Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Companheirismo e modos de organização: em foco a vida das formigas

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •          Conhecer as características das formigas;
  •          Descobrir a importância das formigas para o meio ambiente;
  •          Confeccionar trabalhos artísticos e artesanais sobre o tema formigas;
  •          Assistir filme sobre o tema;
  •          Fazer dobraduras;
  •          Ouvir histórias infantis sobre formigas.
  •          Perceber o modo de organização das formigas;
  •          Construir um formigueiro;
  •          Explorar a linguagem das fábulas;
  •          Trabalhar com texto de instrução.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, as formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vivem, por isso, são consideradas insetos sociais. São muitas vezes mencionadas como símbolo de paciência, perseverança e esforço, porque muitas espécies parecem exercer atividade incansável, como por exemplo, armazenam grande volume de comida.

A partir dessas informações proponha a contação de uma fábula que se chama “A cigarra e a formiga”.

   

http://www.americanas.com.br/produto/5964230/livros/infantojuvenil/infantil5a8anos/livro-cigarra-e-a-formiga-a

 

Logo após a contação, converse com os alunos sobre o que eles acharam da história. As fábulas sempre trazem uma lição de moral, nosso papel enquanto professores mediadores não é aplicar essas lições, mas trabalhar com elas formulando algumas questões que podem auxiliar na compreensão das mesmas.

 

  • O que acharam do  final da história?
  • Concordam?  
  • Por quê?
  • Se vocês fossem dar um final diferente qual seria? Por quê?

 

Solicite que façam um desenho representando a história e proponha uma dobradura de uma folha de árvore para os alunos anexarem ao desenho. Acesse o sítio abaixo:

 

http://en.origami-club.com/flowers/sunflower/index.html

 

 Em seguida, exponha-os no mural da sala de aula.

 Outra opção seria apresentar um filme para a turma, que aborda essa questão do companherismo e do trabalho e logo em seguida fazer o desenho e a dobradura.

Sugerimos:

 

  •        Vida de Inseto 1 e 2;
  •        Lucas, um intruso no formigueiro.

 

2ª Atividade:

Professor, nesse momento, proponha um trabalho sobre as características das formigas.

Explique que como são insetos, seu corpo é dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdome, possuem 1 par de antenas, 3 pares de pernas ligadas ao tórax, mandíbula e olhos.   

Proponha as seguintes atividades no caderno de Ciências:

 

  •        Entregue uma folha de papel para cada aluno fazer a montagem do corpo da formiga. Ele deverá recortar e colar.   

Fonte: Acervo da autora

 

  •        Agora, observe a ilustração e escreva as partes do corpo da formiga:  

   

Fonte: Acervo da autora

3ª atividade:

 Professor, outra etapa importante para a compreensão das formigas é o ciclo de vida delas. Para uma formiga chegar à forma adulta, ela passa pelos seguintes estágios sucessivos: ovo, larva, pupa, adulto. Explique para a turma cada uma delas:

 

  •         OVO – Os ovos são pequenos e geralmente alongados.  

 

  •          LARVA – Depois da eclosão dos ovos, a próxima fase de desenvolvimento é a larva. Nas formigas existem 4 fases de larva. Elas possuem cabeça e peças bucais que as tornam capazes de se alimentar.     

 

  •         PUPA – Depois de alimentada, a larva sofre mudança e passa à fase de pupa. Nesta fase se inicia a caracterização da forma adulta (com as patas, antenas e órgãos), encerrada dentro de um casulo. A pupa permanece imóvel e não se alimenta.   

 

  •        ADULTO - Depois de algumas modificações o adulto emerge da pupa e já vai trabalhar.    

 

A seguir, proponha a seguinte atividade:

 

1 - Observe os desenhos abaixo e os relacione a respectiva etapa de desenvolvimento:

 

Fonte: Acervo da autora

 

 Professor, se preferir peça para os alunos desenharem cada etapa de desenvolvimento.

 

Fonte: Acervo da autora

 

Em seguida, explique que as formigas são divididas em 3 tipos:

 

  •         Formigas rainhas: possuem asas e são responsáveis pela reprodução. Após o voo nupcial ela perde as asas antes de colocar os ovos na terra.  

 

  •         Formigas machos: possuem asas e vivem algumas semanas com o intuito de acasalar. Após o acasalamento (voo nupcial) elas morrem.   

 

  •        Formigas fêmeas estéreis: são as formigas operárias, que se dividem em obreiras e soldados. As obreiras cuidam dos ovos, das larvas, das pupas, cortam folhas, cuidam da alimentação e as soldados vigiam o formigueiro e quando a rainha sai do formigueiro elas escoltam a rainha.  

