17/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
O aluno deverá ter conhecimento das características do triângulo retângulo e também das equações que permitem calcular o seno e o cosseno de um ângulo agudo no triângulo retângulo.
Nota:
1) As atividades serão desenvolvidas por meio de estudo dirigido; a turma poderá ser organizada em grupos com no máximo 3 alunos.
2) A metodologia utilizada será a de Resolução de Problemas.
ATIVIDADE 1
Ideia de tangente
PROBLEMA DISPARADOR
Um engenheiro precisa elaborar um projeto em que seja necessário a construção de rampas para possibilitar o acesso a deficientes físicos. Como a construção é bem acima do nível do solo, ele deve verificar a necessidade de se construir uma ou mais rampas. Para isso, precisa observar índices que possibilitem medir o grau de acesso a essas estruturas (se a subida é muito íngreme ou leve). Como fazer isso? Veremos a seguir.
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Idéia de tangente
Em qualquer subida, pode ter sua trajetória representada por um triângulo retângulo de inclinação, suponha que uma das rampas do problema seja a representada a seguir.
B) Utilizando o valor dado na malha quadriculada, meça a altura, o deslocamento horizontal e o percurso total da rampa. P = __________________
h = _________________
d = _________________
C) Calcule a razão entre a altura e o deslocamento horizontal do triângulo. Qual o valor obtido? Indique esse valor por K.
Logo K = ______________________
D) Mantendo a trajetória, repita a operação com um percurso menor (P’).
Qual o valor de K encontrado? ________________________, daí podemos concluir que
E) Mudando a trajetória, alterando o valor do ângulo de inclinação para (beta/ beta < alfa) - ver desenho abaixo - e mantendo a medida do percurso inicial (_______ cm). A altura da rampa _____________________ e o deslocamento ________________.
F) O que aconteceu com o valor de K? A subida ficou mais leve ou mais íngreme?
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
G) Então, o valor de K depende de qual medida?
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
Esse K que determina se o sujeito vai ou não fazer muito esforço ao percorrer uma trajetória inclinada recebe o nome de TANGENTE e indicamos por tg. Essa medida depende do valor da __________________________, indicada pela medida do ângulo. Além disso, ela é indicada pela razão entre ______________________ e o _______________________. Isto é,
H) Pelos cálculos realizados, vemos que quanto maior for o valor da tangente ____________íngreme será a rampa.
ATIVIDADE 2
Instrumentos métricos
NOTA
Essa atividade trata-se de pesquisa e deve ter seu resultado apresentado ao término do conteúdo.
O professor deverá disponibilizar e espaço e tempo no turno de trabalho e extra turno para orientar seus alunos durante essa atividade.
1) Propor uma atividade de pesquisa sobre quais instrumentos especialistas, tais como os engenheiros utilizam para medir os ângulos em construções, terrenos, etc. A pesquisa deve ser feita por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista com profissionais ligados à área de planejamento urbano e construção (engenheiros, arquitetos, etc.)
2) Propor que o grupo construa um desses instrumentos, como por exemplo, o teodolito.
3) Sair com os alunos pela escola (ou outro espaço público) e verificar qual o valor da tangente nas rampas que existem no local. Caso não exista, verificar os locais que deveriam ter rampas para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais.
4) Durante a aula, propor que os grupos discutam sobre qual seria o valor da tangente ideal na construção de rampas e se as que existem na escola são compatíveis com os valores discutidos. Caso não sejam, o que deveria ter sido feito?
5) Propor que os alunos esquematizem suas idéias por meio de desenhos ou maquetes.
6) Os grupos deverão apresentar os desenhos e /ou maquetes, socializando suas idéias e discussões.
Nota: Observar o local, e para o caso de haver somente uma rampa, fazer a mudança do local.
ATIVIDADE 3
Tangente em um triângulo retângulo qualquer
Nota:
Essa atividade deve ser desenvolvida em grupos de 2 alunos.
Em relação ao ângulo Beta:
(a) a altura corresponde ao cateto .......................................... do triângulo retângulo.
(b) o deslocamento horzontal corresponde ao cateto.............................................. do triângulo retângulo.
Assim,
Em relação ao ângulo alfa
(a) a altura corresponde ..........................................do triângulo.
(b) o percurso corresponde .................................................... do triângulo.
Assim,
ATIVIDADE 4:
Relação entre a tangente com o seno e o cosseno
NOTA
Esse estudo deve ser feito individualmente ou com no máximo 2 alunos.
1) Complete o quadro a seguir
2) Calculando a razão entre ( I ) e ( II ), temos
3) Simplificando as hipotenusas obtemos
Portanto:
O professor pode utilizar os recursos a seguir para consulta ou curiosidades:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/trigonom/trigon1/mod114.htm#trig04 Acessado em 13/12/2010
http://www.somatematica.com.br/fundam/raztrig/razoes.php Acessado em 13/12/2010
Animação utilizando medidas e experimentação, disponível em:
http://www.zumodrive.com/share/905XYmU2ZT Acessado em 13/12/1010
O professor poderá avaliar essa atividade por meio da observação da participação dos alunos e do preenchimento do estudo dirigido. Se quiser, também poderá fazer uso da escrita, pedindo aos alunos que relatem o que aprendeu e/ou dúvidas em um relatório.
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