08/02/2011
Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- Conhecer um espaço onde se pratica Hidroginástica
- Assistir a uma demonstração de hidroginástica
- Brincar de fazer hidroginástica
- Representar a brincadeira através de uma linguagem artística.
As crianças devem perceber que a hidroginástica é uma das modalidades de ginástica.
1° Momento: Com as crianças organizadas na roda, o(a) professor(a) deverá iniciar uma conversa sobre uma modalidade de ginástica, a hidroginástica. A turma deverá refletir sobre a hidroginástica, a partir de questões, tais como: alguém já viu uma aula de hidroginástica? Onde ela é praticada? Como é uma aula de hidroginástica? Usam-se equipamentos? Quais? Qual a roupa usada para a prática de tal modalidade? A partir dos questionamentos feitos, será possível observar o que as crianças já sabem e o que elas podem aprender. Depois dessa conversa, o(a) professor(a) deverá sugerir que as crianças representem com desenho e escrita o que já sabem sobre a hidroginástica e, juntos, montar um painel na sala com essas produções.
2° Momento: Em seguida, o(a) professor(a) deverá organizar uma aula-passeio a um espaço onde se pratica Hidroginástica. Lá, no espaço escolhido para a aula, as crianças terão a oportunidade de assistir a uma demonstração de hidroginástica e, em seguida, poderão brincar de fazer hidroginástica, usando a piscina e as orientações do professor de hidroginástica.
3° Momento: As crianças, de forma lúdica, poderão usar materiais como: bolas, macarrão e arcos em diversas situações. Inicialmente, com as crianças na água, o(a) professor(a) poderá
Ao sinal combinado, um dos grupos deverá se dirigir até as bolas e colocá-las na água. O outro grupo deverá, então, pegar as bolas na água e levá-las até a borda. Esse deslocamento poderá ser feito através de diversas possibilidades de movimento: andando, correndo, pulando..., e variando as direções.
Outra atividade poderá ser feita com macarrão. As crianças com auxílio do macarrão deverão brincar de cavalinhos e/ou de bicicletas e cavalgarem e/ou pedalarem, movimentando-se de acordo com as regras da brincadeira.
As crianças poderão brincar de circo e passar pelo arco, usando também diferentes formas de se movimentar.
Fonte:
4° Momento: De volta à escola, professores e crianças na roda de conversa, deverão conversar sobre as vivências – visita ao local da hidroginástica, demonstração da aula e vivência de hidroginástica. As interlocuções contribuirão às novas elaborações, seja confirmando ou rejeitando as idéias iniciais. Ao final da aula, as crianças poderão representar a brincadeira, através de uma linguagem artística – desenho, pintura e/ou recorte e colagem. O material produzido deverá ser colocado ao lado das representações iniciais das crianças, para que possam comparar o que sabiam antes sobre a hidroginástica e os novos conhecimentos construídos.
Site sobre hidroginástica. Disponível em:
O(a)professor deverá avaliar se as crianças
- Demonstraram interesse em participar da aula-passeio a um espaço onde se pratica a Hidroginástica;
- observaram a demonstração de hidroginástica;
- brincaram de fazer hidroginástica;
- expressaram graficamente os saberes reconstruídos em relação à hidroginástica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!