Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Notícia

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Carolina da Silva
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os elementos organizacionais e estruturais da notícia.
  • Identificar a finalidade do gênero textual notícia.
  • Ler e interpretar notícias.
  • Produzir notícias.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre produção de cartazes e textos a serem lidos a distância.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Explique para os alunos que o tema da aula será notícia. Peça que eles relatem notícias que ouviram recentemente. Pergunte como eles ficaram sabendo dessa notícia: pelo rádio, pela televisão, pela Internet, por jornais ou revistas?

Após essa atividade inicial de sondagem, forme grupos com os alunos e entregue para eles jornais e revistas diversos. Deixe que os alunos manipulem esses materiais para que possam perceber um dos meios de circulação usual do gênero textual notícia. Peça que cada grupo escolha uma notícia que lhe chamou a atenção. Eles deverão debater no grupo e escolher apenas uma entre as diversas notícias presentes nos jornais ou revistas que receberam. Após a escolha da notícia, peça que cada grupo responda as seguintes questões sobre o textos selecionados:

  • Qual o título?
  • Quem é o autor dessa notícia?
  • Em que veículo ela foi publicada?
  • Qual é o assunto dessa notícia?
  • Em que lugar e data se passa o fato noticiado?
  • A notícia traz alguma opinião sobre o fato?  

Quando os grupos tiverem terminado de responder às questões, peça que eles apresentem para a sala a notícia lida e as respostas dadas. Após a apresentação, oriente-os para que vejam semelhanças entre as respostas construídas pelos grupos, para assim poder compreender algumas das características desse gênero textual. Ajude-os a entender que as notícias têm sempre um título que ajuda a entender o que será narrado naquele texto. Eles também devem perceber que parte significativa das notícias publicadas no jornal não têm autor e que elas trazem dados objetivos sobre o fato, tais como local em que aconteceu, data, hora e pessoas envolvidas. Em geral, são textos nos quais não se expressa uma opinião, já que eles objetivam ser imparciais. Com base nas informações discutidas, construam coletivamente uma definição de notícia, que deverá ser registrada por todos.

ATIVIDADE 2

Leve para a sala de aula a seguinte notícia para que os alunos façam a interpretação.

Homem cede lugar a fura-filas em lotérica e ganha US$ 17 milhões

Depois de deixar uma mulher passar a sua frente, ele comprou o bilhete premiado.

Um ato de educação fez com que um homem nas Filipinas ganhasse US$ 17 milhões sozinho na loteria nacional.

Segundo um oficial da casa lotérica, o homem estava a ponto de comprar um bilhete quando uma mulher o empurrou e passou em sua frente. Ele a deixou passar e comprou o bilhete seguinte que, coincidentemente, seria premiado.

O prêmio é o maior da história das Filipinas, segundo a imprensa local.

A identidade do homem, que tem 60 anos, está sendo mantida em segredo para evitar tentativas de sequestro. Ele mora nos Estados Unidos e visitava o país acompanhado da família.

Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/12/homem-cede-lugar-a-fura-filas-em-loterica-e-ganha-u-17-milhoes.html 

Peça que eles leiam ou leia a notícia para a turma, dependendo do desenvolvimento de leitura. Em seguida, peça que responda as questões:

  • Qual o fato noticiado acima?
  • Em que lugar tal fato aconteceu?
  • O que teria acontecido se o homem não tivesse cedido seu lugar na fila?
  • Por que a identidade do ganhador do prêmio está sendo mantida em segredo?
  • O que o ganhador estava fazendo nas Filipinas?

Sugira também que os alunos observem se a notícia lida tem todas as características que foram colocadas na definição construída pela turma. Se necessário, acrescentem mais alguma informação sobre esse gênero textual na definição.

Oriente os alunos a assistirem a uma notícia no noticiário televisivo ou a ouvirem uma notícia no rádio. Eles deverão prestar bastante atenção na notícia vista, pois ela será importante para a próxima atividade. Sugira que eles registrem no caderno os aspectos mais importantes da notícia para não se esquecerem de nada.

ATIVIDADE 3

Reúna os alunos em grupos para que discutam as notícias pesquisadas. No grupo, eles deverão socializar as notícias. Depois que todos souberem das notícias dos colegas, explique para que será feito um jornal mural em sala de aula. Explique que o jornal mural, diferente do jornal de papel, não é manipulado pelo leitor. Ele é afixado em algum lugar para que as pessoas façam a leitura de pé. Por isso, o texto colocado nele precisa ter determinadas características, como tamanho de letra visível a certa distância e textos não muito longos.

Para o jornal mural da sala serão utilizadas as notícias do dia anterior, vistas pelos alunos na televisão ou ouvidas no rádio. Para isso, cada grupo deverá selecionar uma das notícias discutidas e reescrevê-la para que ela seja divulgada nesse jornal. Oriente os alunos sobre a escrita da notícia. Eles devem criar um título criativo para ela. Os textos devem ser claros e não muito longos. Apesar de não poderem ter um tamanho grande, devem constar no texto as informações mais importantes.

Quando tiverem terminado a escrita, os textos deverão ser revisados pelo grupo. O professor também deve ler o texto para ver se os alunos compreenderam o que é uma notícia e para averiguar possíveis erros.

ATIVIDADE 4

Os textos, depois de prontos, podem ser digitados para que se facilite a leitura. Se possível, leve os alunos para a sala de informática da escola para fazer isso. Caso não seja possível, o professor pode digitar os textos ou eles podem ser escritos à mão, com letra bastante legível.

Chegou a hora de montar o jornal mural. Os alunos devem selecionar em que local o jornal será montado. Pode ser na sala de aula ou em um corredor da escola. Eles devem pensar no layout do jornal. O professor pode exibir uma imagem de jornal mural para auxiliar os alunos a entenderem como deve ser feita a distribuição das informações nele:

Imagem disponível em: http://www.vitoria.es.gov.br/secom.php?pagina=comunicacaointerna

Oriente os alunos a colocarem as notícias de forma atrativa. Eles podem também agrupar notícias semelhantes, criando algumas sessões no jornal. Se o professor desejar, o trabalho com jornal mural poderá continuar, com trocas periódicas de notícias e até mesmo com a criação de outras sessões, como anúncios, informações sobre o que acontece na escola, vida social, comentários sobre a biblioteca etc..

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliar se os alunos compreenderam a proposta, o professor poderá avaliar as notícias produzidas pelos grupos. Ele também deve analisar o envolvimento e a participação dos alunos em todo o processo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.