Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de texto, geometria e Tangram

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •         Conhecer a história do Tangram;
  •         Trabalhar com figuras geométricas;
  •          Realizar produções de texto a partir de Tangram;
  •          Explorar a coordenação motora e a criatividade;
  •         Trabalhar em grupo;
  •          Desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

SENSIBILIZAÇÃO

Professor, organize a turma em roda de conversa e diga aos alunos que irão aprender sobre um jogo inventado em outro país que se chama Tangram. Antes de contar a história sobre a origem do Tangram, questione-os sobre essa temática: se já ouviram falar e o que pensam sobre ela. Sugerimos:

“Quando surgiu, de onde veio, quem inventou, são dúvidas que nunca foram esclarecidas sobre esse jogo. Existem inúmeras lendas sobre a história do Tangram. Dentre elas a mais comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo, assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair, essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo”.

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-construir-tangram.htm 

Providencie uma folha de papel branca para cada aluno e solicite que faça um desenho retratando a história do Tangram. Logo após, socialize os desenhos e afixe-os no mural da sala de aula.

2ª atividade:

Professor, após a história, faça um momento de construção do Tangram. Ele é extremamente eficiente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico, principalmente no que se refere às relações espaciais. Também desenvolve a coordenação motora fina.

Para tanto, providencie o quadrado em forma de EVA ou em um papel mais duro (se preferir providencie um azulejo) para cada aluno. Você deverá fazer os exemplos na lousa e solicitar que os alunos reproduzam etapa por etapa. Observe:

1º passo: Recorte o EVA ou o papel cartaz em forma de um quadrado:

2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice B ao vértice H, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais.

3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.

 Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.

4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ.

Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.

5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI.

6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH.

 

OBSERVAÇÃO: Todas as imagens acima foram retiradas do sítio: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-construir-tangram.htm

Assim, dizemos que um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. Veja as figuras destacadas:

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-construir-tangram.htm 

Professor, se os alunos fizerem em EVA ou em papel peça para recortarem todas essas figuras geométricas que são as sete peças do Tangram. Se desenharem em azulejo, peça para colorirem e depois solicite que façam também no papel para terem suas peças.

3ª atividade:

Professor, organize a turma em grupos de no máximo cinco alunos e proponha um momento de montagem de figuras e reserve um tempo para os alunos manusearem as peças. Você poderá conduzir essa atividade, se preferir. Peça para montarem animais, em seguida plantas, depois algum objeto, dentre outros formatos.

Após esse momento, cada grupo deverá produzir uma história utilizando as peças do Tangram. O texto deverá ter começo, meio e fim, de forma organizada coerente e coesa. Por isso, auxilie e oriente todos os grupos. Explique que no desenrolar da história deverão aparecer as figuras no lugar de algumas palavras. Para  melhor visualização providencie uma cartolina branca para cada grupo.

Veja o exemplo de um pequeno trecho:

Sítios das imagens na ordem em que aparecem no exemplo:

http://ateliedoeducador.blogspot.com/p/chinelos-personalizados.html  

http://www.geometras.com.br/?paged=8 

Em seguida, organize a turma em roda de conversa e prepare um momento de contação das histórias produzidas. Poderá ser feito da seguinte forma: o grupo começa a ler a história e na hora que chegar na figura do Tangram toda turma fala o nome da figura completando a história. Em seguida, o próximo grupo apresenta da mesma forma.

4ª atividade:

 

Professor, reserve um horário no Laboratório de Informática e leve os alunos para realizarem alguns jogos sobre o Tangram.

No sítio http://nautilus.fis.uc.pt/cec/trigno/software_educativo/ que fica no Portal do Professor na área de recursos educacionais, você encontrará um jogo no qual os alunos poderão deduzir fórmulas de áreas por decomposição e composição do Tangram, ou seja,  a partir de várias imagens eles tentarão descobrir quais peças irão utilizar. 

http://nautilus.fis.uc.pt/cec/trigno/software_educativo/

 Nos sítios abaixo, você também encontrará jogos desafiantes para a turma:

 http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/ 

http://brincando.no.sapo.pt/jogos/tangram/tangram.swf

Logo após, converse com a turma sobre o que acharam dos jogos e desafios e peça para justificarem a resposta. 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação à origem e composição do Tangram, bem como sobre a produção de texto realizada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • KATIELE, Escola Municipal João Fernandes dos Santos , Minas Gerais - disse:
    katielemuniz@hotmail.com

    01/06/2011

    Cinco estrelas

    É uma aula divertida e interessante para os alunos e também para nós professores, através de uma aula como esta não há como perder a atenção do aluno e consequentemente seu aprendizado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.