Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica Rítmica: suas especificidades

 

17/02/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Apreciar um espetáculo de Ginástica Rítmica;

- Apreciar fotos e vídeos de Ginástica Rítmica;

- Identificar especificidades da Ginástica Rítmica;

- Experimentar vivências de Ginástica Rítmica.

Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para melhor compreensão da aula, as crianças deverão conhecer a ginástica rítmica como uma das modalidades de ginástica.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: A aula deverá ser iniciada com a exibição de um vídeo sobre a Ginástica Rítmica. Em seguida, em roda, o(a) professor(a) deverá desencadear uma apreciação do vídeo. Na roda de conversas, é fundamental o(a) professor(a) chamar atenção para presença ou não de novos aparelhos: bolas, fitas, cordas, arcos; tipo de roupa e de calçados usado pelos(as) ginastas; presença ou não de música para os movimentos realizados pelo corpo.

Sugestões de vídeos:

http://videos.sapo.pt/sfdA8IfLwnhfv2U8H5ot

2° Momento :  Depois, a turma poderá assistir a um espetáculo de Ginástica Rítmica. De volta à sala, o(a) professor(a) deverá iniciar um momento de apreciação do espetáculo, retomando através de discussão/reflexão coletiva, na roda, o que foi observado quanto aos movimentos realizados e ao material utilizado pelos(as) participantes. Nesse momento, as crianças deverão fazer a articulação das observações com os saberes construídos anteriormente. O (A)professor(a) deverá propor que as crianças representem cenas do espetáculo através de desenho e/ou pintura e depois montar um painel coletivo na sala com as produções infantis.

3° Momento: Em seguida, caberá ao grupo, sob à coordenação do(a) professor(a), planejar coletivamente uma situação em que as crianças possam experimentar vivências dessa modalidade de ginástica. Poderá ser feito um cronograma com as atividades pertinentes: confecção de um convite para uma professora de ginástica rítmica para ajudar na ampliação do repertório motor, vivência com fitas, vivência com bolas e vivência com arcos etc.

:

Fotos das crianças observando uma apresentação de ginástica e vivenciando na sala movimentos dessa ginástica. Fonte: arquivo das professoras.

4° Momento: Por fim, em roda, poderá ser encaminhada uma reflexão sobre o que foi vivenciado de modo a possibilitar às crianças a seleção, articulação e elaboração das experiências e das imagens delas resultantes. A turma responderá às perguntas e fará comentários. Em seguida, o grupo poderá convidar uma outra turma da escola para ensinar/ vivenciar uma experiência de ginástica rítmica com a turma convidada. Neste momento o grupo estará aplicando os conhecimentos construídos em relação a essa modalidade de esporte.

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças:

- Participaram dos momentos de apreciação de um espetáculo, fotos e vídeos de Ginástica Rítmica;

- conseguiram identificar especificidades da Ginástica Rítmica;

- participaram e representaram as vivências de Ginástica Rítmica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.