Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contação de história e origami: uma mistura perfeita

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar contação de histórias;
  • Produzir dobraduras;
  • Relacionar dobraduras para produzir uma história;
  •  Trabalhar a coordenação motora;
  • Conhecer a história do origami.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, a literatura, especificamente a literatura infantil apresenta conteúdos significativos e que vão ao encontro de seu leitor, principalmente quando o hábito de leitura literária é estabelecido desde a mais tenra idade. Percebe-se que a literatura infantil é importante para o desenvolvimento linguístico e do imaginário do aluno, na medida em que pode estabelecer nexo entre a realidade e suas interpretações e fantasias.

Nesse sentido, você poderá escolher qualquer história infantil para trabalhar com esta aula (fábulas, contos de fadas,...). Para exemplificar utilizaremos a fábula “O leão e o Rato”.

  Providencie a história e prepare um momento de contação para a turma.

Fábula O Leão e o Rato

Um Leão foi acordado por um Rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele o capturou e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:

 - Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza que poderia um dia retribuir sua bondade.

O Leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou.

Aconteceu que pouco depois disso o Leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão.

O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:

- O senhor achou ridículo a idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; Mas agora sabe que é possível mesmo a um Rato conceber um favor a um poderoso Leão.

Autor: Esopo

Moral da História: Os pequenos amigos podem se revelar grandes aliados.

http://www.paratexto.com.br/document.php?id=972 

Professor, logo após a história, converse com a turma sobre o entendimento da mesma. É importante questionar os alunos sobre suas opiniões e principalmente quando se refere às fábulas, devido a moral da história. Indague-os:

  • Vocês concordam com a moral da história? Por quê?
  • Se não, qual opinião dariam?

Providencie uma folha de papel branca para cada aluno e peça para fazerem, individualmente, um desenho sobre o cenário da história, pois os personagens serão confeccionados na atividade 2.

Fonte: Acervo da autora

2ª atividade:

Professor, a partir da história contada disponibilize um momento para os alunos conhecerem sobre a arte de dobrar papéis. Pergunte se já fizeram alguma dobradura e se conhecem ou já ouviram falar sobre origami, dentre outros questionamentos.

Explique que:

Origami significa: Ori (dobrar) Kami (papel).

Origami é a arte japonesa de dobrar o papel.

De uma forma simples, origami é a arte de dobrar o papel, pois "ori" vem do verbo "oru" que significa dobrar e "gami" vem da palavra "kami" que significa papel e quando ditas juntas a letra "k" é substituída pelo "g".

 Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante.

Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-o com o entusiasmo e transformou numa arte.

No Japão, nos dias de hoje, o Origami é bastante divulgado entre crianças, jovens e idosos, seguindo as tradições de séculos passados. Mas, esta muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois atualmente há adeptos em quase todo o mundo, e há inclusive origami tradicionais do ocidente.

 No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origami fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.

 O origami desenvolve um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual.

E além disso é muito divertido ver um simples papel quadrado se transformando em um objeto, ave ou flor com algumas simples dobras no papel.

http://www.iej.uem.br/oq_origami.htm 

Professor, nesse sentido, confeccione com a turma as dobraduras do rato e da cabeça do leão. As dicas e orientações você encontra disponíveis nos sítios abaixo:

http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-rato/ 

LEÃO

http://mestresdoorigami.blogspot.com/2009/06/origami-cabeca-de-leao.html 

Logo após, oriente os alunos para colarem os personagens no cenário. Socialize os mesmos com a turma e afixe-os no mural da sala de aula.

3ª atividade:

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Professor, nesse momento, leve os alunos ao Laboratório de Informática e acesse o sítio http://www.comofazerorigami.com.br/ 

Esse sitio propõe um rol de sugestões de dobraduras, assim solicite que cada aluno escolha uma  e seguindo as orientações do sítio monte a figura desejada. Fique atento e auxilie os alunos sempre que precisar.

Quando todas as dobraduras estiverem prontas, proponha um texto coletivo com a utilização de todas.

Escreva na lousa e peça para os alunos registrarem no caderno de Língua Portuguesa. Cada um irá colar sua dobradura no lugar da palavra que a representa, as outras dobraduras serão representadas por desenho, ou seja, quando estiver escrevendo no quadro e chegar a hora da dobradura, você deverá fazer o desenho na lousa. O aluno que está com essa dobradura irá colar no seu próprio caderno, as outras irão fazer um desenho representando a dobradura do colega.

Exemplo:

Sítios das imagens na ordem em que aparecem no exemplo:

http://www.flickr.com/photos/pcpriscila/2298894160/

http://www.sinco.net/equipamentos/origami.asp 

4ª atividade:

Professor, no início da alfabetização o aluno aprende o seu próprio nome, além da identificação das letras do alfabeto na formação das palavras.

Uma sugestão seria fazer o “alfabeto de figuras” por meio de dobraduras. Para cada letra do alfabeto uma dobradura correspondente é colada.

Por exemplo, para a vogal “a” você poderá contar uma história ou cantar uma música, de uma abelha, e logo em seguida fazer uma dobradura de uma abelha, para a consoante “b” a figura de um bolo, e assim por diante.

Providencie uma pasta para cada aluno anexar as folhas, pois no final da atividade ele estará com o alfabeto completo. Lembre-se, essa proposta é para ser realizada em longo prazo, você poderá realizá-la, semanalmente.

Sugerimos também a apreciação dos trabalhos por toda comunidade escolar, pois trará segurança para os alunos quanto ao alfabeto, já que a produção do mesmo depende da autonomia de cada um. Ao olhar seu trabalho exposto na escola, o aluno se sentirá detentor do seu próprio saber e estará mais seguro quanto a essa etapa de aprendizagem, e ainda se sentirá valorizado pelos professores, colegas e visitantes que irão admirar. Para você professor, é uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos quanto à aprendizagem do alfabeto.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a origem do origami, a coordenação motora, o entendimento das histórias contadas, bem como a produção de texto realizada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.