo da autora
Professor, se preferir peça para os alunos desenharem cada etapa de desenvolvimento.
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, explique que as formigas são divididas em 3 tipos:
Convide os alunos que conhecem algum tipo dessas formigas para falarem de seus conhecimentos sobre as mesmas.
Fonte: Acervo da autora
Professor, como sabemos, as formigas podem viver por toda parte, nas ruas, nos jardins, aparelhos eletrônicos, azulejos e nos formigueiros. Existem formigueiros nas árvores, nos troncos e na terra, neste são formados túneis ou galerias que são buracos onde as formigas se movimentam debaixo da terra. O formigueiro é totalmente organizado: tem a galeria dos ovos e larvas, das pupas, da rainha e até do lixo.
Providencie uma imagem de um formigueiro. E apresente a turma:
Professor, se preferir leve os alunos ao Laboratório de Informática e mostre alguns vídeos sobre a vida das formigas e sobre o formigueiro:
Veja os sítios:
http://www.youtube.com/watch?v=dE-3Z18SJV4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=PW0bdaJe4DM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cu3E5yO2Wq0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DZqFvx5FZfc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ivLzpyygTbU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Pjy180S4Qiw&feature=related
Professor, providencie uma folha de papel branco para os alunos construírem um formigueiro a partir de todos os conhecimentos adquiridos sobre as formigas. Relembre-os que os formigueiros são diferentes entre si, dessa forma existem formigueiros mais complexos (com muitas galerias) e formigueiros simples.
Professor, solicite que os alunos registrem a atividade no caderno de Ciências e pergunte se gostaram de realizar esse trabalho e peça para justificarem a resposta.
Professor, sugerimos a montagem de um formigueiro. Para tanto, precisamos seguir algumas orientações e instruções para dar tudo certo. Diga à turma que vão trabalhar com texto instrucional para aprenderem a construir o formigueiro.
Veja:
Precisamos de:
Para montar o formigueiro siga essas instruções:
1- Coloque o tubo de papelão dentro do vidro. A ponta do tubo não pode ficar de fora.
2- Coloque a terra em volta do tubo, até encher o vidro.
3- Use um papel ou folha para atrair as formigas. Depois coloque-as dentro do vidro.
4- Amarre o tecido na boca do vidro com um pedaço de barbante.
5- Cubra o vidro com um saco por um dia e uma noite.
6- As formigas deverão construir os primeiros túneis.
7- Coloque pedacinhos de verduras ou frutas uma vez por semana.
8- Não se esqueça de colocar umas gotinhas de água.
Alunas do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU construindo o formigueiro.
Fonte: Acervo da autora
Aluna do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU com o seu formigueiro.
Fonte: Acervo da autora
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre os insetos. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos entenderam as características das formigas, o ciclo de desenvolvimento, os tipos de formigas e se compreenderam a estrutura do formigueiro.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/07/2015
Cinco estrelasmuito rica essa aula, aprendi bastante, obrigada
14/05/2015
Cinco estrelasÓtima sua aula ,vai me ajudar muito no meu projeto: Descobrindo o segredo das formigas.
20/05/2011
Cinco estrelasmuito boa a aula!! de muito facil entendimento para os alunos
24/02/2011
Cinco estrelasMariane, amei seu projeto.A educação do nosso país necessita de mais professores com garra para desenvolver atividades criativas as quais venham desenvolver o senso critico de nossos alunos.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!