Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hidroginástica

 

08/02/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer um espaço onde se pratica Hidroginástica

- Assistir a uma demonstração de hidroginástica

- Brincar de fazer hidroginástica

- Representar a brincadeira através de uma linguagem artística.

Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem perceber que a  hidroginástica é uma das modalidades de ginástica.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Com as crianças organizadas na roda, o(a) professor(a) deverá iniciar uma conversa sobre uma modalidade de ginástica, a hidroginástica. A turma deverá refletir sobre a hidroginástica, a partir de questões, tais como: alguém já viu uma aula de hidroginástica? Onde ela é praticada? Como é uma aula de hidroginástica? Usam-se equipamentos? Quais? Qual a roupa usada para a prática de tal modalidade? A partir dos questionamentos feitos, será possível observar o que as crianças já sabem e o que elas podem aprender. Depois dessa conversa, o(a) professor(a) deverá sugerir que as crianças representem com desenho e escrita o que já sabem sobre a hidroginástica e, juntos, montar um painel na sala com essas produções.

2° Momento: Em seguida, o(a) professor(a) deverá organizar uma aula-passeio a um espaço onde se pratica Hidroginástica. Lá, no espaço escolhido para a aula, as crianças terão a oportunidade de assistir a uma demonstração de hidroginástica e, em seguida, poderão brincar de fazer hidroginástica, usando a piscina e as orientações do professor de hidroginástica.

3° Momento: As crianças, de forma lúdica, poderão usar materiais como: bolas, macarrão e arcos em diversas situações. Inicialmente, com as crianças na água, o(a) professor(a) poderá

  • colocar bolas de diferentes tamanhos e cores;
  • dividir a turma em dois grupos;
  • organizá-los em dois lados da piscina.

Ao sinal combinado, um dos grupos deverá se dirigir até as bolas e colocá-las na água. O outro grupo deverá, então, pegar as bolas na água e levá-las até a borda. Esse deslocamento poderá ser feito através de diversas possibilidades de movimento: andando, correndo, pulando..., e variando as direções.

Outra atividade poderá ser feita com macarrão. As crianças com auxílio do macarrão deverão brincar de cavalinhos e/ou de bicicletas e cavalgarem e/ou pedalarem, movimentando-se de acordo com as regras da brincadeira.

As crianças poderão  brincar de circo e passar pelo arco, usando também diferentes formas de se movimentar.

Ver imagem em tamanho grande

 

 

 

 

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://download.ultradownloads.uol.com.br/wallpaper/115985_Papel-de-Parede-Criancas-na-piscina_1280x800.jpg&imgrefurl=http://ultradownloads.uol.com.br/papel-de-parede/Criancas-na-piscina/&usg=__-FjEsF8dOsApYxL2MdmL4ssm-v0=&h=800&w=1280&sz=136&hl=pt-br&start=5&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=uc9F1q0t9VClZM:&tbnh=94&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3Dcrian%25C3%25A7as%2Bna%2Bpiscina%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1&ei=ejQwTfX9JcKBlAft-emZCg

4° Momento: De volta à escola, professores e crianças na roda de conversa, deverão conversar sobre as vivências – visita ao local da hidroginástica, demonstração da aula e vivência de hidroginástica. As interlocuções contribuirão às novas elaborações, seja confirmando ou rejeitando as idéias iniciais. Ao final da aula, as crianças poderão representar a brincadeira, através de uma linguagem artística – desenho, pintura e/ou recorte e colagem. O material produzido deverá ser colocado ao lado das representações iniciais das crianças, para que possam comparar o que sabiam antes sobre a hidroginástica e os novos conhecimentos construídos.

Recursos Complementares

Site sobre hidroginástica. Disponível em:

http://www.corpoperfeito.com.br/ce/hidroginastica

Avaliação

O(a)professor deverá avaliar se as crianças

-  Demonstraram interesse em participar da aula-passeio a um espaço onde se pratica a Hidroginástica;

-  observaram a  demonstração de hidroginástica;

-  brincaram de fazer hidroginástica;

-  expressaram graficamente os saberes reconstruídos em relação à hidroginástica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.