Convide os alunos que conhecem algum tipo dessas formigas para falarem de seus conhecimentos sobre as mesmas.

 

Fonte: Acervo da autora

 

4ª Atividade:

Professor, como sabemos, as formigas podem viver por toda parte, nas ruas, nos jardins, aparelhos eletrônicos, azulejos e nos formigueiros. Existem formigueiros nas árvores, nos troncos e na terra, neste são formados túneis ou galerias que são buracos onde as formigas se movimentam debaixo da terra. O formigueiro é totalmente organizado: tem a galeria dos ovos e larvas, das pupas, da rainha e até do lixo.   

Providencie uma imagem de um formigueiro. E apresente a turma:

 

http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,803829-3434-1,00.html

 

 

http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,803829-3434-1,00.html

 

Professor, se preferir leve os alunos ao Laboratório de Informática e mostre alguns vídeos sobre a vida das formigas e sobre o formigueiro:

Veja os sítios:

 

O Brasil é o bicho: Saiba mais sobre as formigas

http://www.youtube.com/watch?v=dE-3Z18SJV4&feature=related

 

O Mundo Secreto das Formigas - Parte 1,2,3,4,5,6 e 7

http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA&feature=related

 http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=PW0bdaJe4DM&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=cu3E5yO2Wq0&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=DZqFvx5FZfc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=ivLzpyygTbU&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=Pjy180S4Qiw&feature=related

 

Professor, providencie uma folha de papel branco para os alunos construírem um formigueiro a partir de todos os conhecimentos adquiridos sobre as formigas. Relembre-os que os formigueiros são diferentes entre si, dessa forma existem formigueiros mais complexos (com muitas galerias) e formigueiros simples.

 

Professor, solicite que os alunos registrem a atividade no caderno de Ciências e pergunte se gostaram de realizar esse trabalho e peça para justificarem a resposta.

 

5ª Atividade:

Professor, sugerimos a montagem de um formigueiro. Para tanto, precisamos seguir algumas orientações e instruções para dar tudo certo. Diga à turma que vão trabalhar com texto instrucional para aprenderem a construir o formigueiro.

 

 Veja:  

 

 Precisamos de:  

 

  •         Um vidro;
  •         Um rolo de papel higiênico;
  •         Terra;
  •         Tecido e barbante.

 

Para montar o formigueiro siga essas instruções:  

 

1-     Coloque o tubo de papelão dentro do vidro. A ponta do tubo não pode ficar de fora.

2-     Coloque a terra em volta do tubo, até encher o vidro.

3-     Use um papel ou folha para atrair as formigas. Depois coloque-as dentro do vidro.

4-     Amarre o tecido na boca do vidro com um pedaço de barbante.

5-     Cubra o vidro com um saco por um dia e uma noite.

6-     As formigas deverão construir os primeiros túneis.

7-     Coloque pedacinhos de verduras ou frutas uma vez por semana.

8-     Não se esqueça de colocar umas gotinhas de água.

 

Alunas do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU construindo o formigueiro.

Fonte: Acervo da autora

 

Aluna do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU com o seu formigueiro.

Fonte: Acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

  Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre os insetos. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos entenderam as características das formigas, o ciclo de desenvolvimento, os tipos de formigas e se compreenderam a estrutura do formigueiro.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • micheline, escola municipal herval soledade , Bahia - disse:
    michelineandrajesuscristo@hotmail.com

    10/07/2015

    Cinco estrelas

    muito rica essa aula, aprendi bastante, obrigada


  • Idailde Pascoal da Silva, CMEI"Professora Maria José do Nascimento , Espírito Santo - disse:
    idaildepascoal@hotmail.com

    14/05/2015

    Cinco estrelas

    Ótima sua aula ,vai me ajudar muito no meu projeto: Descobrindo o segredo das formigas.


  • leticia reis, colégio estadual doutor joão nery , Rio de Janeiro - disse:
    leticia.orabolas@gmail.com

    20/05/2011

    Cinco estrelas

    muito boa a aula!! de muito facil entendimento para os alunos


  • Maria lucinalva galvão , Escola Pingos de gente , Bahia - disse:
    lucy.cformoso@yohoo.com

    24/02/2011

    Cinco estrelas

    Mariane, amei seu projeto.A educação do nosso país necessita de mais professores com garra para desenvolver atividades criativas as quais venham desenvolver o senso critico de nossos alunos.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.